Obras? Estação Chácara do Jockey da Linha 4-Amarela ainda está em projeto

Extensão do ramal metroviário até Taboão da Serra passa por estudos, incluindo o projeto executivo. Atividades no local ainda não começaram
Área onde provavelmente ficará a estação Chácara do Jockey
Área onde provavelmente ficará a estação Chácara do Jockey

A ânsia por obter audiência em tempos em que o jornalismo ficou em segundo plano tem criado muitos títulos fantasiosos ou de sentido dúbio. É o que acontece com a futura estação Chácara do Jockey, da Linha 4-Amarela.

Embora o projeto da estação ainda esteja em estudo, há quem insinue que existam “obras” no local, o que é falso.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, recebeu um valor do governo do estado para avançar em frentes como projeto executivo, sondagens de solo e estudos ambientais.

Esse processo deve ser concluído em breve e o governo do estado almejava dar início às obras não só de Chácara do Jockey como também de Taboão da Serra até o final do ano.

Corte da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)
Corte da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)

A meta, no entanto, é complexa já que estado e parceiro privado ainda precisam definir os custos da extensão e se a concessionária irá de fato levar a implantação à frente (o que é o mais provável).

Demanda de 38 mil passageiros

Com localização ao lado do Parque do qual recebe o nome, a estação Chácara do Jockey deverá se situar  entre a Avenida Professor Francisco Morato, Rua Francisco Marson, Rua Francisco Santoro e Rua Osiris Magalhães de Almeida.

Mas o projeto está sendo revisado e pode mudar. Havia pressão de moradores para que um dos acessos fosse alterado para não envolver a remoção de árvores.

Este site obteve com exclusividade ao relatório ambiental prévio e ao projeto pré-executivo da estação e mostrou detalhes do futuro empreendimento em maio.

Com demanda prevista de 38 mil passageiros por dia, ela deverá ser aberta no primeiro semestre de 2028, claro, se não houver imprevistos e se as obras começarem (de verdade) em breve.

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4 comments
  1. De acordo com alguns moradores, que se reuniram com representantes da CCR a algumas semanas atrás, o projeto passou por alterações.
    A principal delas é na saída do metrô no parque, que deixaria de ser perto da pista de skate e iria para onde era a GCM. Porém, isso vai exigir uma mudança bem maior na área do outro lado da avenida, pegando agora quase dois quarteirões para a construção da estação.
    Muito difícil que as obras tenham início até o fim do ano, já que as desapropriações não começaram e a ViaQuatro ainda depende de aprovação da Cetesb.

  2. Deveriam ser mais francos nessa matéria e deixar claro que não é só remoção de árvores. Querem acabar com um parque enorme que ainda tem fauna e flora viva, área de lazer para os moradores da região, além de estarmos falando numa época de emergência climática, ali é uma área de escoamento de água das tempestades. Um absurdo se destruírem a chácara do jockey pra construir uma estação. E digo isso porque sou vizinho, moro a 150m do Parque.

  3. Metrô – CPTM 27 11 24
    Ola Ricardo e amigos presentes
    É só uma opinião, pelo ritmo que está indo eu acho que essa estação poderá sofrer um atraso por conta das desapropriações e posterior demolição, quanto a do Taboão tem havido muita sondagem de solo, na parte externa junto a Br 116, e no dia 20/11/24 eu passei nos fundos dessa futura estação e a turma da geologia apesar do feriado estavam com o tripé de coleta trabalhando, ou lá encostado. Se eu passar por lá novamente, vou tentar se informar com pessoal do local, ou da borracharia se o Metrô já tem a posse da área. Até mais

  4. Eu fui responder um comentário e acabei reportando sem querer o comentário super pertinente de um colega aqui, e o site apagou kkkk. Ricardo melhora esse sistema aí.

    O colega disse que teve uma reunião recente entre moradores e a Via4 e que definiram que a saída da estação do lado do parque vai pro lugar onde ficava a GCM, e que por isso vai ter que desapropriar 2 quadras agora pro corpo da estação.

    Então eu respondi: Isso tudo por causa de meia duzia de árvores num parque que deve ter 10mil árvores. Vai causar mais desapropriação do comércio do bairro sem necessidade, gerar um custo extra milionário com desapropriação e construção de uma estação maior. O ambientalismo deveria ser mais razoável, deveriam ponderar os benefícios econômicos e sociais também, inclusive porque de uma forma ou de outra esse dinheiro vai sair de outras áreas de investimento do estado. Mas parece que todo movimento político na sociedade hoje só funciona na base do extremismo…

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