Túnel de estacionamento de trens da Linha 6-Laranja está sendo preparado para escavação

Avatar
Acciona prepara parede de emboque no poço Aquinos. Túnel, localizado abaixo do rio Tietê, servirá no futuro para estacionamento de dois trens de estratégia para uso em horário de pico
O emboque do túnel de estacionamento no VSE Aquinos (Reptrodução/Linkedin)

Enquanto monta o primeiro dos dois “tatuzões” que escavarão os túneis principais da Linha 6-Laranja, a construtora Acciona está preparando a construção de outra passagem subterrânea, o túnel de estacionamento sob o rio Tietê.

Imagens compartilhadas por funcionários no Linkedin mostram uma máquina da empresa quebrando as paredes do emboque do túnel no VSE Aquinos, um poço de ventilação localizado ao lado da pista sentido leste da Marginal Tietê.

Ao contrário da via principal dupla, o túnel de estacionamento será escavado pelo método NATM (também chamado de túnel mineiro), que é feito por camadas e tem um ritmo mais lento que as tuneladoras.

Com cerca de 250 metros de comprimento, o túnel de estacionamento terá via singela (única) e capacidade para dois trens. Segundo uma antiga apresentação da Move São Paulo, concessionária anterior, os trabalhos de escavação tinham prazo estimado de 15 meses, ou quase quatro vezes mais do que o tempo necessário para a abertura do túnel principal pelo tatuzão (veja abaixo).

O caminho do tatuzão por debaixo do rio Tietê (MoveSP)

Os túneis por baixo do rio Tietê devem ser o primeiros dos cerca de 16 km de extensão do ramal e que compreende, além de 15 estações, também o trecho até o futuro pátio de manutenção Morro Grande.

A LinhaUni, concessionária criada para operar a Linha 6-Laranja, deve iniciar o serviço em 2025, segundo o governo do estado.

Total
37
Shares
1 comment
  1. Bom dia. Reportagem do globo play quase 50 imóveis a serem desapropriados na Brasilândia. A Matéria de Fevereiro de 2021. Muita triste.

Comments are closed.

Previous Post

Após três meses em obras, pátio Água Espraiada tem avanço tímido

Next Post

Governo Doria anuncia extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

Related Posts