Trecho entre Sorocaba e Amador Bueno terá prioridade no TIC Eixo Oeste
Serviço parador também terá preferência na operação em relação ao serviço expresso

Viajar de Sorocaba até a estação Água Branca, em São Paulo, será uma realidade para os passageiros por volta de 2033 ou 2034, se não houver imprevistos na concessão do TIC Eixo Oeste.
Mas ver trens de passageiros circulando entre a cidade do interior do estado e estações como Brigadeiro Tobias, São Roque e Amador Bueno pode ser algo possível antes desse prazo.
O edital do Trem Intercidades prevê que a futura operadora inicie primeiro a operação entre Sorocaba e Amador Bueno, a chamada Fase 1.
Essa possibilidade permitirá que a concessionária comece a prestar serviços e assim ter receitas antes de entregar todo o projeto.
Como o trecho referido está desativado, haverá condições para que a implantação prossiga de maneira célere, caso alguns gargalos jurídicos, técnicos e ambientais sejam superados.

Nesse cenário, os usuários do Trem Intercidades Eixo Oeste poderiam já a partir do começo da próxima década utilizar o trem parador até Amador Bueno e de lá seguir viagem pela Linha 8-Diamante até a capital.
Não será tão vantajoso em matéria de tempo quanto o serviço expresso, mas uma opção mais em conta que o ônibus ou automóvel.
Serviço parador tem preferência
Outro aspecto do edital pouco comentado é que o serviço parador – e não o expresso – terá preferência na operação.
Segundo o governo, o serviço expresso é “complementar ao serviço parador” e por isso em caso de demanda inferior, a prioridade é manter os trens parando nas seis cidades do trajeto.
O leilão do Trem Intercidades Eixo Oeste teve a consulta pública encerrada na segunda-feira, 2, enquanto realizou as três audiências públicadas na semana passada.

O plano da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) é lançar o edital durante o terceiro trimestre e realizar o leilão no final deste ano.
Com isso, a assinatura do contrato poderá ocorrer até março de 2026. Na prática, as atividades como projeto, licenças e estudos poderão ocorrer entre o final do ano que vem e 2027. Serão sete anos de prazo para inaugurar o projeto completo.
Imagina só o grandioso e esplendoroso Hub Intermodal de Amador Bueno da Veiga! 🤣😂
Se o objetivo é propiciar conexão com a L8 (e talvez dividir trilhos em casos de emergência), faz muito mais sentido que isso seja feito na estação Itapevi, que pelo menos está de frente para um comércio relativamente forte. Uma parada em Amador Bueno só serviria para o embarque de mosquitos da dengue, com nenhuma relevância para o público que vém de Sorocaba.
E lembrar também que Amador Bueno, Ambuitá e Santa Rita não possuem plataforma pra 8 carros e nem sinalização para serviços frequentes…
O problema é que Itapevi não tem espaço fisico para uma integração maior. Atualmente conta-se 4 vias (uma auxiliar ao sul, via da plataforma 3, plataforma 2 (ambas Julio) e plataforma 1 (Amador). Teria que reconstruir a estação para ou colocar mais linhas ou mesmo readequar o expresso. A estação creio que faz 10 anos que foi “reconstruída” (cof cof) ou menos.
Amador Bueno é “fácil” colocar mais linhas e tem espaço para trabalhar, sem residências ou interferências maiores (fora a desapropriação da favela que a prefeitura e câmara de vereadores de itapevi deixaram rolar). Há anos ideias para melhorar o bairro, mas bem, prefeitura não se esforça e a população local também não…
O mais legal é como um “projeto” que tá na cara que não vai sair, acaba gerando tanta notícia. É por isso que está e outras falácias são soltas. Entrenimento puro
Ano eleitoral em 2026 A vontade de falar certas coisas é alta, mas não vou porque pode soar ofensivo demais para alguns.