Trem de Alta Velocidade entre Rio e São Paulo deve ter estudo de viabilidade finalizado em 2024

Trem de Alta Velocidade entre Rio e São Paulo deve operar em 2032 (N509FZ)
Trem de Alta Velocidade entre Rio e São Paulo deve operar em 2032 (N509FZ)

A proposta de ligações de trens de alta velocidade (TAV) no Brasil são consideradas alvo de muita expectativa. Dentro deste campo, destaca-se a proposta promovida pela empresa TAV Brasil para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro.

O novo serviço de alta velocidade será inédito no país e terá extensão de aproximadamente 417 km entre Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto é uma concessão que terá duração de 99 anos com possibilidade de renovação.

Projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (Jean Carlos)
Projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (Jean Carlos)

Cronograma

O cronograma do projeto estabelece que o TAV deverá estar em operação em um prazo de 10 anos. A primeira etapa é a realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e social que terá duração de dois anos e tem previsão de serem finalizados no final de 2024.

A próxima etapa, segundo o cronograma, é a obtenção das licenças prévias que deverão ocorrer entre 2024 e 2025. O projeto executivo deverá ser preparado entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2026, com duração de dois anos.

Ao mesmo tempo em que o projeto executivo for sendo elaborado, a TAV Brasil precisará obter a licença de instalação por volta do primeiro semestre de 2026.

A implantação do projeto ocorrerá em seis anos. As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2026 e terminar no primeiro semestre de 2032. Até o final de 2032, a licença de operação e o início das primeiras viagens deverão ocorrer.

Cronograma de implantação (Jean Carlos)
Cronograma de implantação (Jean Carlos)

Traçado

O traçado deverá ser semelhante ao primeiro projeto em estudo do TAV elaborado pelo governo federal. As principais mudanças ocorreram na chegada às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Um dos principais desafios é a implantação do túnel de 8,6 km para cruzar a Serra das Araras no Rio de Janeiro. Em São Paulo o traçado vai aproveitar o trecho do Rodoanel Norte em construção.

O traçado de 378 km

Características técnicas

Os trens do TAV deverão ter bitola internacional de 1,435 mm e velocidade de 320 km/h chegando em alguns apontos a 350 km/h.

Os trens serão tracionados por energia elétrica com 25kV (geralmente em corrente alternada). A sinalização será do tipo ETCS Nível 2 e comunicação do tipo GSM-R.

A rampa máxima para o projeto será de 3,5% e o tipo de trens utilizados serão do tipo TUE, o mesmo padrão utilizado nas ferrovias de alta velocidade no exterior.

Características técnicas do TAC (Jean Carlos)
Características técnicas do TAV (Jean Carlos)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Serviços

Os serviços se darão em duas estações principais: São Paulo e Rio de Janeiro. As estações intermediárias são São José dos Campos e Volta Redonda.

Estão em estudos paradas em Guarulhos, Jacareí, Taubaté/Pindamonhangaba, Resende, Aparecida e Barra da Tijuca.

Serviço

O tempo de viagem será de 84 minutos entre as duas pontas. O valor do serviço não foi divulgado, mas deverá ter variações conforme o tipo de serviço escolhido e o público alvo, indicando possibilidade de se trabalhar com diversas classes de serviço.

Características do serviços (Jean Carlos)
Características do serviços (Jean Carlos)

O fluxo de passageiros entre as duas capitais, segundo projeções, é de 71 milhões de passageiros por ano, chegando a 99 milhões de passageiros no horizonte de 2060.

O serviço do TAV deverá ser competitivo com todos os modos existentes, seja carro particular, ônibus e os aviões. Existe também a possibilidade da exploração do serviço expresso de carga para mercadorias de alto valor agregado que não são contempladas pelas ferrovias de carga atuais.

Serviço será competitivo com a ponte aérea (Jean Carlos)
Serviço será competitivo com a ponte aérea (Jean Carlos)

Financiamento

O maior desafio para o projeto é o seu financiamento. Orçado em R$ 50 bilhões, o projeto deverá focar no desenvolvimento imobiliário para resolver a questão do alto custo.

O desenvolvimento de estruturas em anexo como estacionamentos, shoppings, conjuntos hoteleiros e espaços de convivência com a exploração do direito de laje poderá tornar as estações mais do que lugares de parada, mas centros de comércio e serviços regionais.

Potencial imobiliário para o TAV (Jean Carlos)
Potencial imobiliário para o TAV (Jean Carlos)

Segundo o site Poder 360, a TAV Brasil já firmou seis acordos com empresas interessadas em investir no projeto.

Cabe citar que o Trem de Alta Velocidade é um projeto 100% privado, sem nenhuma interferência, financiamento ou participação do governo federal.

 
 
 
 
Previous Post
Estação Tucuruvi durante greve

Justiça de SP condena sindicato a ressarcir Metrô por danos materiais por greve em novembro de 2023

Next Post
Extensão sul da Linha 6-Laranja deverá se integrar em com diversas linhas em São Carlos (Jean Carlos)

Onde podem ficar as futuras estações da Linha 6-Laranja entre São Joaquim e Parque da Mooca

Related Posts