O tatuzão da Linha 2-Verde quechegou ao Brasil semanas atrás começou a ser transportado para a capital paulista. Na noite desta terça-feira (06) ocorrerá o deslocamento da principal peça da tuneladora, pesando 190 toneladas.
A tuneladora da Linha 2-Verde, fabricada pela empresa CREG, tem origem chinesa e deverá ser a maior máquina deste tipo a operar no Brasil, com 11,66 metros de diâmetro.
Para o transporte da máquina, que pesa 2,7 mil toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento, serão realizadas viagens fracionadas supervisionadas.
Nesta segunda-feira (05) quatro peças menores já foram transportadas em caminhões, com peso total que varia de 85 até 138 toneladas.
A maior peça do tatuzão é o chamado Main Drive, possuindo 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. Esse componente é responsável, principalmente, pela rotação da roda de corte através de um conjunto de motores.

O deslocamento ocorrerá por meio do sistema Anchieta Imigrantes a uma velocidade de apenas 5 km/h. O traçado contemplará a rodovia Anchieta (SP-150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP-160), Rodoanel (SP-021) e a SPA-086/21.
A operação contará com 30 profissionais da Ecovias, SPMar e Artesp, além de apoio da Polícia Militar Rodoviária, DER e de empresa de transporte especializada no deslocamento.

O objetivo da operação é atingir as imediações do Complexo Viário Jacu Pêssego. A partir deste ponto a responsabilidade no transporte passa para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
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Serão realizadas as seguintes interdições:
- O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central.
- O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);
São realizados os seguintes bloqueios:
- Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;
- Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)
- Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP055) – acesso a Imigrantes.
- Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso a Imigrantes.
A expectativa é que o Consórcio CML2 monte o equipamento nos próximos meses na laje de fundo do Complexo Rapadura, que está sendo preparado para recebê-lo. O início das escavações deve ocorrer a partir de agosto no sentido da estação Orfanato.