O “Tatuzão Norte”, segundo TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina de escavação de túneis) da Linha 6-Laranja, está prestes a romper a parede que o separa da estação Freguesia do Ó. A informação foi revelada pelo canal “Linha 6 Laranja” nesta terça-feira, 24, e confirmada pelo governo do estado há pouco.
A tuneladora havia iniciado seus trabalhos em 15 de novembro, segundo a Acciona, construtora responsável por implantar o ramal de 15,3 km e 15 estações. Como avança em um subsolo rochoso, a máquina é mais lenta que sua “irmã” que escava no sentido sul. Por outro lado, o trajeto do Tatuzão Norte será menor, com cinco estações e cinco poços de ventilação em seu trajeto.
Havia a expectativa da chegada em Freguesia do Ó dias atrás. O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, chegou a citar em entrevista que o governador Tarcísio de Freitas participaria de um evento metroviário no último fim de semana, mas nada ocorreu relacionado à Linha 6. Nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa do governo do estado anunciou a presença de Tarcísio nesta quinta-feira, às 10h na estação para a chegada “oficial” da tuneladora no local.

Segundo o canal, a última aduela de concreto foi instalada nesta semana, antes de o tatuzão atingir a área escavada da estação. A distância entre o VSE Tietê e o poço principal de Freguesia do Ó é de cerca de 460 metros, porém, o trecho de fato escavado é menor já que o equipamento partiu de uma posição mais ao norte e chegaria no túnel em NATM das plataformas da estação.
Numa medição feita por meio do Google Earth, calculamos algo como 330 metros de extensão. O site chegou a pedir à Acciona as informações precisas, mas os dados enviados via SIC não coincidem com as distâncias entre os canteiros de obras.
O Tatuzão Norte levou cerca de 70 dias para finalizar a primeira etapa, ou um avanço diário de 4,6 metros em média.
