A Linha 3-Vermelha, do Metrô, opera desde o início da manhã com velocidade reduzida após um trem apresentar falha na altura da estação Tatuapé.
A ocorrência impede que a via seja usada, obrigando as demais composições a circularem na via oposta, o que faz os intervalos aumentarem.
A companhia liberou a integração com a CPTM sem pagamento de tarifa para aliviar a demanda, mas relatos de passageiros mostram que isso não parece suficiente.
Situação normalizada
Por volta de 10h30, o Metrô conseguiu normalizar a operação, não sem antes ter passado por outro problema na estação Barra Funda.
O problema de hoje ocorreu um dia após outro trem ter apresentado uma falha no mesmo ramal, desta vez na estação Penha, com fumaça saindo de um dos carros.
A composição foi recolhida e a operação, retomada.
Isso é bem fácil solução.
MANUTENÇÃO. Qdo se economiza em Funcionários próprios (não terceirizados) e em Manutenção, com o tempo tudo começa a dar problemas. Exemplo: ENEL.
A manutenção do Metrô não eh terceirizada ainda, a da CPTM sim.
Segundo o Metrô, todos os indicadores com gastos com material, pessoal e serviços terceirizados tiveram aumento:
Gastos com material
2018 – R$ 47 milhões
2019 – R$ 62 milhões
2020 – R$ 54 milhões
2021 – R$ 63 milhões
2022 – R$ 75 milhões
2023 – R$ 91 milhões
Gastos com pessoal próprio
2018 – R$ 1824 milhões
2019 – R$ 1753 milhões
2020 -R$ 1496 milhões
2021 – R$ 1546 milhões
2022 -R$ 1770 milhões
2023 -R$ 1921 milhões
Gastos com serviços terceirizados
2018 – Não informado
2019 – R$ 270 milhões
2020 – R$ 238 milhões
2021 – R$ 249 milhões
2022 – R$ 286 milhões
2023 – R$ 331 milhões
Fonte: Metrô de São Paulo – Relatórios Integrados 2018-2023
Ou o Metrô mente nos números ou o Vlamir desconhece os números.
Tarcisão sucateando pra justificar a privatização acelerada.
O metro está sendo sabotado para justificar a terceirização. Levei quase 4 horas para chegar no trabalho, a linha vermelha há tempos não comporta a quantidade de pessoas que transporta. O governo do estado de maneira morosa levou mais de 10 anos para tirar a expansão da linha verde, picotou a extensão da linha laranja até cidade tiradantes criando a linha violeta que nesse momento de projeto terá como ponto final a estação abel ferreira.
A zona leste carece de metro, de trem. O metro carece de investimentos. O cidadão carece de cuidado e respeito
Mas a expansão da Linha 2–Verde, da forma como será feita, não vai resolver NENHUM problema. Apenas irá transferir o problema da Linha 3–Vermelha (e também das linhas de trens metropolitanos da zona leste) para a Linha 2–Verde.
Portanto, vai resolver sim para quem continuar a viagem na Linha 3–Vermelha, mas quem se transferir para a Linha 2–Verde continuará a sofrer.
Se eles quisessem mesmo começar de fato a resolver problemas na REDE como um todo, então eles deveriam ter começado a expansão, para a zona leste, da Linha 5–Lilás, porque esta sim tem condições de absorver bem mais demanda do que a Linha 2–Verde, já que nesta última (Linha 2) vão inserir demanda no fluxo; já na Linha 5 (após Klabin), a demanda seria inserida no contrafluxo desta linha, o qual, portanto, tem bem mais espaço (literalmente) para levar muito mais gente, absorvendo, assim, muito mais demanda, com total tranquilidade (ao contrário da Linha 2 após V. Prudente).
P.S.: a Linha 6–Laranja nunca foi cogitada para chegar até Cidade Tiradentes. O seu projeto anterior pretendia levá-la no máximo até a região de Cidade Líder/Jardim Brasília, assim como a Linha 16–Violeta nasceu da mesma forma, sendo apenas posteriormente ampliada para Cidade Tiradentes.
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por mais que o governo do Estado vem sucateando metrô e CPTM, não justifica uma falha de trem provocar uma situação dessas durante tanto tempo.
trem avariou, evacua e recolhe pro pátio ou desvia em alguma linha auxiliar. o trem tem diversos recursos técnicos para permitir se movimentar isolando alguma falha. se é um problema mais complexo como travamento de rodeiro, faz o procedimento de reboque e tira do trecho.
agora se o problema é mais grave além disso, que provocou uma intervenção muito complexa, então a diretoria do metrô e o secretário devem ser questionados pela situação ter chegado nesse nível.
Aparentemente o botao soco apertado indevidamente por um usuario foi o que ocasionou tanta demora
Considerando que os investimentos aumentaram no Metrô, como o governo do estado estaria sucateando a empresa?
A Companhia do Metropolitano pode contratar novos funcionários, desde que consiga provar tecnicamente para a Secretaria da Fazenda que a contratação de novos profissionais pode ser absorvida financeiramente pela empresa no médio e longo prazo.
Não sei se alguém, ou mesmo o Ricardo, de fato sabe qual foi a falha desse trem, mas qual é a dificuldade em iniciar o recolhimento dele para o pátio?
Acho incrível a demora para recolher um trem com problemas.