Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser transportado para São Paulo

A tuneladora Cora Coralina montada na China (CML2)

O tatuzão da Linha 2-Verde quechegou ao Brasil semanas atrás começou a ser transportado para a capital paulista. Na noite desta terça-feira (06) ocorrerá o deslocamento da principal peça da tuneladora, pesando 190 toneladas.

A tuneladora da Linha 2-Verde, fabricada pela empresa CREG, tem origem chinesa e deverá ser a maior máquina deste tipo a operar no Brasil, com 11,66 metros de diâmetro.

Para o transporte da máquina, que pesa 2,7 mil toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento, serão realizadas viagens fracionadas supervisionadas.

Nesta segunda-feira (05) quatro peças menores já foram transportadas em caminhões, com peso total que varia de 85 até 138 toneladas.

A maior peça do tatuzão é o chamado Main Drive, possuindo 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. Esse componente é responsável, principalmente, pela rotação da roda de corte através de um conjunto de motores.

Diagrama do sistema main drive do Tatuzão
Diagrama do sistema main drive do Tatuzão

O deslocamento ocorrerá por meio do sistema Anchieta Imigrantes a uma velocidade de apenas 5 km/h. O traçado contemplará a rodovia Anchieta (SP-150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP-160), Rodoanel (SP-021) e a SPA-086/21.

A operação contará com 30 profissionais da Ecovias, SPMar e Artesp, além de apoio da Polícia Militar Rodoviária, DER e de empresa de transporte especializada no deslocamento.

O Main Drive é responsavel pela rotação da roda de corte (Jean Carlos)
O Main Drive é responsavel pela rotação da roda de corte (Jean Carlos)

O objetivo da operação é atingir as imediações do Complexo Viário Jacu Pêssego. A partir deste ponto a responsabilidade no transporte passa para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

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Serão realizadas as seguintes interdições:

  • O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central.
  • O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);

São realizados os seguintes bloqueios:

  • Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;
  • Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)
  • Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP055) – acesso a Imigrantes.
  • Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso a Imigrantes.

A expectativa é que o Consórcio CML2 monte o equipamento nos próximos meses na laje de fundo do Complexo Rapadura, que está sendo preparado para recebê-lo. O início das escavações deve ocorrer a partir de agosto no sentido da estação Orfanato.

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