Tatuzão da Linha 2-Verde só deve começar a escavar no final de 2023

A tuneladora Maria Leopoldina, da Linha 2-Verde (CREG)

Nesta semana, a tuneladora “Cora Coralina”, que será usada para escavar 7,5 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha, começou a ser transportada do Porto de Santos para o canteiro de obras do Consórcio CML2.

O envio das peças, que somadas pesam 2,7 mil toneladas, será feito de forma gradual, em comboios que se deslocam durante a madrugada em velocidades baixíssimas, impossíveis de serem realizadas fora desse horário.

Por conta disso, apenas em agosto o tatuzão de 11,66 metros de diâmetro estará inteiramente no Complexo Rapadura, na Zona Leste, ponto de partida das escavações. E mesmo depois disso serão necessárias semanas para que ele seja montado e testado antes que a perfuração do subsolo comece.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O tempo necessário para prepará-lo para o trabalho já postergou o início da escavação para o final do ano, segundo o Metrô. “O carregamento de todas as peças, que inclui equipamentos auxiliares do Tatuzão, deve ser concluído até agosto e a meta é iniciar a operação da máquina até o fim do ano“, disse a companhia nesta terça-feira (6).

Escavações dos túneis podem terminar em 2026

Ao contrário da Linha 6-Laranja, onde dois tatuzões trabalham simultaneamente em direções opostas, o TBM da Linha 2-Verde fará todo o trabalho de abrir os túneis de via dupla.

O ponto de partida, o Complexo Rapadura, fica no meio das oito estações previstas na atual fase de expansão e por isso a tuneladora avançará em duas etapas. A primeira sairá de Rapadura e passa pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, terminando no VSE Faclhi Gianini.

Complexo Rapadura, onde o tatuzão será montado em 2023 (iTechdrones)

De lá as peças serão transportadas para a Vala Penha, de onde haverá uma segunda partida, com passagens por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel até retornar ao Rapadura.

É razoável afirmar que a escavação dos túneis levará mais de dois anos já que seriam necessários 750 dias para vencer os 7.500 metros a uma ritmo de avanço diário de 10 metros. Inclua na conta as paradas para manutenção e remontagem da tuneladora e chegaremos a meados de 2026, ano em que o governo estima inaugurar a extensão até Penha.

Ou seja, não deve demorar para que fique notório que o ramal não entrará em operação neste mandato – exceto se houver um esforço hercúleo para adiantar os trabalhos. A conferir.

Previous Post
Linha 13-Jade deverá ser expandida até 2026 (Jean Carlos)

CPTM quer iniciar obras da Linha 13-Jade em Bonsucesso até 2026

Next Post
Avaliação será realizada nos terrenos das estações da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

Contrato para laudo de terrenos a serem desapropriados na Linha 20-Rosa é assinado

Related Posts