O mais novo e maior tatuzão a ser usado numa obra metroviária do Brasil já está sendo fabricado na China, precisamente na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan. Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra a roda de corte da tuneladora que fará a escavação dos túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha.
A tuneladora terá um diâmetro de 11,65 m, superando um equipamento semelhante que abriu os túneis da Linha 4 do Rio na década passada. Fabricado pela alemã Herrenknecht, o “tatuzão” carioca tem 11,5 m de diâmetro e hoje encontra-se desativado.
Em São Paulo, o maior TBM (Tunnel Boring Machine, ou máquina perfuradora de túneis) já utilizado foi o que escavou parte dos túneis da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás, com 10,58 metros de diâmetro.

O equipamento que está sendo montado na China foi encomendado pelo Consórcio CML2 junto à CREG, empresa que ainda não forneceu esse tipo de máquina no país. Há outros dois tatuzões de porte semelhante na capital paulista, os que estão escavando os túneis da Linha 6-Laranja e foram fabricados pela empresa NHI.
O provável motivo para que a tuneladora da Linha 2 seja a maior usada no Brasil é o fato de a Linha 2-Verde ter dimensões maiores que as linhas 4 e 5. Os trens, com bitola de 1,6 m, possuem uma largura de 3,1 m aproximadamente. Já as composições que operam na Linha 4-Amarela, fabricadas pela Hyundai Rotem, são mais estreitas, com 2,8 m de largura.
Além disso, é preciso acomodar as passarelas de emergência nas laterais dos túneis, o que exige mais espaço para uma evacuação já que a alimentação elétrica dos trens é feita pelo terceiro trilho, localizado na via.

Início da escavação no Complexo Rapadura
O tatuzão da CREG deverá chegar ao Brasil em meados de 2023 para então ser montado na vala que está sendo escavada no Complexo Rapadura. De lá, a máquina abrirá os túneis no sentido da estação Vila Prudente, passando por Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, antes de ser desmontado no VSE Falchi Gianini.
O Metrô pretende inaugurar essas quatro estações um pouco antes das outras quatro que compõem o projeto. A princípio, a previsão é que a Linha 2-Verde conte com as novas paradas em 2026.