Tatuzão do Metrô de Fortaleza conclui túnel de 1.700 metros

Tuneladora chegou à futura estação Colégio Militar nesta segunda-feira, 12, e deve retomar as atividades em agosto

Tatuzão da Linha Leste à estação Colégio Militar
Tatuzão da Linha Leste à estação Colégio Militar (Seinfra)

Mais um tatuzão concluiu uma etapa de escavação e montagem de túneis no Brasil, mas ele não está em São Paulo e sim em Fortaleza, no Ceará.

A tuneladora TBM 02, uma das que são usadas na implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) chegou nesta segunda-feira, 12, à futura estação Colégio Militar, no centro da cidade.

O túnel singelo concluído tem 1.734 metros de extensão e vai até a estação Chico da Silva. A primeira fase do projeto compreende 7,3 km de extensão e cinco estações – Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Máquina escavou mais de 1.700 metros (Seinfra)

Haverá interligação com a Linha Sul em Chico da Silva e com o VLT em Papicu e a expectativa é de transportar cerca de 150 mil passageiros por dia.

Tatuzões próprios e projeto atrasado

Equipamento só utilizado até então em São Paulo e Rio de Janeiro, o tatuzão foi escolhido para abrir os túneis da Linha Leste pelo governo do Ceará ainda no início da década passada.

Tatuzão é do tipo singelo, que escava apenas uma via (Seinfra)

Numa medida heterodoxa, o então governador Cid Gomes decidiu adquirir as tuneladoras e contratar as empresas à parte.

A ideia não deu resultado e uma série de consórcios assumiu a obra para então acabarem afastados ou então rescindindo contrato.

Após anos parada, a Linha Leste voltou a ser construída em 2018 com o consórcio FTS (Agis e Sacyr) à frente.

Projeções mostram portas de plataforma na Linha Leste (Divulgação)

Ainda assim a escavação da tuneladora levou bastante tempo. Ela havia escavado apenas 700 metros até outubro de 2020 e, portanto, montou mais um 1 km de túneis nesses pouco mais de quatro anos e meio.

Ramal com 12 km de extensão

“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza. A Linha Leste será a primeira linha de metrô totalmente subterrânea do Nordeste e a primeira escavada com tuneladoras, o que reforça o pioneirismo do Ceará na infraestrutura de transporte da região.”, disse o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.

Características da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Divulgação)

Segundo o governo, o tatuzão fará uma pausa de três meses para manutenção e deve retomar as escavações em direção à estação Nunes Valente em agosto, com previsão de chegada em dezembro.

De lá ainda passará por Leonardo da Mota e finalmente Papicu. O projeto da Linha Leste, no entanto, é maior e prevê seguir em direção ao sul com mais cinco estações até Edson de Queiroz, o que levaria o ramal a ter 12 km de extensão.

A previsão é que a primeira etapa seja inaugurada em 2028.

O traçado da Linha Leste do Metrô de Fortaleza
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis Siqueira
Luis Siqueira
1 mês atrás

Não vamos mais ver as intervenções nas estações da Trivia Trens?

Ivo
Ivo
1 mês atrás

Muito investimento federal e do estado do Ceará no Metrô de Fortaleza. Bilhões de reais , incluindo empréstimos de bancos japoneses pagos pela União.

O resultado? O Metrô de Fortaleza hoje transporta o mesmo que o trem de subúrbio sucateado da RFFSA em 1985.

Valeu a pena tanto investimento nesse metrô?

Andre
Andre
1 mês atrás
Responder para  Ivo

Nao esta pronto. Depois de alguns meses que a linha ficar pronta ai sim voce podera opinar.

Se for seguir a mesma linha de raciocínio, a linha 5 lilas em sp transportou uma quantidade baixissima de passageiros entre 2002 e 2008. Quando a linha amarela ficou pronta, a lilas lotou, e quando a lilas chegou em klabin ela se tornou essencial para sp.