Tatuzão da Linha 2-Verde ainda não havia partido quase uma semana após cerimônia com governador

Tuneladora foi arrastada para o emboque na vala do Complexo Rapadura durante o fim de semana, mas não havia sinais de terra sendo retirada do futuro túnel
A tuneladora Cora Coralina na semana passada e do lado esquerdo o poço onde haverá o despejo do material escavado (iTechdrones)

A despeito da realização de uma cerimônia na terça-feira, 21 de novembro, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e várias autoridades no Complexo Rapadura, a tuneladora “Cora Coralina” ainda não havia iniciado as escavações até este final de semana.

O tatuzão fabricado na China será responsável por abrir os túneis da expansão da Linha 2-Verde até Penha, com oito estações. Durante o evento há quase uma semana, Tarcísio afirmou que o equipamento começaria a escavar na quarta ou quinta-feira.

Entretanto, imagens que circulam em redes sociais mostram que a tuneladora de 500 toneladas mal saiu do lugar desde então. Apenas no final de semana foi possível constatar que a roda de corte está posicionada no emboque da vala, de onde iniciará a escavação.

O Consórcio CML2, responsável pela obra, abriu também uma pequena vala na lateral do poço para descarregar o material escavado e onde ele será colocado em caminhões. O local, no entanto, estava completamente vazio no domingo 26.

A acabeça de corte já estaria “encostada” na parede do poço (iTechdrones)

O início de escavações com máquinas TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina de escavar túneis) é normalmente uma operação demorada e que envolve uma lista enorme de procedimentos de segurança.

Tuneladora da Linha 5-Lilás também atrasou

Pode-se dizer que o consórcio foi bastante célere em preparar o tatuzão para o início do trabalho em cerca de seis meses desde sua chegada ao Brasil. No entanto, a escolha da data para “oficializar” o começo da escavação tem mais verniz político do que técnico.

Muitas vezes é preciso obedecer à agenda do governo e com isso o que se vê não é exatamente a realidade. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, ao SE Aquinos, primeira parada da máquina.

Tatuzão Sul da Linha 6 após acidente que inundou túneis escavados em 2022 (Reprodução/Redes sociais)

A tuneladora romperia a parede do poço próximo à Marginal Tietê no dia 2 de fevereiro de 2022, quando o então governador João Doria (à epoca no PSDB) estaria presente. No entanto, a máquina havia concluído a escavação um dia antes.

Sabe-se disso porque foi na fatídica data que houve o rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp, que inundou os túneis e os tatuzões e atrasou o trabalho em seis meses.

Tatuzão da Linha 5-Lilás ficou um bom tempo parado após “partida oficial” em 2013 (CMSP)

Um caso notório ocorreu em setembro de 2013, quando o atual vice-presidente Geraldo Alckmin participou de um evento semelhante, de partida tatuzão da Linha 5-Lilás do poço VSE Bandeirantes.

A máquina era a mesma usada pela Odebrecht na Linha 4-Amarela e e foi adaptada para escavar o trecho entre a Avenida Bandeirantes e as imediações da estação Chácara Klabin.

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A cerimônia de partida da tuneladora ocorreu em 11 de setembro daquele ano, mas ela só chegou à estação Eucaliptos quase cinco meses depois. Detalhe: o caminho era de menos de 500 metros.

Na prática, o “shield” ficou vários dias parado antes de começar de fato a escavar. Acredita-se que no caso da Linha 2-Verde essa espera possa acabar já nesta semana.

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13 comments
  1. Parabéns ao governador que esta trabalhando e fazendo alguma coisa diferentemente do governo federal! A mídia se aproveita de dois dias de atraso em uma obra gigantesca para tentar denegrir a imagem do governo do estado que vem atuando arduamente desde 1 de janeiro!
    Lamentável ler esse tipo de matéria, enquanto o governo federal aumenta impostos em cima do povo para recolher mais dinheiro para tentar diminuir o rombo dos crofes públicos que já somam um déficit de mais de 180 bilhões de reais!
    Parabéns a mídia brasileira que quer ver o sofrimento do povo para ter benefícios próprios!

  2. Aqui vc só pode falar mal do governo do estado pq dizer a verdade sobre o governo federal o site não aceita o envio do texto.

    1. Caro Alexsandro, recomendo a você tomar Maracujina para acalmar os ânimos. Não adianta postar diversas vezes o mesmo comentário que isso não vai torná-lo público. Os comentários passam por moderação e, se não tiverem ofensas, provocações e assuntos que não têm relação com o post, são publicados. Seja de fãs do Tarcísio, do Lula ou qualquer outro político. E vai outro conselho: pare de ver “fantasmas”…nem tudo é conspiração ou ideologia. Aqui cobramos qualquer governo, não importa de qual “time” seja. Falou que iria começar a escavar há uma semana e não cumpriu. Basta falar a verdade e ponto.

  3. Ótima colocação Ricardo Meier. Mesmo porque, essa obra teve início de fato com o governo João Dória. Empréstimo junto ao BID atrasou graças a Paulo Guedes e Bolsonaro. O Tatuzão saiu da China, em Janeiro deste ano. Resumindo, até o presente momento, o governador Tarcisio não é responsável por nada nessa obra. Aproveitando este momento, o governador Tarcisio já está atrasado em lançar o edital da compra de novos trens para essa linha. E o governo Federal do presidente Lula já deu aval de empréstimo para a compra. Pessoas toscas não acompanham as informações e saem despejando conteúdos que não são benéficos nem para quem eles pretendem elogiar.

  4. .infelizmente geraldo,doria este governador
    atual nao faz nada muida conversa pouca
    acao querem uma amostra em fevereiro anunciou obras do trecho norte rodoanel
    nao tem ibra nenhuma tudo parado de palavras o metro paulista ja tinha chegado
    na bahia aquele metro oelos lado de con
    gonhas tudo parado esta é a verdade infe
    lizmente

  5. Olá Sr.Ricardo e companheiros de sala, saindo um pouco do escopo deste simpósio eu que sempre critiquei os atrasos do relatórios oficiais, hoje novamente dei uma olha olhada no site ” https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/relatório-de-expansão-obras-e-modernização“, para ver se tinha mesmo acabado,e ele continua ativo, mesmo ainda estando com uns bugs na pagina e disponibilizaram todos os relatório deste ano até outubro/23. Para que gosta de ver uma obra em andamento e entender um pouco da complexidade da execução, vale a pena dar uma espiada.
    Abraços á todos e cuide-se

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