Tatuzão da Linha 2-Verde chega à estação Santa Clara

Tuneladora Cora Coralina passou 117 dias escavando desde a estação Anália Franco. Após um ano de trabalho, faltam apenas a estação Orfanato e o poço Falchi Gianini para encerrar primeira etapa
Tuneladora Cora Coralina chega à estação Santa Clara
Tuneladora Cora Coralina chega à estação Santa Clara

A tuneladora Cora Coralina, a maior já usada na América Latina, chegou à estação Santa Clara, da Linha 2-Verde nesta quinta-feira, 5.

A informação consta da agenda do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participará de uma cerimônia simbólica de chegada do tatuzão nesta manhã.

O marco ocorre pouco mais de um ano após a tuneladora partir do Complexo Rapadura, no final de novembro de 2023.

Faltam agora o trecho até a estação Orfanato e depois um curto trajeto até o VSE Falchi Gianini, onde a máquina será desmontada e então levada para a estação Penha, para dar início à segunda etapa.

Parede da estação Santa Clara onde o tatuzão chegará nesta quinta-feira
Parede da estação Santa Clara onde o tatuzão chegará nesta quinta-feira

Pausa e então reta final de escavações da primeira etapa

Como é praxe, o tatuzão fará uma parada técnica para manutenção e deve retomar as escavações no 1º trimestre de 2025. A expectativa é que a primeira etapa seja concluída até junho.

Cora Coralina havia partido da estação Anália Franco em 10 de agosto, portanto, foram 117 dias de trabalho, com breves pausas nos poços Capitão e Cestari.

Segundo o governo, o deslocamento entre as estações foi de 1.051 metros, o que daria uma média de avanço diário de 9 metros.

Recentemente, a tuneladora bateu seu recorde de escavação em 24 horas, atingindo mais de 33 metros de avanço.

A conclusão do primeiro trecho de túneis é vital para que a Linha 2-Verde ganhe mais quatro estações em 2027. Com a saída do tatuzão, o Metrô poderá seguir com etapas de obras civis, sistemas e outros equipamentos.

2 comments
  1. De Praxe, mais 1 mês em Manutenção. Creio que tirando os poços e a Estação, já escavados, certamente não perfurou 1200 metros. Cerca de 10 metros dia. Muito aquém das possibilidades. Parece até que a velocidade está diretamente ligada a liberação de verbas. Se tudo der certo, no Carnaval, chega na Orfanato, e, de praxe, fica mais 1 mês em Manutenção para percorrer mais 200 metros e ser desmontado, a caminho da Penha lá para o 2o semestre de 2025.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Luz terá iluminação e som trocados (Jean Carlos)

Iluminação e sonorização da Estação Luz serão modernizados

Next Post
Tarcísio na estação Santa Clara (GESP)

Governo está pronto para lançar edital da Linha 19-Celeste, diz Tarcísio

Related Posts