Trem falha e Linha 3-Vermelha tem manhã de caos nesta terça-feira, 26

Incidente ocorreu na estação Tatuapé e obrigou a operação a ser feita em velocidade reduzida e maior tempo de parada. Situação foi normalizada por volta de 10h30
Plataforma da estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)
Plataforma da estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

A Linha 3-Vermelha, do Metrô, opera desde o início da manhã com velocidade reduzida após um trem apresentar falha na altura da estação Tatuapé.

A ocorrência impede que a via seja usada, obrigando as demais composições a circularem na via oposta, o que faz os intervalos aumentarem.

A companhia liberou a integração com a CPTM sem pagamento de tarifa para aliviar a demanda, mas relatos de passageiros mostram que isso não parece suficiente.

Situação normalizada

Por volta de 10h30, o Metrô conseguiu normalizar a operação, não sem antes ter passado por outro problema na estação Barra Funda.

O problema de hoje ocorreu um dia após outro trem ter apresentado uma falha no mesmo ramal, desta vez na estação Penha, com fumaça saindo de um dos carros.

A composição foi recolhida e a operação, retomada.

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11 comments
  1. Isso é bem fácil solução.
    MANUTENÇÃO. Qdo se economiza em Funcionários próprios (não terceirizados) e em Manutenção, com o tempo tudo começa a dar problemas. Exemplo: ENEL.

    1. Segundo o Metrô, todos os indicadores com gastos com material, pessoal e serviços terceirizados tiveram aumento:

      Gastos com material
      2018 – R$ 47 milhões
      2019 – R$ 62 milhões
      2020 – R$ 54 milhões
      2021 – R$ 63 milhões
      2022 – R$ 75 milhões
      2023 – R$ 91 milhões

      Gastos com pessoal próprio
      2018 – R$ 1824 milhões
      2019 – R$ 1753 milhões
      2020 -R$ 1496 milhões
      2021 – R$ 1546 milhões
      2022 -R$ 1770 milhões
      2023 -R$ 1921 milhões

      Gastos com serviços terceirizados
      2018 – Não informado
      2019 – R$ 270 milhões
      2020 – R$ 238 milhões
      2021 – R$ 249 milhões
      2022 – R$ 286 milhões
      2023 – R$ 331 milhões
      Fonte: Metrô de São Paulo – Relatórios Integrados 2018-2023

      Ou o Metrô mente nos números ou o Vlamir desconhece os números.

  2. O metro está sendo sabotado para justificar a terceirização. Levei quase 4 horas para chegar no trabalho, a linha vermelha há tempos não comporta a quantidade de pessoas que transporta. O governo do estado de maneira morosa levou mais de 10 anos para tirar a expansão da linha verde, picotou a extensão da linha laranja até cidade tiradantes criando a linha violeta que nesse momento de projeto terá como ponto final a estação abel ferreira.

    A zona leste carece de metro, de trem. O metro carece de investimentos. O cidadão carece de cuidado e respeito

    1. Mas a expansão da Linha 2–Verde, da forma como será feita, não vai resolver NENHUM problema. Apenas irá transferir o problema da Linha 3–Vermelha (e também das linhas de trens metropolitanos da zona leste) para a Linha 2–Verde.

      Portanto, vai resolver sim para quem continuar a viagem na Linha 3–Vermelha, mas quem se transferir para a Linha 2–Verde continuará a sofrer.

      Se eles quisessem mesmo começar de fato a resolver problemas na REDE como um todo, então eles deveriam ter começado a expansão, para a zona leste, da Linha 5–Lilás, porque esta sim tem condições de absorver bem mais demanda do que a Linha 2–Verde, já que nesta última (Linha 2) vão inserir demanda no fluxo; já na Linha 5 (após Klabin), a demanda seria inserida no contrafluxo desta linha, o qual, portanto, tem bem mais espaço (literalmente) para levar muito mais gente, absorvendo, assim, muito mais demanda, com total tranquilidade (ao contrário da Linha 2 após V. Prudente).

      P.S.: a Linha 6–Laranja nunca foi cogitada para chegar até Cidade Tiradentes. O seu projeto anterior pretendia levá-la no máximo até a região de Cidade Líder/Jardim Brasília, assim como a Linha 16–Violeta nasceu da mesma forma, sendo apenas posteriormente ampliada para Cidade Tiradentes.

  3. por mais que o governo do Estado vem sucateando metrô e CPTM, não justifica uma falha de trem provocar uma situação dessas durante tanto tempo.

    trem avariou, evacua e recolhe pro pátio ou desvia em alguma linha auxiliar. o trem tem diversos recursos técnicos para permitir se movimentar isolando alguma falha. se é um problema mais complexo como travamento de rodeiro, faz o procedimento de reboque e tira do trecho.

    agora se o problema é mais grave além disso, que provocou uma intervenção muito complexa, então a diretoria do metrô e o secretário devem ser questionados pela situação ter chegado nesse nível.

    1. Considerando que os investimentos aumentaram no Metrô, como o governo do estado estaria sucateando a empresa?

      A Companhia do Metropolitano pode contratar novos funcionários, desde que consiga provar tecnicamente para a Secretaria da Fazenda que a contratação de novos profissionais pode ser absorvida financeiramente pela empresa no médio e longo prazo.

  4. Não sei se alguém, ou mesmo o Ricardo, de fato sabe qual foi a falha desse trem, mas qual é a dificuldade em iniciar o recolhimento dele para o pátio?

    Acho incrível a demora para recolher um trem com problemas.

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