Tatuzão “Cora Coralina”, da Linha 2-Verde, desembarcou de navio em Santos

Parte dianteira do tatuzão da Linha 2-Verde (SA)

A tuneladora “Cora Coralina”, que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde, foi descarregada do navio Leopold Staff, que chegou a Santos na madrugada desta segunda-feira, 8 de maio, como mostram imagens divulgadas pelo Metrô.

O tatuzão, fabricado pela chinesa CREG, embarcou para o Brasil há 56 dias, a partir do porto de Taicang. Agora, o Consórcio CML2, responsável por ele, fará o desembaraço aduaneiro e então embarcar as 2.740 toneladas de peças em caminhões que seguirão até o Complexo Rapadura, na Zona Leste de São Paulo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com 11,66 m de diâmetro, ele é o maior TBM já usado no país, superando uma máquina semelhante que escavou os túneis da Linha 4 do Rio de Janeiro.

Um dos componentes é içado do navio (CMSP)

O percurso do tatuzão será de 7,5 km em duas fases: a primeira entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini, e a segunda, entre a Vala Penha e o Complexo Rapadura, passando pelas oito novas estações da extensão. No caminho, a máquina chegará a uma profundidade máxima de 41 metros, segundo a companhia.

O início das escavações era previsto para agosto, mas o cronograma pode ter mudado. Os trabalhos na vale na Praça Mauro Broco prosseguem, porém, o fundo do poço ainda não está pronto.

A extensão da Linha 2-Verde deve ficar pronta em 2026.

Ao todo, o tatuzão pesa 2.740 toneladas (CMSP)
Previous Post

Levantamento de áreas a serem desapropriadas para a Linha 20-Rosa tem vencedor em licitação

Next Post
Trilhos foram trocados na região de Itapevi (Jean Carlos)

Após troca de trilhos, trecho entre Itapevi e Engenheiro Cardoso volta a operar com maior velocidade

Related Posts