Tatuzão “Cora Coralina”, da Linha 2-Verde, desembarcou de navio em Santos

Tuneladora fabricada na China pela CREG foi descarregada no dia 8 após viagem de 56 dias. Máquina escavará 7,5 km de túneis da extensão até Penha
Parte dianteira do tatuzão da Linha 2-Verde (SA)

A tuneladora “Cora Coralina”, que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde, foi descarregada do navio Leopold Staff, que chegou a Santos na madrugada desta segunda-feira, 8 de maio, como mostram imagens divulgadas pelo Metrô.

O tatuzão, fabricado pela chinesa CREG, embarcou para o Brasil há 56 dias, a partir do porto de Taicang. Agora, o Consórcio CML2, responsável por ele, fará o desembaraço aduaneiro e então embarcar as 2.740 toneladas de peças em caminhões que seguirão até o Complexo Rapadura, na Zona Leste de São Paulo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com 11,66 m de diâmetro, ele é o maior TBM já usado no país, superando uma máquina semelhante que escavou os túneis da Linha 4 do Rio de Janeiro.

Um dos componentes é içado do navio (CMSP)

O percurso do tatuzão será de 7,5 km em duas fases: a primeira entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini, e a segunda, entre a Vala Penha e o Complexo Rapadura, passando pelas oito novas estações da extensão. No caminho, a máquina chegará a uma profundidade máxima de 41 metros, segundo a companhia.

O início das escavações era previsto para agosto, mas o cronograma pode ter mudado. Os trabalhos na vale na Praça Mauro Broco prosseguem, porém, o fundo do poço ainda não está pronto.

A extensão da Linha 2-Verde deve ficar pronta em 2026.

Ao todo, o tatuzão pesa 2.740 toneladas (CMSP)

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Excelente notícia. Mas não vejo o atual governo empenhado nessa obra qto o anterior. Isso repercute diretamentena velocidade das obras. 5 meses e o presidentedometrô, governador, Secretários, não fizeram visita no complexo Rapadura. Com a chegada do tatuzão, será uma excelente oportunidade de demonstrar interesse na principal obra, hj tocadapelo metrô.

  2. Será que ele(governador) sabe que obra “enterrada” não dá votos ? Mas em se tratando de obras de metrô e trem, aí sim dá e dá muitos votos !! Ele e a turma dele atual, devem saber o que deverá ser feito a partir de então !!

  3. Ricardo,
    Cuidado com matérias de divulgação das empresas, que visam só fazer propaganda positiva , sem relevância para a população, como esta.

    1. Não entendi. É uma ameaça? Por que não é relevante? Sem o tatuzão não tem extensão da Linha 2-Verde, fundamental para melhorar a vida da população.

  4. As obras estão em andamento normalmente como no passado recente, não é a presença do governador nos canteiros que vai acelerar mais as obras, está tudo dentro do cronograma por enquanto e eventuais atrasos por questões técnicas e financeiras acontecem e podem crer que quando a tuneladora estiver pronta pra funcionar ele estará lá pra acompanhar! Eu só queria entender tecnicamente o porquê o túnel duplo escavado em shield da Linha 02 do Metrô SP tem um diâmetro ligeiramente maior do que o túnel duplo escavado em shield da Linha 04 do Metrô Rio, sendo que os trens de ambos os sistemas têm gabaritos semelhantes?
    Talvez alguém mais entendido no assunto possa explicar, sei lá…

Comments are closed.

Previous Post

Levantamento de áreas a serem desapropriadas para a Linha 20-Rosa tem vencedor em licitação

Next Post
Trilhos foram trocados na região de Itapevi (Jean Carlos)

Após troca de trilhos, trecho entre Itapevi e Engenheiro Cardoso volta a operar com maior velocidade

Related Posts