Nesta semana, a tuneladora “Cora Coralina”, que será usada para escavar 7,5 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha, começou a ser transportada do Porto de Santos para o canteiro de obras do Consórcio CML2.
O envio das peças, que somadas pesam 2,7 mil toneladas, será feito de forma gradual, em comboios que se deslocam durante a madrugada em velocidades baixíssimas, impossíveis de serem realizadas fora desse horário.
Por conta disso, apenas em agosto o tatuzão de 11,66 metros de diâmetro estará inteiramente no Complexo Rapadura, na Zona Leste, ponto de partida das escavações. E mesmo depois disso serão necessárias semanas para que ele seja montado e testado antes que a perfuração do subsolo comece.
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O tempo necessário para prepará-lo para o trabalho já postergou o início da escavação para o final do ano, segundo o Metrô. “O carregamento de todas as peças, que inclui equipamentos auxiliares do Tatuzão, deve ser concluído até agosto e a meta é iniciar a operação da máquina até o fim do ano“, disse a companhia nesta terça-feira (6).
Escavações dos túneis podem terminar em 2026
Ao contrário da Linha 6-Laranja, onde dois tatuzões trabalham simultaneamente em direções opostas, o TBM da Linha 2-Verde fará todo o trabalho de abrir os túneis de via dupla.
O ponto de partida, o Complexo Rapadura, fica no meio das oito estações previstas na atual fase de expansão e por isso a tuneladora avançará em duas etapas. A primeira sairá de Rapadura e passa pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, terminando no VSE Faclhi Gianini.

De lá as peças serão transportadas para a Vala Penha, de onde haverá uma segunda partida, com passagens por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel até retornar ao Rapadura.
É razoável afirmar que a escavação dos túneis levará mais de dois anos já que seriam necessários 750 dias para vencer os 7.500 metros a uma ritmo de avanço diário de 10 metros. Inclua na conta as paradas para manutenção e remontagem da tuneladora e chegaremos a meados de 2026, ano em que o governo estima inaugurar a extensão até Penha.
Ou seja, não deve demorar para que fique notório que o ramal não entrará em operação neste mandato – exceto se houver um esforço hercúleo para adiantar os trabalhos. A conferir.