Governo Tarcísio lança consulta pública do Trem Intercidades para Sorocaba

Projeto do novo serviço regional expresso estará aberto para envio de contribuições até 02 de junho

Trem regional
Trem regional (Pxhere)

O processo de concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste (TIC Sorocaba) deu seu primeiro passo nesta quarta-feira, 30, com a abertura da consulta pública para o projeto de concessão.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) libera ainda durante a quarta-feira os documentos preliminares do edital para acesso público.

As contribuições poderão ser enviadas até o dia 02 de junho, mas a forma de participação ainda será divulgada nos documentos.

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O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) também deverá lançar uma série de audiências públicas para discutir o projeto em breve.

Traçado provisório do Trem Intecidades para Sorocaba (GESP)

Demanda de 50 mil passageiros por dia

Segundo Trem Intercidades a ser leiloado, o TIC Sorocaba será bem diferente do projeto do TIC Eixo Norte (Campinas).

Como a Linha 8-Diamante já está concedida, o serviço expresso será o grande atrativo, com demanda diária de 50 mil passageiros.

Em um mapa preliminar, a SPI considera que o trem regional terá duas estações em Sorocaba e uma em São Roque, mas esses detalhes podem mudar com o amadurecimento do projeto.

A concessão terá duração de 30 anos e prevê a operação em um trajeto de 100 km. A expectativa é que o leilão ocorra no final deste ano.

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7 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, pois faz falta o transporte ferroviário de passageiros que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento das Regiões Oeste e Sudoeste do Estado, mas que têm seus trechos todos abandonados em especial o Ramal de Itararé (Iperó X Itararé), divisa com o Estado do Paraná.

  2. Parabéns ao governo pela iniciativa e pelo jeito será mais um ramal indo para o grupo comporte e CRRC.

  3. tem um detalhe importante: o edital de concessão das linhas 8/9 prevê que em caso de construção de um trem regional até Sorocaba, essa linha seria operada pela concessionária dessas linhas.

    ou seja, ou é um esquema para injetar dinheiro nesta concessão que incrivelmente está dando prejuízo, ou o governo conseguiu algum acordo para deixar passar.

    1. Não sei onde viu isso, mas o TIC Sorocaba pode receber uma concessionária diferente do que a ViaMobilidade, já que é pouco provável que a CCR vai querer criar uma linha nova do zero.

  4. Triste que Mairinque não está inclusa no projeto, aquela icônica estação merecia voltar a receber passageiros

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