Destaques Linha 17 Metrô de São Paulo

Metrô lança passarela de quase 60 metros na estação Chucri Zaidan

Com peso de 270 toneladas, estrutura metálica foi instalada na Linha 17-Ouro durante o último fim de semana
A nova passarela da Linha 17: 57 metros de comprimento e 270 toneladas de peso

Em meio ao seu lento ritmo de construção, a Linha 17-Ouro atingiu um marco significativo neste final de semana com o lançamento da maior passarela prevista no projeto. A estrutura, com 57 metros de comprimento e 270 toneladas exigiu uma megaoperação que mobilizou guindastes, desvios no tráfego e quatro madrugadas para ser concluída.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, publicou nas redes sociais um vídeo do lançamento, o sexto de 10 passarelas previstas pelo Metrô. A estação que recebeu a estrutura foi Chucri Zaidan, que fica na esquina da avenida do mesmo nome com a avenida Roberto Marinho. A parada é a mais próxima da região da avenida Berrini, onde há grande concentração de empregos.

Ao contrário de outras estações, Chucri Zaidan está localizada na lateral da avenida e por isso possui dois acessos diferentes. Enquanto um deles fica ao lado do corpo da estação, o outro está localizado ao lado da Escola Técnica do estado. É por essa razão que a passarela é tão longa. Além de conectar o outro lado da avenida Chucri Zaidan, ela percorre a parte de trás da estação, ao lado de uma concessionária de automóveis.

As obras da estação Chucri Zaidan estão sendo realizadas pelo consórcio TIDP, que reúne as empresas TIISA e a DP Barros. Ele assumiu três das quatro estações de outro consórcio, o Monotrilho Estações, formado pela Andrade Gutierrez e CR Almeida e que havia abandonado as obras.

Apesar de ter mantido os trabalhos nesse período, a falta de uma previsão de conclusão de outras etapas acabou tornando o ritmo lento. O espaço para receber a passarela, por exemplo, está pronto há anos.

Agora, o Metrô está prestes a licitar em agosto um novo consórcio que concluirá vários aspectos do projeto como lançamento de vigas-trilho e também a finalização das estações.

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway