Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja chega à estação PUC-Cardoso de Almeida nesta quarta, 31

Tuneladora levou três meses para ir de Perdizes até a nova estação, em avanço médio diário de 10 metros
Tatuzão Sul chega à PUC-Cardoso de Almeida (GESP)

O Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, faz sua chegada oficial à futura Estação PUC-Cardoso de Almeida nesta quarta-feira, 31 de janeiro. O evento terá a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que significa que a tuneladora já está a poucos centímetros de derrubar a parede do poço da estação.

Como tem sido tradição, o site faz uma medição aproximada do avanço das tuneladoras em operação. Os dados obtidos são aproximados já que a Acciona, responsável pela obra, e a concessionária LinhaUni, que operará o ramal, nem sempre compartilham medições oficiais.

Seguindo nossos dados, o Tatuzão Sul teve uma redução no ritmo de escavação entre a estação Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida. A etapa durou 93 dias, contados a partir de 30 de outubro, portanto, foram três meses para avançar cerca de 920 metros.

A média diária ficou perto do 10 metros de montagem de túneis, abaixo do obtido nas duas etapas anteriores (13 metros e 13,5 metros).

Como mostra a tabela abaixo, a tuneladora percorreu desde o VSE Tietê cerca de 4,5 km, entre trechos escavados e áreas de estações e poços. A distância é um pouco menor do que a informada pelo governo, de 4,6 km e significa que o tatuzão já está muito perto da metade do caminho até a estação São Joaquim, última da atual etapa.

O trajeto do Tatuzão Sul até PUC-Cardoso de Almeida

Possíveis razões podem envolver as festas do final do ano, quando os canteiros de obras ficam esvazidos e talvez o relevo diferente dos trechos anteriores. Para chegar à PUC-Cardoso de Almeida, o tatuzão iniciou escavações em aclive acentuado.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Após uma parada para manutenção e deslocamento até o novo emboque, a tuneladora partirá em direção à estação FAAP-Pacaembu, passando antes pelo VSE Pacaembu, onde haverá um estacionamento de trens.

O governador poderá em breve participar de outra chegada de um tatuzão, o que escava em direção ao norte e está próximo da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. otimo acho que da pra furar FAAP Pacaembu ate julho de 2024 depois é que começa o enrosco da linha com HigieMack

Comments are closed.

Previous Post
Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)

Canteiro de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata começa a ser mobilizado

Next Post
Expresso Turistico deve ter viagens para Aparecida (Jean Carlos)

Expresso Turístico da CPTM terá viagens extras no Carnaval

Related Posts