TIC Sorocaba terá viaduto de 2 km na Lapa e super túnel em Alumínio
Projeto do trem regional contemplará 33 viadutos, oito túneis e três pontes ao longo de seu trajeto. A extensão linear de todas as obras de arte previstas é de 12,3 km

O TIC Eixo Oeste, serviço de trens regionais ligando São Paulo à Sorocaba, se destaca não só por ser uma rota expressa entre as duas regiões metropolitanas, mas também pela sua complexidade técnica e de engenharia.
O site realizou um levantamento das principais obras de arte do projeto, que deverá contar com 89,6 quilômetros de extensão. Destes trechos, quase metade será de vias novas e 30% serão das vias originais da Estrada de Ferro Sorocabana.
Pontes
O projeto prevê a construção de três pontes ferroviárias para permitir o cruzamento de rios que cortam a região. A extensão total das pontes é de 468 metros, destacando-se os empreendimentos PON-003 (Rio Pinheiros), com 333 metros de extensão, e a PON-001 (Rio Sorocaba), com 100 metros de comprimento.

Viadutos
O trecho contará também com 33 viadutos, sendo 22 ferroviários e 11 rodoviários. A extensão total projetada é de 5.422 metros lineares.
Os viadutos de maior destaque são o VFE-021 (Acesso Bethaville), com 886 metros. Este viaduto tem como objetivo realizar a ligação da Linha 8-Diamante até o trecho da Rodovia Castelo Branco.
Já o viaduto VFE-022 (Lapa) será o maior de toda a obra, com 2.110 metros de extensão. Esta nova estrutura deverá cruzar uma parte do Pátio Lapa, evitando a interferência com os bens tombados na região.

Túneis
O projeto do TIC Eixo Oeste prevê a construção de sete túneis ferroviários com distância linear de 6.440 metros. Estas estruturas deverão permitir a passagem dos trens em regiões onde existem grandes interferências em termos de relevo ou trechos urbanos.
Destacam-se os empreendimentos TUN-003, localizado em Mairinque, com 1.112 metros de extensão linear.
Já o maior túnel do trecho, o TUN-002, está localizado no município de Alumínio. Está previsto que a obra de arte tenha extensão total de 2.840 metros, sendo a maior obra de arte de todo o TIC Eixo Oeste.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, acaba de lançar a consulta pública do TIC Sorocaba e deve marcar as primeiras audiências públicas em breve.
O leilão de concessão está previsto para o final deste ano.
Se o projeto é esse, tudo bem. Mas daí, com essas estruturas todas, ele sair do papel…
Considerando-se que há vários projetos menos complexos por aí, ainda dormindo no papel e sem previsão para virarem realidade, fica difícil acreditar que esse pacote de grandes obras vá mesmo pra frente.
Sei não…
Por isso que falei quando saiu o primeiro texto que isso só tem muita coisa e pouca execução, e no final vão usar quase toda a via antiga. Tunel em Alumínio de dois quilometros? Além de caro, já tem as recentes obras da Raposo Tavares que provavelmente vai dar alguma interferência. Mairinque, provavelmente o túnel é como dito, para evitar o pátio. Mas não tem muita área possível para estação FORA do centro de Mairinque. Viaduto na Lapa? O Pátio Lapa precisa ser revisto, mas por um viaduto, aposto que vão desocupar as casas do pátio e pegar parte da vila militar (este último não tem problema, os mitares tem uma dívida com o Brasil).
Se a TIC quer ser ágil, o ideal é se concentrar primeiro na retificação Itapevi – Sorocaba ou Itapevi – Mairinque. Isso já daria um referencial de mudança, dado que trecho imagino que seja o mais rápido e menos problemático para retificação, além de já ter uma demanda em espera que pode já fazer alguma renda assim que concluir as obras. Depois fazer as obras para o serviço expresso e segregado, caso necessário.
Haja usuário para pagar tudo isso…..
e tem ein, usuários nessas regiões não faltam.
Sim. São Roque seria uma estação também para Araçariguama e Ibiúna. Mairinque e Sorocaba atenderia arredores como Votorantim, Itu, Piedade, Araçoiaba, e outros.
Deveria ter uma estação do parador na Lapa, junto das linhas 20, 7, 8 e 9, e levarem a linha 3 até lá. Assim como na estação Água Branca, já seria um ponto de conexão entre as demais linhas, igual ao hub que hoje é a Barra Funda e também será a Água Branca.
Ler essas matérias é como ler ficção científica, toda semana saem anúncios sobre os TIC, mas nada concreto. Linhas de trem não são feitas de modo aleatório e faltam respostas a questões básicas, como será a conexão das RM de Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista aos aeroportos? as transferências entre RMs vão ser feitas de metrô (a familia pega um trem em Campinas, faz várias tranferências de metrô para poder continuar a viagem para Santos)? Por que não há ramal entre TIC Campinas e Viracopos.
Faltam expor as motivações estratégicas dos projetos, a chamada Macrometrópole Paulista tem os três principais aeroportos e dois dos principais portos do país, é preciso que o governo nos informe como ele pretende articular essas infraestruturas.
A adoção de trens pendulares poderia dispensar boa parte dessa obra faraônica, aproveitando o antigo traçado que só precisaria ser retificado.
Interessante que no Japão existem trens regionais pendulares elétricos e á diesel de bitola métrica que percorrem até 130 km/h.