Veja como era a antiga estação ferroviária onde será construída a parada Penha da Linha 11-Coral

Carlos de Campos foi por muitos anos o ponto de embarque da região e ficava ao lado da atual estação Penha do Metrô. Parada foi desativada nos anos 2000
Estação Carlos de Campos (Elias Pereira)
Estação Carlos de Campos (Elias Pereira)

A Linha 11-Coral voltará a ter uma estação ferroviária na Penha. Sim, para os que não sabem, a futura ligação com as linhas 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô não é a primeira parada que existiu no local.

Há mais de 20 anos operou paralelamente a atual parada da Linha 3-Vermelha, a antiga estação Carlos de Campos que foi desativada com a implantação do Expresso Leste.

Apesar das estações estarem praticamente uma ao lado da outra, Carlos de Campos e Penha não tinham conexão física. Quem utilizava o sistema ferroviário operado pela RFFSA e CBTU tinha que sair da estação antiga e acessar o metrô pagando nova tarifa.

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O site Estações Ferroviárias do Brasil narra um pouco da história da estação que foi aberta no ano de 1894 com o nome de Guaiaúna e atendia ao antigo ramal da Penha, um pequeno trecho ferroviário que foi desativado ainda na década de 10.

Estação Guaiaúna 1924 (Estações Ferroviárias do Brasil)
Estação Guaiaúna 1924 (Estações Ferroviárias do Brasil)

A estação mudou de nome nos anos 30 em homenagem ao governador Carlos de Campos. O mesmo havia falecido no final da década de 20.

A estação atendia o serviço de trens do subúrbio da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Com o passar dos anos, a administração passou para a Rede Ferroviária Federal, fundada em 1957. A partir de 1984 ficou sob a responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), até ser assumida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 1994.

Em 2000, quando estudava a implantação do Expresso Leste, a CPTM realizou um estudo para entender o impacto do fechamento de cinco estações da chamada “Linha E”, atual 11-Coral. Além de Carlos de Campos, foram retiradas de operação Sebastião Gualberto, Vila Matilde, Patriarca e Guaianases.

Na época, circulavam na estação Carlos de Campos apenas 2 mil usuários, sendo que 4% deles se conectavam à Linha 3-Vermelha, um sinal claro como a falta de integração gratuita impedia uma melhor solução de mobilidade.

Com a expansão da Linha 2-Verde até Penha, novas conexões irão se abrir no sistema metroferroviário. A integração com a Linha 3-Vermelha e com a Linha 11-Coral devem facilitar o deslocamento dos passageiros e uma nova estação, muito mais moderna que a antiga Carlos de Campos, surgirá no mesmo local. E certamente, a demanda será infinitamente superior à sua antecessora.

Um dos ultimos trens a atenderem a antiga estação (André Aquino/Estações Ferroviárias do Brasil)
Um dos últimos trens a atenderem a antiga estação (André Aquino/Estações Ferroviárias do Brasil)

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  1. Lembro bem daquela estação, nunca desci nela, mas já tinha passado por ela várias vezes antes do Expresso Leste, depois também, claro, até a sua demolição completa. Penha terá um movimento absurdo nas três estações, novas conexões na Zona Leste se farão necessárias com brevidade!

  2. Ainda peguei essa estação da Penha funcionando…pois quando garoto eu morava perto da Estação Sebastião Gualberto, não só essas duas mas todas as outras que foram suprimidas pelo Expresso Leste como Vila Matilde, Patriarca e Artur Alvim que também eram coladas as estações homônimas do metrô mas não tinham integração gratuita.

  3. Quem mais sentiu o impacto negativo do Expresso Leste não está citado na reportagem: a população q utilizava a estação Itaquera centro e Sobretudo a população q utilizava a estação Parada XV

  4. Em 1970, eu ia até o clube esportivo da Penha CEP, fazer aula de educação física pq o ginásio estadual Ernestina del Bueno trama, famoso padre Antão (entra burro e sai ladrão) estava em reforma e não tinha quadra de esporte, pulando o muro da estação indo até a estação da Bosch e baldiando até a estação do CEP, aula ministrada pelo saudoso professor josualdo fragoas.

  5. Quaisquer estações metrô ferroviárias que possuírem as características de englobarem mais de uma linha em seu trajeto e por possuírem um fluxo e movimentação de mobilidade e integração muito acima de outras devem ter uma prioridade, esta Estação Penha é um exemplo prático onde este conceito deveria ser aplicado.
    Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores lembrando ao que está sendo feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Hubber” o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas como as do Pari, Alto da Mooca, São Carlos, Bom Retiro, Água Branca entre outras não será edificado, pois este atual projeto não possui aquelas benfeitorias e sim será uma estação simples com acesso a velha estação Ipiranga, com a população sendo ludibriada mais uma vez!
    Por que se constrói estações e se estende linhas em locais e linhas de concessões com Mendes Natal, Varginha entre outras por conta do Estado, e a CPTM sempre é tratada como serviço de 2ª categoria?
    Em recente propaganda eleitoral atual pública, o ex. governador que desejava reeleição e o paraquedista forasteiro eleito informaram o compromisso de retomar as 8 mil obras em andamento, sendo que o Ministério Público constatou ~35 obras paralisadas do Metrô/ CPTM, será que devemos continuar acreditando!?
    A maioria das estações da CPTM entre Lapa e Ipiranga estão em condições precárias em questões como: Integração, Funcionalidade, Acessibilidade e Intermodalidade, comprovadamente inferiores à de Barra Funda, por que continuam a sendo preteridas e desprezadas!
    Com relação a estação do Ipiranga da CPTM já havia compromisso de algo semelhante, porém o que está sendo feito é um terminal da linha 15-Prata do Metrô com acesso as plataformas laterais da velha estação da CPTM no Ipiranga e nada mais!

    1. Ipiranga será reconstruída, mas a obra não foi contratada pela cptm ainda, mas nem é possível citar o caso de penha como semelhante sendo que as duas estações serão construídas juntas e agregadas, as partes importantes e amplas de demanda da estação são o fluxo entre a L2 e as L3 e L11, não existe demanda e mobilidade tão grande da L3 pra L11 nesse ponto então não se justifica transformar toda a estação pra ser uma nova barra funda ou Tatuapé

  6. fui a pouco fotografar as obras do metro e vi que os dormentes estão sendo posicionados para o desvio que será implantado no local temporariamente para a construção do túnel que dará acesso à futura plataforma da estação Carlos de Campos…

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