O tatuzão “Cora Coralina”, que irá escavar cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde do Metrô partiu nesta terça-feira, 14, do porto de Taicang, na China, em direção ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Consórcio CML2, responsável por essa parte da obra de expansão.
A previsão, segundo a empresa, é que a tuneladora fabricada pela CREG chegue ao Porto de Santos em 5 de maio, após paradas em Dalian, Zhangiajang e Rio Grande. Todo o conjunto pesa nada menos que 2.740 toneladas que foram embarcadas nos últimos dias no navio Leopold Staff, de bandeira de Malta.
O percurso da embarcação pode ser acompanhado em tempo real no site Vessel Finder.

Duas etapas de escavação
Com diâmetro de 11,66 metros, ela será a maior tuneladora já usada no país, superando a máquina da alemã Herrenknecht que escavou os túneis da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A expectativa é que após o desembarque, em maio, os 17 containers e 25 componentes sejam transportados por caminhões até o Complexo Rapadura, na Zona Leste, onde a máquina será montada para iniciar a primeira etapa de escavação.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O CML2 planeja dar início a essa etapa por volta de agosto e que compreende abrir os túneis do trecho onde estão as estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Após isso, ele será desmontado e remontado na Vala Penha, de onde sairá em direção ao Complexo Rapadura, passando por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.
O Metrô estima que a extensão da Linha 2-Verde ficará pronta em 2026.
Colaborou SPYimby