Tuneladora Cora Coralina ainda não teria partido da estação Aricanduva

Equipamento que escava túneis de trecho de quatro estações da Linha 2-Verde teve que aguardar solução para evitar problema com interceptor de esgoto

Cora Coralina e a estrutura de reação na parte inferior
Cora Coralina e a estrutura de reação na parte inferior (Reprodução)

A tuneladora Cora Coralina da Linha 2-Verde. ainda não teria partido da estação Aricanduva, onde chegou em 13 de abril, portanto, há quase três meses. O motivo, segundo apurou o site, seria uma dificuldade não prevista com coletores de esgoto logo após a estação.

O Metrô e o consórcio responsável por operar o tatuzão tiveram que discutir alternativas para evitar que a passagem do equipamento pudesse danificar os interceptores da Sabesp.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A situação atrasou a partida, que geralmente ocorre cerca de um mês após a chegada à uma estação. Ou seja, a expectativa era que Cora houvesse reiniciado as escavações em meados de maio.

O site, no entanto, ainda não conseguiu apurar qual solução deverá ser adotada e quanto isso ainda atrasará os trabalhos. Vale lembrar que esse tipo de interferência pode causar danos consideráveis se não for propriamente resolvida.

Caminho da tuneladora Cora Coralina de Aricanduva até Guilherme Giorgi (Arte sobre Google Earth)

Na Linha 6-Laranja, o tatuzão sul acabou rompendo um interceptor próximo à Marginal Tietê que provocou o alagamento de túneis e poços e fazendo a escavação atrasar por seis meses.

Cora Coralina já está posicionada para reiniciar as escavações há várias semanas. Seu próximo destino é a estação Guilherme Giorgi que, bastante adiantada, já está preparada para recebê-la.

A segunda etapa de escavações do tatuzão, o único no momento em atividade em São Paulo, recomeçou no final de dezembro a partir da futura estação Penha. De lá, o equipamento avançou até o VSE Soares Neiva, um trecho de 330 metros coberto em cerca de um mês.

Em setembro, outro tatuzão, Hebe Camargo, deve partir da estação Penha em direção à Guarulhos.

Após isso, no entanto, houve algumas dificuldades com o solo pouco antes de chegar à Aricanduva, o que atrasou o trabalho. Cora Coralina acabou rompendo a última parede do percurso em 13 de abril e desde então passa por serviços de manutenção antes de retomar a operação.

Dois tatuzões em direções opostas

O avanço da tuneladora é importante para que a expansão da Linha 2-Verde não atrase mais. Em tese, o trecho de quatro estações, incluindo Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, deve ser entregue em 2028 mas o prazo não é seguro, na opinião deste site.