CPTM lança licitação para adequar três passarelas na região da estação Guaianases

Projeto prevê elaboração de estudos básicos e executivos para prover acessibilidade em três passarelas existentes no trecho da Linha 11-Coral entre Guaianases e Antonio Gianetti Neto. Custo do projeto é de R$ 988 mil
CPTM deve reprojetar passarelas inadequadas (Jean Carlos)
CPTM deve reprojetar passarelas inadequadas (Jean Carlos)

A CPTM abriu nesta quarta-feira (15) a licitação para elaboração de serviços de arquitetura e engenharia para a adequação ou reconstrução de três passarelas nas proximidades da estação Guaianases na Linha 11-Coral. Neste primeiro momento deverão ser elaborados os projetos básico e executivo.

Entre a estação Antônio Gianetti Neto e Guaianases existem um conjunto de cinco passarelas, sendo que três delas, localizadas em São Paulo, não cumprem as normas de acessibilidade.

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Em duas passarelas existe a presença de rampas de acesso, mas que possuem um declive inadequado para utilização por parte de pessoas com mobilidade reduzida.

Uma das passarelas possui apenas escadas, não permitindo, por exemplo, o uso por cadeirantes.

As passarelas alvos dos projetos estão localizadas em pontos específicos da ferrovia e dão acesso aos bairros de Vila Gertrudes, Jardim Soares e Vila ABC.

A empresa selecionada deverá entregar seis produtos, sendo eles:

1. Cadastro de Áreas Lindeiras
2. Cadastro Socioeconômico
3. Serviços Preliminares
4. Estudos Preliminares com Análise de Alternativas
5. Projetos Básicos
6. Projetos Executivos

Dentro dos projetos básicos e executivos estão incluídos projetos de arquitetura, comunicação visual, paisagismo, urbanização, estruturas, instalações hidráulicas e instalações elétricas.

Passarela com acesso apenas por escadas (Google Maps)
Passarela com acesso apenas por escadas (Google Maps)

As empresas também deverão ser responsáveis pela elaboração dos projetos em 3D através de BIM. A ferramenta vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos ferroviários.

A seleção da empresa se dará através de ponderação entre proposta técnica e comercial, sendo que a proposta técnica tem peso de 70% na avaliação geral.

O projeto tem prazo de conclusão previsto em 18 meses e valor orçado em R$ 988,1 mil. Cabe citar que o projeto não contempla obras, que deverão ser licitadas posteriormente à elaboração do projeto final.

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3 comments
  1. Muito boas e demoradas essas ações, mas e a acessibilidade nas estações Pirituba, Jaraguá e região? Não tem nem projeto!

  2. O trem pra um é mais baixo e muito ruim,pois é uma guerra pra segurar nas barras altas,deveria ter alças pra SEGURAR.URGENTEMENTE.

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