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TIC Sorocaba terá viaduto de 2 km na Lapa e super túnel em Alumínio

Projeto do trem regional contemplará 33 viadutos, oito túneis e três pontes ao longo de seu trajeto. A extensão linear de todas as obras de arte previstas é de 12,3 km

Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

O TIC Eixo Oeste, serviço de trens regionais ligando São Paulo à Sorocaba, se destaca não só por ser uma rota expressa entre as duas regiões metropolitanas, mas também pela sua complexidade técnica e de engenharia.

O site realizou um levantamento das principais obras de arte do projeto, que deverá contar com 89,6 quilômetros de extensão. Destes trechos, quase metade será de vias novas e 30% serão das vias originais da Estrada de Ferro Sorocabana.

Pontes

O projeto prevê a construção de três pontes ferroviárias para permitir o cruzamento de rios que cortam a região. A extensão total das pontes é de 468 metros, destacando-se os empreendimentos PON-003 (Rio Pinheiros), com 333 metros de extensão, e a PON-001 (Rio Sorocaba), com 100 metros de comprimento.

Obras de arte especiais estão previstos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Obras de arte especiais estão previstos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Viadutos

O trecho contará também com 33 viadutos, sendo 22 ferroviários e 11 rodoviários. A extensão total projetada é de 5.422 metros lineares.

Os viadutos de maior destaque são o VFE-021 (Acesso Bethaville), com 886 metros. Este viaduto tem como objetivo realizar a ligação da Linha 8-Diamante até o trecho da Rodovia Castelo Branco.

Já o viaduto VFE-022 (Lapa) será o maior de toda a obra, com 2.110 metros de extensão. Esta nova estrutura deverá cruzar uma parte do Pátio Lapa, evitando a interferência com os bens tombados na região.

Obras de Arte Especiais (Jean Carlos)
Obras de Arte Especiais (Jean Carlos)

Túneis

O projeto do TIC Eixo Oeste prevê a construção de sete túneis ferroviários com distância linear de 6.440 metros. Estas estruturas deverão permitir a passagem dos trens em regiões onde existem grandes interferências em termos de relevo ou trechos urbanos.

Destacam-se os empreendimentos TUN-003, localizado em Mairinque, com 1.112 metros de extensão linear.

Já o maior túnel do trecho, o TUN-002, está localizado no município de Alumínio. Está previsto que a obra de arte tenha extensão total de 2.840 metros, sendo a maior obra de arte de todo o TIC Eixo Oeste.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, acaba de lançar a consulta pública do TIC Sorocaba e deve marcar as primeiras audiências públicas em breve.

O leilão de concessão está previsto para o final deste ano.

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8 Comentários

  1. Se o projeto é esse, tudo bem. Mas daí, com essas estruturas todas, ele sair do papel…
    Considerando-se que há vários projetos menos complexos por aí, ainda dormindo no papel e sem previsão para virarem realidade, fica difícil acreditar que esse pacote de grandes obras vá mesmo pra frente.
    Sei não…

  2. Por isso que falei quando saiu o primeiro texto que isso só tem muita coisa e pouca execução, e no final vão usar quase toda a via antiga. Tunel em Alumínio de dois quilometros? Além de caro, já tem as recentes obras da Raposo Tavares que provavelmente vai dar alguma interferência. Mairinque, provavelmente o túnel é como dito, para evitar o pátio. Mas não tem muita área possível para estação FORA do centro de Mairinque. Viaduto na Lapa? O Pátio Lapa precisa ser revisto, mas por um viaduto, aposto que vão desocupar as casas do pátio e pegar parte da vila militar (este último não tem problema, os mitares tem uma dívida com o Brasil).

    Se a TIC quer ser ágil, o ideal é se concentrar primeiro na retificação Itapevi – Sorocaba ou Itapevi – Mairinque. Isso já daria um referencial de mudança, dado que trecho imagino que seja o mais rápido e menos problemático para retificação, além de já ter uma demanda em espera que pode já fazer alguma renda assim que concluir as obras. Depois fazer as obras para o serviço expresso e segregado, caso necessário.

      1. Sim. São Roque seria uma estação também para Araçariguama e Ibiúna. Mairinque e Sorocaba atenderia arredores como Votorantim, Itu, Piedade, Araçoiaba, e outros.

  3. Deveria ter uma estação do parador na Lapa, junto das linhas 20, 7, 8 e 9, e levarem a linha 3 até lá. Assim como na estação Água Branca, já seria um ponto de conexão entre as demais linhas, igual ao hub que hoje é a Barra Funda e também será a Água Branca.

  4. Ler essas matérias é como ler ficção científica, toda semana saem anúncios sobre os TIC, mas nada concreto. Linhas de trem não são feitas de modo aleatório e faltam respostas a questões básicas, como será a conexão das RM de Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista aos aeroportos? as transferências entre RMs vão ser feitas de metrô (a familia pega um trem em Campinas, faz várias tranferências de metrô para poder continuar a viagem para Santos)? Por que não há ramal entre TIC Campinas e Viracopos.
    Faltam expor as motivações estratégicas dos projetos, a chamada Macrometrópole Paulista tem os três principais aeroportos e dois dos principais portos do país, é preciso que o governo nos informe como ele pretende articular essas infraestruturas.

  5. A adoção de trens pendulares poderia dispensar boa parte dessa obra faraônica, aproveitando o antigo traçado que só precisaria ser retificado.
    Interessante que no Japão existem trens regionais pendulares elétricos e á diesel de bitola métrica que percorrem até 130 km/h.

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