Tatuzão da Linha 2-Verde iniciará escavações nesta terça-feira, 21, diz presidente da SPInfra

Executivo está à frente de empresa que é parte do Consórcio CML2 e afirmou que “tudo certo para a partida do Tatuzão na próxima terça-feira”
O corpo principal do tatuzão próximo ao emboque do Complexo Rapadura (Reprodução/Linkedin)

O maior tatuzão já montado no Brasil está pronto para partir. A afirmação veio de Mário Galvão, presidente da SPInfra, holding que controla empresas como a Engibras, que faz parte do Consórcio CML2 junto à S. A. Paulista de Construções e Comércio e a Sacyr Construccion.

O executivo publicou em sua conta no Linkedin até mesmo a data em que a imensa tuneladora que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha começará a trabalhar: 21 de novembro, nesta terça-feira.

“Tudo certo para a partida do Tatuzão na próxima terça-feira”, disse Galvão, que visitou o canteiro de obras do Complexo Rapadura nos últimos dias.

Galvão já havia antecipado na semana passada a expectativa de que o tatuzão pudesse iniciar as escavações nos próximos dias. A máquina foi fabricada na China pela CREG e chegou ao Brasil em maio e desde então foi transportado e montado no fundo da vala do Complexo Rapadura, na Zona Leste.

Máquina é a maior do gênero já usada no Brasil (Reprodução/Linkedin)

Maior tatuzão do Brasil

Com diâmetro de 11,62 metros, o tatuzão, batizado de “Cora Coralina”, é o maior a ser usado no país, superando uma tuneladora alemã que escavou parte dos túneis da Linha 4 do Metrô do Rio.

O tamanho se justifica pelas características da Linha 2-Verde, cujos trens têm bitola de 1,6 m, maior do que nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, e também a necessidade de instalação de passarelas de emergência nas laterais.

A primeira parada do novo TBM (Tunnel Bore Machine ou máquina de escavar túneis) será a estação Vila Formosa, que também é construída pelo CML2.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ela se encontra a cerca de 650 metros do ponto de partida do tatuzão. Como se trata da primeira etapa, a tuneladora não deve apresentar um avanço tão veloz, portanto, a chegada ao local pode ocorrer por volta de fevereiro.

A extensão da Linha 2-Verde possui oito novas estações e a inauguração será feita em duas etapas, a primeira em 2026 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda em 2027 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Aguardando ansiosamente pelo início dos trabalhos.
    Espero que em 2027 tenhamos os tatuzões da linha 6 seguindo escavando os novos trechos Norte (após Morro Grande) e Sul (após São Joaquim), a Cora Coralina seguindo de Penha rumo a Bosque Maia, mais dois novos tatuzões sendo montados para iniciar as escavações das Linhas 19 (celeste) e 20 (rosa) e com a contraração dos projetos básicos das linhas 16 (violeta) e 22 (marrom).

    Depois de acordar desse mundo fantasioso, espero que ao menos, tenhamos um trecho da L6 e a nova extensão da L2 kkkkk

Comments are closed.

Previous Post

CPTM abre 32 novas vagas para aprendiz de Maquinista de Trens Metropolitanos

Next Post

Governo de São Paulo confirma início das escavações do tatuzão da Linha 2-Verde para esta terça, 21

Related Posts