A tuneladora “Cora Coralina” já está há 22 dias em atividade e a caminho da penúltima etapa de escavação atual. O equipamento deixou a estação Santa Clara em 2 de janeiro e deverá chegar na estação Orfanato em março, segundo o Metrô de São Paulo.
O tatuzão já estava posicionado para retomar escavações a partir de Santa Clara no começo do mês, como mostrou o MetrôCPTM, mas a partida ocorreu sem que houvesse relatos.
A nova etapa de escavação tem 954 metros de extensão e inclui a passagem pelo VSE Madrid. A tuneladora passará a 15 metros da Avenida Salim Farah Maluf, localizada em um vale na região.

Após a chegada na estação Orfanato haverá uma última perna até o poço Falchi Gianini, onde o tatuzão chinês será desmontado – de lá até Vila Prudente os túneis foram escavados pelo método NATM.
Desde a partida, em novembro de 2023, Cora Coralina já percorreu 2,7 km e retirou 258 mil metros cúbicos de terra.
O maior tatuzão já usado na América Latina ainda tem outra tarefa: escavar os túneis entre Penha e o Complexo Rapadura, com outras três estações no caminho.
Esse trabalho deverá ser iniciado entre o final do ano e o começo de 2026.
Bom saber notícias sobre essa obra. Vamos ver se o tatuzão chegar a estação Orfanato no carnaval . Foi bom ter informado a distância a percorrer nessa etapa (954 mts). Sabe informar a distância entre a Orfanato e a Falchi Gianini, onde a tuneladora será desmontada?
passando deixando um rastro de destruição para trás. diversas residências afundando na vila Invernada e Santa Clara. Quero ver quando passar sob a Salim Maluf. Obra feita na correria, sem qualidade nem fiscalização. As linhas 1 e 3 foram construídas sob os grandes prédios do centro além do vale do Anhangabaú e isso nunca aconteceu. saudades dos engenheiros do próprio metrô.
Casas mal construídas (diferente dos prédios do centro) racham e afundam na região da Santa Clara e Vila Invernada apenas com a passagem dos automóveis e ônibus pelas ruas e avenidas da região.
A obra do metrô está sendo feita como sempre foi.