Último trem novo da ViaMobilidade é entregue pela Alstom

Composição A36 da Série 8900 já está no Pátio Presidente Altino em Osasco, concluindo encomenda prevista no contrato de concessão
Trem A36, o último da encomenda da ViaMobilidade junto à Alstom
Trem A36, o último da encomenda da ViaMobilidade junto à Alstom (Diego Metroferroviário)

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu nesta quarta-feira, 27, a última composição da Série 8900.

A entrega dos 36 novos trens é o principal investimento realizado pela empresa. Os composições foram adquiridas da empresa francesa Alstom.

O trem A36 foi recepcionado no Pátio Presidente Altino. Após ser encarrilado a composição foi acoplada mecanicamente e segue para a montagem elétrica.

O processo de comissionamento, ou seja, dos testes, deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.

Trem foi fabricado pela Alstom em Taubaté
Trem foi fabricado pela Alstom em Taubaté (Diego Metroferroviário)

Atraso

Apesar do compromisso de investimento ter sido concluído, o atraso na entrega dos trens é evidente.

Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deveria ter recebido todos os trens até dezembro de 2023. Isso representa um atraso de 11 meses, de acordo com o contrato de concessão.

Composição passará por comissionamento antes de prestar serviço
Composição passará por comissionamento antes de prestar serviço (Diego Metroferroviário)

A operação dos trens 36 deveria ocorrer até março de 2024, evidentemente, o prazo também descumprido.

Já a devolução dos trens para a CPTM deveria ter ocorrido até abril de 2024. Segundo apuração do site, o retorno dos trens cedidos deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2025 caso não ocorram imprevistos.

Trem pega fogo na estação Santo Amaro
Trem da Série 8900 foi avariado por incêndio na estação Santo Amaro em 24 de novembro (Reprodução)

Trens danificados

A concessionária tem pelo menos duas composições avariadas recentemente. Os trens A13 e A30 foram acometidos por um curto circuito. A falha gerou danos às composições que poderão passar por reformas junto à Alstom.

A promessa de conforto aventada no contrato ainda não se concretizou em sua plenitude. Ainda será necessário mais esforços para viabilizar condições melhores aos passageiros.

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8 comments
  1. Porque esses sites, blogs, etc nunca fazem uma matéria mostrando a segregação que a ViaMbilidade faz em relação a linha 8 diamante? estamos chegando no fim de outro ano, a encomenda dos 8900 terminaram, e agora fiou mais que provado que o investimento de trens era para apenas uma linha, a linha 9. Que vantagem os usuários da 8 tiveram com uma concessão que levou embora os série 8000 e a manutenção da CAF?? Até quando irão fingir que os trens ”são para as linhas 8 e 9”, sendo que eles não fazem parte de nem 20% da frota da 8??

    1. É dito sobre isso mas não da forma que deveria, porém na vdd mais doq 20% da frota da L8 é dos novos trens, pego a L8 todo dia, e frequentemente vejo do A01 ao A07 rodando por lá, não todos mas pelo menos 2 todos os dias, deveriam ser os 7 tendo prioridade em rodar na linha e não os 7000 completamente destruídos pela viamobilidade

    2. A Linha 8 é o “patinho feio” para a ViaMobilidade!

      Por enquanto, para o usuário das linhas, só algumas “perfumarias” foram entregues (nada que até a CPTM poderia ter feito), e olhe lá.

      A questão dos trens novos não foi nada além de obrigação contratual; porém, a essa altura do campeonato, percebe-se que a preocupação sempre foi só com o usuário da Linha 9.

      Por fim, sabe-se que o usuário (ou “cliente”, como eles gostam de chamar) “ganhou” sim uma coisa em ambas as linhas: aumento de intervalos (redução da oferta portanto) no pico matutino da L8 e em ambos os picos da L9.
      Isso ainda na teoria, porque na prática quem é usuário sabe que o intervalo pode ser bem maior que o programado a qualquer momento (pelo menos nas linhas 8 e 9 eram as linhas nas quais a CPTM cumpria bem mais viagens programadas).

      Ah! E eu já ia me esquecendo: o “shopping trem”, tão criticado, sobretudo na L8, na época da CPTM, não só se manteve como ainda foi AMPLIADO com o aval da ViaMobilidade, ainda mais com as portas entre os carros da série 7000 destrancadas.

  2. Estamos encerrando 2024 e a linha 8 segue com menos de 5 trens novos em operação. Eu mesma nunca peguei um trem novo nessa linha, apenas trens velhos e sujos. Inclusive uma colega de trabalho da minha mãe fraturou a bacia e teve de colocar pinos pois escorregou em vômito no chão do trem ao entrar no vagão e sofreu uma queda feia. A Via Mobilidade e essa privatização vieram apenas para precarizar a linha 8.

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