Canteiro de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata começa a ser mobilizado

Imagens aéreas mostram tapumes sendo colocados ao redor da obra, que está em fase de preparação. Nova estação do monotrilho será integrada com a Linha 10-Turquesa

Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)
Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)

A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata será a próxima parada do monotrilho no sentido oeste. Integrada com a Linha 10-Turquesa, a estação deverá cumprir importante papel ao desafogar a estação Vila Prudente, a que mais recebe passageiros no ramal.

Imagens aéreas registradas pelo canal iTechdrones mostram que no local onde será construída a nova estação já ocorreram movimentações.

Inicialmente é possível ver de forma clara o grande terreno onde serão executadas todas as atividades de construção. Esta é uma área da União e que foi cedida ao Metrô por meio de aluguel.

Nas imagens é possível ver a presença de tapumes cercando a área da estação e também do galpão existente. Aparentemente, o terreno deverá passar por limpeza antes de ser efetivamente ativado para obras.

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No local existem trilhos de antigos ramais ferroviários, que possivelmente atendiam clientes em serviços cargueiros. Uma das principais características no entorno da Linha 10-Turquesa é a grande quantidade de vias dado o caráter industrial da região.

Neste primeiro momento, a estação Ipiranga da CPTM não será afetada pelas obras. Existem projetos para que a parada de trens localizada na região leste da cidade possa ser reconstruída, integrando-se de forma mais eficiente com a Linha 15-Prata.

O grupo responsável pelas obras é o Consórcio Expresso Ipiranga formado pelas empresas Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens. As obras têm um valor de R$ 445 milhões e prazo de construção de 40 meses, ou seja, por volta do final de 2026.

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FRANCISCO EDUARDO DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA
FRANCISCO EDUARDO DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA
1 ano atrás

Será que finalmente irão remover a favela que existe na entrada da estação de trem? Nos últimos 15 anos removeram duas vezes quase todas as famílias mas deixaram um pessoal, cada vez a favela volta maior, além de muitos usuários serem assaltados junto a entrada da estação o pessoal da favela agora construiu muretas na rua para dificultar a entrada de carros, assim não se consegue deixar ninguem na porta da estação, fora que também estão construindo na rua, daqui a pouco ningem mais consegue acessar a estação, o poder público como sempre NADA FAZ!!!!

FELIPE CURY FROSSI
FELIPE CURY FROSSI
1 ano atrás

Os caras vão fazer a estação da linha 15 e já não licitaram a parte da linha 10. Pq esses idiotas não fazem igual a Penha que a mesma construtora da linha 2 irá fazer a parte das linhas 3 e 11?

JOEL
JOEL
1 ano atrás

Enquanto isso, a 17-Ouro, tá indo pra sepultura pelo jeito !!

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
1 ano atrás

A União não deveria cobrar aluguel do metrô.

Daniel
Daniel
1 ano atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

Claro que tem que cobrar. O terreno é da União. Se você tiver um imovel deixa alguem construir algo nele sem cobrar nada.

Julia
Julia
1 ano atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

a linha 15 precisa de outra conexao alem da linha 2 hoje a linha 15 é uma linha pendular.
Com relaçao a linha 2 eu estenderia apenas até tiquatira realmente acho que vai ficar muito carregada se chegar em guarulhos deixaria a linha 19 celeste exclusiva para guarulhos.
infelizmente foi invertida a ordem de prioridades da linha 19 e 20.passaram a linha 20 na frente para agradar o pessoal do itaim bibi que gosta do tarcisio o povo de guarulhos e do abc que lute sem metro.

Marcus
Marcus
1 ano atrás
Responder para  Julia

Questão de INTEGRAÇÃO, irmão – acesso direto pra ZL e Paulista enquanto a 19 dá acesso direto ao centro. Linha 2 indo até Guarulhos é uma expansão necessária, junto da 19.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
1 ano atrás

O cara tá reclamando que vão construir mais uma estação.

Sobrinho de Nonô
Sobrinho de Nonô
1 ano atrás
Responder para  Sobrinho de Nonô

Você que tem que ser mais claro quando faz um comentários. Disse que Estação Ipiranga sem L5 chegando não ia adiantar nada. Então você está elogiando a construção de uma estação que não vai adiantar de nada? Estações e linhas de metrô demoram mesmo. Cada passo será dado e quando todos forem concluídos, ainda será insuficiente. Ficar só reclamando é chato demais.

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás

Parece que tudo foi feito errado nessa obra, um terreno público sendo fonecido por meio de aluguel pra outra empresa pública, construção da L15 sem a parte da CPTM numa estação que não tem nenhuma condição de receber conexão, sério esse governo entreguistas quer privatizar tudo e acaba travando obras na desculpa de jogar na mão da operadora privada que nunca vai construir nada, Santo Amaro até hoje com a obra de Santo Amaro atrasada, L6 sendo construída e a conexão e unificação da Água Branca sem nenhum sinal de licitação para construção, absurdo atrás de absurdo

Leoni
Leoni
1 ano atrás

Após uma análise arquitetônica mais apurada e detalhada pode se concluir que esta nova estação terminal da Linha 15-Prata de acordo com as plantas apresentadas será simples e com acessos as plataformas laterais da Estação Ipiranga da CPTM, portanto não possuirá nada de inovador e moderno. Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores ao que foi feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Hubber” o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM que funcionaria como linha pendular para aliviar todas as Linhas provenientes do Alto Tietê através da Linha 2-Verde, aparece na foto anexa e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas como as do Pari, Alto da Mooca, São Carlos, Bom Retiro, Água Branca entre outras não será edificado, pois este atual projeto não possui aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!