Tatuzão da Linha 6-Laranja reinicia escavações e deve chegar a São Joaquim em 2024

Tuneladora sul voltou a funcionar nesta manhã de quarta-feira, após sete meses do acidente com interceptor de esgoto. Governo garante entrega no final de 2025
Tatuzão sul inicia escavação em direção à futura estação Santa Marina (Jean Carlos)

O “tatuzão chinês” que ficou inundado em 1º de fevereiro após o rompimento de um coletor de esgoto voltou a escavar os túneis da Linha 6-Laranja nesta quarta-feira, 31. A Acciona conseguiu recuperar o equipamento após vários danos causados pelos dias em que ele permaneceu submerso em dejetos.

O governador Rodrigo Garcia, candidato à reeleição em outubro, esteve no canteiro para oficializar a retomada. O tucano garantiu que o cronograma não será afetado e que a linha de 15,3 km e 15 estações será entregue no final de 2025.

Ainda segundo Garcia, a tuneladora sul, que havia começado os trabalhos em dezembro, deverá chegar ao poço após a estação São Joaquim em 20 a 24 meses. Ou seja, entre maio e agosto de 2024. Serão escavados cerca de 10 km de túneis, que ligarão 10 das 15 estações.

Rodrigo Garcia com integrantes da Acciona: inauguração em 2025 mantida (Jean Carlos)

Sobre a tuneladora norte, que fará a escavação em rocha no sentido da Brasilândia, o governador confirmou que ela deverá partir do VSE Tietê em novembro. Nesse caso, o governo não revelou um prazo para o fim dos trabalhos, que incluem cinco estações, além de poços de ventilação.

Garcia também não quis apontar culpados sobre o acidente de fevereiro. Segundo ele, quando o laudo do IPT ficar pronto a empresa responsável pelo problema arcará  com o prejuízo, seja ela a Acciona, empresa que controla a concessionária LinhaUni, ou a Sabesp, que construiu o interceptor de esgoto.

A próxima parada do “tatuzão” será a estação Santa Marina, um trecho de cerca de 450 metros. Segundo a Acciona, a máquina avança 12 metros por dia, o que sugere que a chegada na futura parada ocorrerá por volta da primeira quinzena de outubro. Espera-se que desta vez sem encontrar nenhum obstáculo pelo seu caminho.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. E a expansao do sistema metroferroviário paulista continua, com obras nas linhas prata, laranja, verde e ouro.

Comments are closed.

Previous Post

Por dentro da Elizabeth Line, a ‘Linha Lilás’ do Metrô de Londres

Next Post

Candidato ao governo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas aposta em investimentos privados para expansão da rede metroferroviária

Related Posts