A última composição modernizada do Metrô iniciou a operação comercial nesta quarta-feira (15) após oito anos da conclusão da sua reforma. A unidade L30, antiga composição da Frota D, passou a operar na Linha 1-Azul após processo de reparos realizados neste ano.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O canal Trilhos Que Movem SP registrou o primeiro dia de operação da composição. O trem ficou encostado por vários anos enquanto era usado como estoque de peças, um processo conhecido como “canibalização”.
A composição possui alguns diferenciais. Os pegamãos, geralmente com as cores das linhas, são cinzas na unidade. os letreiros em LED que ficam na região central dos carros foram removidos, assim como os displays que indicam o número de porta – estes últimos substituídos por adesivos.
Apesar disso, o trem está praticamente novo. Neste primeiro momento, o trem irá passar a operar fora dos horários de pico e estará sujeito a ajustes, comuns para um trem que está em fase de comissionamento.
Equipes técnicas acompanharam a viagem de forma que fosse possível monitorar os parâmetros do trem, garantindo a estabilidade e segurança das viagens.

O processo de modernização das antigas composições do Metrô, compostas pelas Frota A, Frota C e Frota D, foi considerada uma alternativa mais barata de renovar o material rodante da companhia. As caixas de aço inox e os truques foram reaproveitados, sendo que os demais componentes e sistemas foram completamente modernizados.
