Tatuzão da Linha 2-Verde só deve começar a escavar no final de 2023

Maior tuneladora já encomendada no Brasil só deve ser completamente transportada para o Complexo Rapadura em agosto, segundo o Metrô
A tuneladora Maria Leopoldina, da Linha 2-Verde (CREG)

Nesta semana, a tuneladora “Cora Coralina”, que será usada para escavar 7,5 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha, começou a ser transportada do Porto de Santos para o canteiro de obras do Consórcio CML2.

O envio das peças, que somadas pesam 2,7 mil toneladas, será feito de forma gradual, em comboios que se deslocam durante a madrugada em velocidades baixíssimas, impossíveis de serem realizadas fora desse horário.

Por conta disso, apenas em agosto o tatuzão de 11,66 metros de diâmetro estará inteiramente no Complexo Rapadura, na Zona Leste, ponto de partida das escavações. E mesmo depois disso serão necessárias semanas para que ele seja montado e testado antes que a perfuração do subsolo comece.

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O tempo necessário para prepará-lo para o trabalho já postergou o início da escavação para o final do ano, segundo o Metrô. “O carregamento de todas as peças, que inclui equipamentos auxiliares do Tatuzão, deve ser concluído até agosto e a meta é iniciar a operação da máquina até o fim do ano“, disse a companhia nesta terça-feira (6).

Escavações dos túneis podem terminar em 2026

Ao contrário da Linha 6-Laranja, onde dois tatuzões trabalham simultaneamente em direções opostas, o TBM da Linha 2-Verde fará todo o trabalho de abrir os túneis de via dupla.

O ponto de partida, o Complexo Rapadura, fica no meio das oito estações previstas na atual fase de expansão e por isso a tuneladora avançará em duas etapas. A primeira sairá de Rapadura e passa pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, terminando no VSE Faclhi Gianini.

Complexo Rapadura, onde o tatuzão será montado em 2023 (iTechdrones)

De lá as peças serão transportadas para a Vala Penha, de onde haverá uma segunda partida, com passagens por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel até retornar ao Rapadura.

É razoável afirmar que a escavação dos túneis levará mais de dois anos já que seriam necessários 750 dias para vencer os 7.500 metros a uma ritmo de avanço diário de 10 metros. Inclua na conta as paradas para manutenção e remontagem da tuneladora e chegaremos a meados de 2026, ano em que o governo estima inaugurar a extensão até Penha.

Ou seja, não deve demorar para que fique notório que o ramal não entrará em operação neste mandato – exceto se houver um esforço hercúleo para adiantar os trabalhos. A conferir.

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8 comments
  1. o nome da tuneladora não era Cora Coralina?
    se esse governador não conseguir inaugurar esse trecho da linha verde, será um absurdo. pegou as obras já em andamento, sem problemas de financiamento, tuneladora chegou dentro do prazo no Brasil. Não tem qquer desculpa. para 2026, faltam 3 anos e meio, basta fazer o básico, ou seja, trabalhar.

    1. Ih, Vlamir, é sim…meus dois neurônios entraram em curto circuito…obrigado pelo alerta!

    2. não seja desonesto. É por as obras estarem dentro do prazo que não será inaugurada neste mandato! Não foi o tarcisio que atrasou, mas sim a gritaria pela area verde no complexo rapadura, fora a lerdeza do metrô em comprar o tatuzão. Ainda no mandato anterior já se esperava das obras ficarem prontas após 2026, só não era tornado publico. Não tenha memoria curta. Então, pare de chiadeira.

      1. r.
        primeiro, antes de chamar alguém de desonesto, ao invés de ser um “r”.
        sobre a questão: a data para inaugurar a 1a fase (v. prudente até vila formosa), era 2025. Com a questão da área verde do complexo Rapadura, foi alterado para 2026.
        Sobre o tatuzão, não foi o metrô quem comprou, suas informações estão equivocadas.
        Estou acompanhando essa obra desde a licitação, 2013, as desapropriações, empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, a contratação do tatuzão, sua saída da China. Enfim, não costumo comentar sem conhecimento. Do mais, espero que não atrase para o bem da população da zona leste de São Paulo.

  2. A estação Aricanduva esta muito atrasada em relação as outras precisa acelerar isso de preferencia sem o turista batendo foto nos canteiros e atrasando as obras.

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