Tatuzão da Linha 6 começará a escavar em setembro

Em visita à fábrica de aduelas da obra, governador Alckmin afirma que a primeira das duas tuneladoras chegará ao Brasil em maio
Alckmin: escavação sentido São Joaquim começará em setembro
Alckmin: escavação sentido São Joaquim começará em setembro
Alckmin: escavação sentido São Joaquim começará em setembro
Alckmin: escavação sentido São Joaquim começará em setembro

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta segunda-feira (15) a fábrica de aduelas da Linha 6-Laranja localizada em Perus, próximo ao encontro do Rodoanel Oeste e o futuro Rodoanel Norte, em obras. No local, ele confirmou que os dois tatuzões da linha começarão a escavar os túneis em breve.

O primeiro deles, cuja imagem o blog publicou há poucos dias na China, tem previsão de chegada em maio e deve começar a escavar em setembro. Ao contrário do que se pensava, esse primeiro shield é o que escavará em direção a São Joaquim a partir do poço Tietê – até então, a informação que circulava era que o primeiro deles seguiria em direção ao pátio Morro Grande.

Poço VSE Tietê, por onde os dois shields sairão
Poço VSE Tietê, por onde os dois shields sairão

Segundo Alckmin, o segundo tatuzão chegará em setembro e iniciará seu trabalho de escavação em 2017. Seu trecho, de cerca de 5 km, embora menor que o primeiro (10 km) tem uma tarefa diferente já escavará rocha presente do subsolo da região.

Caso os prazos sejam cumpridos, a cidade de São Paulo terá um intervalo de apenas três meses entre o fim do trabalho de um tatuzão e o início de outro. Isso porque um dos três shields usados nas obras da Linha 5-Lilás completará seu trabalho em junho se tudo correr bem. Com isso, São Paulo terá ganho seis novos túneis escavados por tuneladoras nesta década: um na Linha 4, já em operação, três na Linha 5 e mais dois na Linha 6 – total que poderia ser maior caso as obras da extensão da Linha 2 não tivesse sido suspensa. Lá também há previsão de uso do equipamento.

Fábrica dos anéis dos túneis da Linha 6-Laranja, em Perus
Fábrica dos anéis dos túneis da Linha 6-Laranja, em Perus

A Linha 6-Laranja é a primeira PPP (Parceria Público-Privada) a construir e operar uma linha de metrô no Brasil. O consórcio MoveSP planeja iniciar operação em 2020 e terá 19 anos para explorar o ramal antes de repassá-lo ao governo.

Estoque para início da construção dos túneis já é grande
Estoque para início da construção dos túneis já é grande
Molde onde são feitas as peças dos túneis
Molde onde são feitas as peças dos túneis
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