Túneis da Linha 6-Laranja sob a Marginal Tietê ficam submersos

Trecho da Marginal desabou e túnel da Linha 6 ficou inundado (Reprodução/TV Record)

Hoje pela manhã desta terça-feira (01), um grave acidente ocorreu no canteiro de obras da Linha 6-Laranja de metrô nas proximidades da Marginal Tietê, que inundou os poços e túneis escavados pela Acciona, empresa responsável pela obra. Não houve vítimas.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve o rompimento de uma tubulação de esgoto que passava a três metros do túnel escavado pelo tatuzão. Embora estivesse mapeado pela Acciona, a tubulação acabou rompendo e despejando esgoto na área escavada.

Ainda de acordo com o executivo, de início o volume era pequeno e houve tempo para evacuar o local, mas logo depois o fluxo aumentou, inundando os poços e túneis. A Sabesp já conteve o vazamento e a preocupação das autoridades é com a estabilidade das pistas da Marginal Tietê, cuja parte desabou.

Galli repetiu que não houve choque do tatuzão com a galeria e que os equipamentos serão recuperados pela Acciona.

Veja abaixo vídeo compartilhado em redes sociais que mostra o túnel onde estaria o tatuzão sendo inundado:

YouTube video

A inundação ocorreu logo após o tatuzão, que partiu em dezembro do poço Tietê, chegar ao SE Aquinos, no lado sul da Marginal. Ele havia acabado de finalizar o primeiro trecho de escavação – imagens da roda de corte concluindo o trajeto apareceram há pouco em redes sociais.

Os dois poços são interligados por um túnel realizado em escavação manual e concluído há poucas semanas. Cabe ressaltar que a parede diafragma do SE Aquinos e o túnel escavado pelo shield não sofreram avarias.

Tuneladora sul havia partido no dia 19 de dezembro e levado 44 dias para chegar ao outro lado da Marginal Tietê

Acidente de 2007

O desabamento de parte dos túneis da Linha 6-Laranja traz a lembrança do grave acidente ocorrido no poço da estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela, que ocorreu em 12 de janeiro de 2007, vitimando sete pessoas.

O segundo tatuzão, que estava sendo montado, ficou submerso no fundo do poço Tietê (Reprodução/TV Record)

As paredes do imenso poço desabaram, levando parte dos imóveis no entorno. Naquela ocasião, embora fosse muito próximo do Rio Pinheiros, a obra não utilizada um tatuzão como agora, já que o trecho era escavado em outro método.

A cratera da estação Pinheiros em 2007

No início da tarde, a Acciona e a Linha Uni, concessionária que irá operar a Linha 6, divulgaram a seguinte nota sobre o acidente:

“A Linha Uni e a ACCIONA, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, informam que, hoje pela manhã, ocorreu um  rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência).  O incidente não causou nenhuma vítima.  Equipes da Linha Uni, da ACCIONA e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e,  por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Linha Uni, concessionária responsável pela obra, pelo telefone 0800 580 3172, de segunda a sexta das 8h30 às 17h30 ou por meio da página https://www.linhauni.com.br/contato.

Previous Post

Viagem entre Jardim Colonial e Vila Prudente no mesmo trem deve ocorrer após outubro

Next Post

Concreto e pedras são usados pela Acciona para cobrir cratera e poço da Linha 6-Laranja

Related Posts