Após um hiato de algumas semanas, a BYD voltou a realizar um teste com novo trem da Linha 17-Ouro, do Metrô de São Paulo.
A novidade é que a composição de monotrilho circulou pela primeira vez durante a noite – a data exata do teste não foi revelada.
Um curto vídeo foi divulgado pela fabricante, que também revelou que o trem SkyRail circulou em uma velocidade ligeiramente maior.
Ainda se deslocando com bastante cuidado na via, a unidade atingiu 15 km/h, sendo alimentada pelo terceiro e quatro trilhos, ou seja, com energia externa.
A BYD também aproveitou a nova incursão para definir os processos para acesso à via operacional.

Inauguração esperada dentro de pouco mais de um ano
Após anos de lentidão e problemas, a implantação da Linha 17-Ouro ganhou velocidade a partir de momento que empresas mais sérias assumiram os projetos.
A construtora Agis, por exemplo, está na reta final das obras civis de sete das oito estações, além de avançar no pátio de manutenção e também nas vias operacionais, entre outros serviços.
A empresa também é responsável pelo sistema de alimentação elétrica, que contará com uma nova subestação na Avenida Bandeirantes.

Já a BYD, além de fabricar os 14 trens da primeira fase, está instalando portas de plataforma e vários sistemas, entre eles o de sinalização e controle.
No momento, há duas composições no pátio e outras a caminho do Brasil a partir da China.
O prazo para que a Linha 17 seja inaugurada é de junho de 2026, portanto, dentro de pouco mais de um ano.