Tatuzão da Linha 2-Verde parte da China e deve chegar ao Brasil em maio

Tatuzão da Linha 2-Verde está a caminho do Brasil (CREG)

O tatuzão “Cora Coralina”, que irá escavar cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde do Metrô partiu nesta terça-feira, 14, do porto de Taicang, na China, em direção ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Consórcio CML2, responsável por essa parte da obra de expansão.

A previsão, segundo a empresa, é que a tuneladora fabricada pela CREG chegue ao Porto de Santos em 5 de maio, após paradas em Dalian, Zhangiajang e Rio Grande. Todo o conjunto pesa nada menos que 2.740 toneladas que foram embarcadas nos últimos dias no navio Leopold Staff, de bandeira de Malta.

O percurso da embarcação pode ser acompanhado em tempo real no site Vessel Finder.

O cronograma do navio que traz o tatuzão (CML2)

Duas etapas de escavação

Com diâmetro de 11,66 metros, ela será a maior tuneladora já usada no país, superando a máquina da alemã Herrenknecht que escavou os túneis da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A expectativa é que após o desembarque, em maio, os 17 containers e 25 componentes sejam transportados por caminhões até o Complexo Rapadura, na Zona Leste, onde a máquina será montada para iniciar a primeira etapa de escavação.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O CML2 planeja dar início a essa etapa por volta de agosto e que compreende abrir os túneis do trecho onde estão as estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Após isso, ele será desmontado e remontado na Vala Penha, de onde sairá em direção ao Complexo Rapadura, passando por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

O Metrô estima que a extensão da Linha 2-Verde ficará pronta em 2026.

Colaborou SPYimby

Previous Post
CAF, fabricante da série 8500, será responsavel pela manutenção por cinco anos (Jean Carlos)

CAF será responsável pela manutenção da Série 8500 por R$ 245 milhões

Next Post
CPTM deve reprojetar passarelas inadequadas (Jean Carlos)

CPTM lança licitação para adequar três passarelas na região da estação Guaianases

Related Posts