Veja as possíveis localizações das futuras estações Morro Grande e Velha Campinas da Linha 6-Laranja

Dados públicos apontam as áreas de influência das novas expansões da Linha 6-Laranja. Duas novas estações deverão ser construídas na região norte do tramo metroviário

Expansão até o norte deverá contemplar as estação Morro Grande e Velha Campinas (Jean Carlos)
Expansão até o norte deverá contemplar as estação Morro Grande e Velha Campinas (Jean Carlos)

Em diversas ocasiões, o governador Tarcísio de Freitas mencionou futuras expansões da Linha 6-Laranja. A atual gestão autorizou estudos para novas estações ao norte e ao sul além das 15 em construção.

Segundo o governo, a extensão para o trecho norte deverá contar com duas novas estações: Morro Grande e Velha Campinas. O site obteve novas informações relativas às áreas de influência dos novos empreendimentos.

A área de influência é um perímetro que delimita a zona de impacto direto das estações e linhas de metrô. Curiosamente, os dados públicos de área de influência constavam das extensões em estudo.

Vale dizer que o estudo do perímetro não é um documento oficial do governo do estado, portanto, não significa que essas diretrizes serão usadas nos projetos da extensão.

Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao norte (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao norte (Jean Carlos)

A primeira estação após Brasilândia deverá ser a Estação Morro Grande. Ela poderá se localizar em uma região mais próxima do pátio de mesmo nome onde estará localizada a oficina de manutenção de trens e futuro CCO.

De acordo com os dados levantados pelo site, a estação deverá se localizar a cerca de 1,1 km da Estação Brasilândia.

A segunda parada do trecho norte é a Estação Velha Campinas que deverá se localizar nas proximidades da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que fazia parte da antiga Estrada Velha de Campinas.

Ela se ficaria a aproximadamente 1,5 km da Estação Morro Grande e a 2,8 Km da Estação Brasilândia.

“Estação fantasma”

No material analisado pelo site é também possível observar a presença de uma estrutura intermediária entre a Estação Morro Grande e a Estação Velha Campinas. A área de influência é semelhante ao de uma estação (em formato retangular).

Segundo as projeções, esta possível estação estaria localizada na região do CEU Jardim Paulistano, em uma área que também é densamente povoada. Esta área está localizada a 850 metros da estação Morro Grande e a 1,95 km da estação Brasilândia.

Apesar de ficar a uma distância coerente com uma linha de metrô, o local não é citado pelo governo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Futuras estações

Linha 6-Laranja: mais duas estações em estudo

Projeções mais antigas previam que a Linha 6-Laranja pudesse ser integrada com a Linha 7-Rubi em Vila Clarice antes de atingir a estação Bandeirantes.

Esta integração estratégica poderia aliviar a carga de passageiros, permitindo uma alternativa de transporte para os moradores da região norte da metrópole. Por enquanto este trecho não está sendo cogitado para estudos.

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lucas
Lucas
1 ano atrás

Espero que consigam viabilizar essa extensão imediatamente após a conclusão das obras atuais.

Eric
Eric
1 ano atrás
Responder para  Lucas

É isso aí. Ficamos aqui torcida.

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás
Responder para  Lucas

Exato, já utilizaria os tatuzoes já montados para continuar escavando.

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás
Responder para  Leonardo

Na vdd não pq o tatuzão escavará somente até Brasilândia, ele terá q ser desmontado e montado novamente talvez no fim dessa extensão, seguindo sentido São Joaquim

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás

Jean poderia me dizer aonde achar esses dados, quero dar uma olhada melhor nele, se for possível seria uma ótima ajuda

Guilherme
Guilherme
1 ano atrás

Talvez planejam puxar até a Estação Vila Clarisse onde haverá integração com a Linha 7 Rubi da qual a nova concessionária a Comporte terá que construir uma nova estação pensando nessa integração.

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
1 ano atrás

Deveriam pensar em expandir a Linha 6 em direção ao leste ao invés de fazer Linha 16. Isto economizaria tempo e dinheiro, pois o pátio dos trens já está sendo feito. Para mim parece que um dos motivos para fazer deste jeito é para ter mais uma linha para ser concedida.

Marcus
Marcus
1 ano atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

Já foi dito várias vezes, uma extensão a leste precisaria de um segundo pátio…