Canteiro de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata começa a ser mobilizado

Imagens aéreas mostram tapumes sendo colocados ao redor da obra, que está em fase de preparação. Nova estação do monotrilho será integrada com a Linha 10-Turquesa
Estação Ipiranga em Janeiro/2024 (iTechdrones)
Terreno da estação está sendo preparado para as obras (iTechdrones)

A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata será a próxima parada do monotrilho no sentido oeste. Integrada com a Linha 10-Turquesa, a estação deverá cumprir importante papel ao desafogar a estação Vila Prudente, a que mais recebe passageiros no ramal.

Imagens aéreas registradas pelo canal iTechdrones mostram que no local onde será construída a nova estação já ocorreram movimentações.

Inicialmente é possível ver de forma clara o grande terreno onde serão executadas todas as atividades de construção. Esta é uma área da União e que foi cedida ao Metrô por meio de aluguel.

Nas imagens é possível ver a presença de tapumes cercando a área da estação e também do galpão existente. Aparentemente, o terreno deverá passar por limpeza antes de ser efetivamente ativado para obras.

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No local existem trilhos de antigos ramais ferroviários, que possivelmente atendiam clientes em serviços cargueiros. Uma das principais características no entorno da Linha 10-Turquesa é a grande quantidade de vias dado o caráter industrial da região.

Neste primeiro momento, a estação Ipiranga da CPTM não será afetada pelas obras. Existem projetos para que a parada de trens localizada na região leste da cidade possa ser reconstruída, integrando-se de forma mais eficiente com a Linha 15-Prata.

O grupo responsável pelas obras é o Consórcio Expresso Ipiranga formado pelas empresas Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens. As obras têm um valor de R$ 445 milhões e prazo de construção de 40 meses, ou seja, por volta do final de 2026.

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16 comments
  1. Será que finalmente irão remover a favela que existe na entrada da estação de trem? Nos últimos 15 anos removeram duas vezes quase todas as famílias mas deixaram um pessoal, cada vez a favela volta maior, além de muitos usuários serem assaltados junto a entrada da estação o pessoal da favela agora construiu muretas na rua para dificultar a entrada de carros, assim não se consegue deixar ninguem na porta da estação, fora que também estão construindo na rua, daqui a pouco ningem mais consegue acessar a estação, o poder público como sempre NADA FAZ!!!!

  2. Os caras vão fazer a estação da linha 15 e já não licitaram a parte da linha 10. Pq esses idiotas não fazem igual a Penha que a mesma construtora da linha 2 irá fazer a parte das linhas 3 e 11?

  3. Estação Ipiranga da L15 sem a L5 lá também não vai desafogar nada.

    No máximo 12% só da demanda na hora de pico em Vila Prudente é que vai usar Ipiranga, ou seja, pouco para se dizer que vai desafogar, ainda mais levando em conta que a L15 já vai trazer mais pessoas ao chegar em Jacu-Pêssego (e mais ainda em C.Tiradentes, se chegar algum dia).

    Além do mais, para a L2 praticamente não haverá refresco nenhum, já que sem a L5 no Ipiranga (e com pelo menos 88% da demanda na hora de pico da L15 em Vila Prudente), o trecho entre Sacomã e Chácara Klabin da L2 continuará superlotado e cada vez mais saturado e insuportável.

    Mas tudo bem, já que o que importa é que a L2 passará a carregar (em passageiros/hora em um mesmo sentido) 21% a mais que a L3, deixando todos contentes por tirar da L3 o posto de linha mais carregada da rede, o qual será passado para a L2.

    E quando toda essa novela de expansão da L2 até Guarulhos terminar (se a L19 já estiver pronta também), a L2 carregará por hora e por sentido ainda mais: “apenas” 72% a mais que a L3 (ou seja: a Vermelha vai carregar apenas 58% do carregamento da Verde)…

    Mas tudo bem também, já que a promessa nunca foi desafogar a rede, mas sim apenas a L3 (e indiretamente também a L1, que nem precisaria desafogar ainda mais, mas…).

    Enfim, fantástico, hein?!

      1. Ninguém aqui está reclamando que vão construir mais uma estação (Ipiranga). Aliás, muito pelo contrário até.

        Porém, isso é apenas um primeiro passo.
        Se parar por aí e mais nada for feito, não vai adiantar muito.

        Além do mais, é preciso salientar que quem espera por desafogar a Estação Vila Prudente (por conta de Ipiranga) vai se decepcionar bastante!
        Não é à toa que estão ampliando a integração entre as linhas 2 e 15. Se fosse desafogar mesmo, não precisaria ampliar, era só construir Ipiranga da L15 e pronto.

        Enfim, peço, por favor, que leia com atenção o que está escrito antes de fazer comentários equivocados. Grato.

        1. Você que tem que ser mais claro quando faz um comentários. Disse que Estação Ipiranga sem L5 chegando não ia adiantar nada. Então você está elogiando a construção de uma estação que não vai adiantar de nada? Estações e linhas de metrô demoram mesmo. Cada passo será dado e quando todos forem concluídos, ainda será insuficiente. Ficar só reclamando é chato demais.

          1. Ué… quando, por exemplo, chove de gente reclamando que cancelaram o monotrilho da L18 (e eu também sou contra tal cancelamento), você não diz isso…

            Reclamação só é boa quando você concorda com ela?!

            Na verdade, tem sempre que reclamar mesmo (afinal, “quem não chora não mama”).

            Vivemos em um país onde um dos grandes problemas é justamente este: as pessoas deixam para lá por preguiça de reclamar e/ou por achar que de nada vai adiantar; ou reclamam nos meios errados.

            No caso, “reclamar” sobre transporte, em um site de excelência sobre esta temática (este mesmo, o “Metrô CPTM”) —que eu sei que é sim visitado/lido também por funcionários do Metrô de SP que trabalham na área de planejamento de transportes—, pode sim ser útil.

            Sem mais, encerro meus comentários aqui.

    1. Após uma análise arquitetônica mais apurada e detalhada pode se concluir que esta nova estação terminal da Linha 15-Prata de acordo com as plantas apresentadas será simples e com acessos as plataformas laterais da Estação Ipiranga da CPTM, portanto não possuirá nada de inovador e moderno. Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores ao que foi feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Hubber” o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM que funcionaria como linha pendular para aliviar todas as Linhas provenientes do Alto Tietê através da Linha 2-Verde, aparece na foto anexa e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas como as do Pari, Alto da Mooca, São Carlos, Bom Retiro, Água Branca entre outras não será edificado, pois este atual projeto não possui aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!

    1. Claro que tem que cobrar. O terreno é da União. Se você tiver um imovel deixa alguem construir algo nele sem cobrar nada.

    2. a linha 15 precisa de outra conexao alem da linha 2 hoje a linha 15 é uma linha pendular.
      Com relaçao a linha 2 eu estenderia apenas até tiquatira realmente acho que vai ficar muito carregada se chegar em guarulhos deixaria a linha 19 celeste exclusiva para guarulhos.
      infelizmente foi invertida a ordem de prioridades da linha 19 e 20.passaram a linha 20 na frente para agradar o pessoal do itaim bibi que gosta do tarcisio o povo de guarulhos e do abc que lute sem metro.

      1. Na verdade, infelizmente, a L2 mal vai aguentar ser expandida até PENHA “apenas”.

        Até TIQUATIRA já seria/será superlotar em demasia e ssturar completamente a L2.

        Até DUTRA (mesmo concomitantemente com a L19 completa) considero um verdadeiro devaneio, falta de bom senso e um planejamento mal-intencionado, já que falta de planejamento que não é (não faltam dados que mostrem que NÃO se deve levar a L2 além da PENHA).
        Por que a única linha que “pode” ser expandida indefinidamente é a L2 (e as outras não)?!

        E não adianta dizer que precisa levar a L2 até Guarulhos porque esta cidade precisa de metrô. Precisa mesmo, mas necessita de uma linha que atenda de verdade a cidade e de forma mais rápida e eficiente, e esta LINHA é a 19 (e NÃO a 2).

        1. Questão de INTEGRAÇÃO, irmão – acesso direto pra ZL e Paulista enquanto a 19 dá acesso direto ao centro. Linha 2 indo até Guarulhos é uma expansão necessária, junto da 19.

          1. A L19 tem previsão de cortar a Av. Paulista na Estação BRIGADEIRO, proporcionando, desta forma, um acesso MUITO mais rápido à região da Paulista do que entrar na L2 em Guarulhos e esperar 500 estações para se chegar ao destino.

            A L2 em Guarulhos não tem e nunca teve a função de fazer o passageiro viajar, de forma pendular, entre Guarulhos e a av. Paulista (ainda que quem quiser fazer isto que fique à vontade, é claro).
            Para isso, a L19 é mais rápida também.
            A ideia é para viagens “intermediárias” na ligação da L2 com Guarulhos, além de propiciar um acesso para Guarulhos para quem está no contrafluxo, ou vindo da L3 (via Penha), por exemplo.

            10 anos atrás, a primeira fase da L19 iria até BRIGADEIRO.
            A meu ver, isto deveria ser mantido, a fim de aliviar a L2, e não apenas a L19 até Anhangabaú neste primeiro momento, mesmo porque entre Anhangabaú e Brigadeiro não daria nem 3 km de linha.

  4. Parece que tudo foi feito errado nessa obra, um terreno público sendo fonecido por meio de aluguel pra outra empresa pública, construção da L15 sem a parte da CPTM numa estação que não tem nenhuma condição de receber conexão, sério esse governo entreguistas quer privatizar tudo e acaba travando obras na desculpa de jogar na mão da operadora privada que nunca vai construir nada, Santo Amaro até hoje com a obra de Santo Amaro atrasada, L6 sendo construída e a conexão e unificação da Água Branca sem nenhum sinal de licitação para construção, absurdo atrás de absurdo

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