A tuneladora “Cora Coralina”, da Linha 2-Verde, do Metrô, chegou nesta segunda-feira, 17, ao VSE Madrid, após ter escavado 500 metros desde a estação Santa Clara desde 2 de janeiro.
Segundo a companhia, neste trajeto foram retirados 53 mil m³ de terra e instalados 333 anéis de concreto. Além disso, o equipamento cruzou o subsolo da Avenida Salim Farah Maluf, que fica em um vale na região.
Desde que iniciou as operações, partindo do Complexo Rapadura, o tatuzão já escavou 3,5 km, retirando 310 mil m³ de terra e posicionando 1.942 anéis de concreto em 2,9 km de túneis.
Além disso, ele ‘visitou’ as estações Vila Formosa, Anália Franco e Santa Clara, faltando apenas Orfanato, que é a próxima parada.

Antes disso, a tuneladora será arrastada para outra ponta do poço para continuar a viagem. Em seguida à Orfanato haverá o trecho até o poço Falchi Gianini – último destino da tuneladora nesta primeira fase.
Ao chegar no local, que está localizado pouco antes da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde (já em operação), o tatuzão terá percorrido 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos (os demais 800 metros compreendem as estações e poços).
Em Falchi Gianini, o tatuzão será desmontado e levado ao canteiro de obras da estação Penha para recomeçar as escavações em sentido ao Complexo Rapadura (segunda fase).
Nesse poço Madrid, ela será arrastada para continuar até a Falchi Gianini, ou fará manutenção (em torno de 20 dias parada)?. Faltando menos de 1000 metros de perfuração real e, chegando onde será desmontada (Falchi Gianini), ainda assim ela passará por manutenções no poço Madrid e na estação Orfanato?
Acredito eu que não faria sentido parar por dias/semanas para manutenção em Orfanato restando apenas poucas centenas de metros para concluir o trabalho de escavação até o VSE Falchi Gianini.