ViaMobilidade zera em indicadores de incidentes e acidentes na Linha 9-Esmeralda em 2022

Notas fazem parte do processo de avaliação da concessão e que aprecia diversos aspectos da operação. Resultado geral segue abaixo do esperado para os dois ramais
Trem esvaziado devido a estratégia operacional por falha na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Trem esvaziado devido a estratégia operacional por falha na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

O ano de 2022 não foi bom para a ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9. O site obteve com exclusividade, por meio da Lei de Acesso à Informação, o desempenho operacional das duas linhas no período entre agosto e dezembro do ano passado.

Essa avaliação mensal tem como objetivo não apenas cobrar um serviço adequado aos usuários, como também estabelecer multas e redução no valor pago à concessionária caso não cumpra os requerimentos previstos no contrato.

No entanto, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda rotineiramente ganham destaque devido às diversas ocorrências que interferem na operação. As mais recentes resultaram no descarrilamento de um trem e na movimentação de vagões e locomotivas.

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Buscando uma avaliação em termos mais objetivos, solicitamos os indicadores oficiais de desempenho da concessão. Abaixo estão listados todos os indicadores avaliados:

  • TMP (Tempo médio de percurso nos picos)
  • OCP1 (Ocupação em Hora de pico por carga)
  • ICO (Cumprimento da Oferta Programada)
  • IAL (Acidentes com Passageiros na Linha)
  • IOL (Incidentes)
  • IRG (Reclamações Gerais da Linha (IRG))
  • ISP (Indicador Geral de Satisfação do Passageiro)
  • IQS (Índice de Qualidade do Serviço Prestado)

O site fez uma matéria detalhada explicando o que representa cada um dos indicadores de desempenho. Vale lembrar que a nota é medida de 0 (nota mínima) até 1 (nota máxima).

Resultados da operação da ViaMobilidade no segundo semestre de 2022 (STM)
Resultados da operação da ViaMobilidade no segundo semestre de 2022 (STM)

 

Tempo médio de percurso nos picos

Na Linha 8-Diamante, a ViaMobilidade conseguiu cumprir o tempo de viagens de seus trens durante o período analisado, obtendo assim nota máxima.

Na Linha 9-Esmeralda, é possível perceber uma série de oscilações. Durante os meses de setembro e dezembro a empresa cumpriu com o tempo de viagem, mas em agosto o intervalo foi muito afetado, gerando nota de 0,19. Isso significa que o tempo de viagem foi muito maior neste período.

Tempo médio de percurso nos picos (STM)
Tempo médio de percurso nos picos (STM)

A meta estabelecidade prevê que o tempo de viagem seja cumprido pela concessionária em 99% da operação. Caso até 95% das viagens não cumpra o tempo estabelecido a nota é zerada.

Ocupação em Hora de pico por carga

Linha 8-Diamante: o desempenho da ocupação foi melhor do que o registrado na Linha 9. Em quatro dos cinco meses analisados a empresa obteve nota máxima.

Linha 9-Esmeralda: os indicadores foram máximos em três períodos analisados e variaram em setembro e novembro, sendo o valor mais crítico de 0,61. Isso significa que os trens neste período circularam com superlotação (mais de 6 passageiros/m²)

Ocupação em Hora de pico por carga (STM)
Ocupação em Hora de pico por carga (STM)

A meta estabelecida é de no máximo 1% dos trens esteja em estado de superlotação. Caso esse valor ultrapasse 5% a nota é zerada.

Cumprimento da Oferta Programada

O indicador sofreu grande variação no início das medições. As linhas 8 e 9 obtiveram nota zero em agosto. Nos meses seguintes as oferta de trens passou a ser normalizada na Linha 8-Diamante.

A Linha 9-Esmeralda é a mais instável e não atingiu em nenhum momento os indicadores máximos de oferta programados. No mês de novembro, atingiu 0,27, mas teve grande alta em dezembro com 0,84.

Cumprimento da Oferta Programada (STM)
Cumprimento da Oferta Programada (STM)

A meta da empresa é que 99% das viagens programadas sejam cumpridas no pico e no vale. Caso esse valor de viagens ofertadas seja menor que 98% no pico e 95% no vale a nota é zerada.

Acidentes com Passageiros na Linha

Este indicador mostra problemas graves nas Linhas 8 e 9. Na Linha 8-Diamante o indicador de acidentes se manteve em níveis abaixo de 0,5 em todo o período. Ou seja, distante da meta de nota 1 (quanto mais perto de zero, mais acidentes por passageiros transportados).

Na Linha 9-Esmeralda a ViaMobilidade obteve nota zero durante seis meses consecutivos. Isto indica que o número de acidentes no ramal é elevado a ponto de ultrapassar o intervalo mínimo e ideal e aponta a necessidade de medidas urgentes.

Acidentes com Passageiros na Linha (STM)
Acidentes com Passageiros na Linha (STM)

A limite das linhas é não ultrapassar um acidente por milhão de passageiros transportados. Caso esse valor ultrapasse 2 acidentes por milhão, a nota é zerada.

Incidentes

O indicador de incidentes é um dos piores registrados em ambas as linhas. Para se ter uma noção, durante 4 meses seguidos as Linhas 8 e 9 não cumpriram a meta mínima neste parâmetro. A Linha 8 apenas em agosto obteve nota satisfatória, atingindo o valor máximo de 1.

A Linha 9-Esmeralda obteve durante seis meses seguidos nota zero, evidenciando o alto índice de problemas no ramal. Este número associado com os acidentes é extremamente preocupante.

Incidentes (STM)
Incidentes (STM)

As metas de incidentes na Linha 8 são de 15 incidentes por mês e na Linha 9 são de 12 incidentes por mês. A fórmula de incidentes considera 0,5 pontos pra atrasos leves, 1 ponto para atraso grave, 2 pontos para evacuação na plataforma e 4 pontos para evacuação em via.

Reclamações Gerais da Linha

Ironicamente a concessionária obteve, tanto para Linha 8-Diamante quanto para a Linha 9-Esmeralda, notas máximas no índice de reclamações, ou seja, apesar da operação dar sinais de não estar no nível ideal, isso não se reflete neste indicador.

Cabe salientar que são consideradas apenas as reclamações formalizadas por meios oficiais, ou seja, por meio da ouvidoria da concessionária. Reclamações em redes sociais, apesar de gerar forte engajamento, não são consideradas neste índice.

Reclamações Gerais da Linha (STM)
Reclamações Gerais da Linha (STM)

A meta da empresa é obter valores menores a 21,22 reclamações/milhão de passageiros transportados na Linha 8 e 28,18 reclamações por milhão na Linha 9. Caso esses valores sejam maiores que 21,72 e 28,68 reclamações/ milhão de passageiros nas linhas 8 e 9 respectivamente, a nota será zerada.

Indicador Geral de Satisfação do Passageiro

O índice de satisfação do passageiro, conforme demonstrado pelo site anteriormente, atingiu nota zero no segundo semestre em ambas as linhas. Os dados expostos nos indicadores confirmam a informação já exposta.

Fizemos um artigo detalhado analisando a opinião dos passageiros quanto à operação da ViaMobilidade no primeiro semestre e também no segundo semestre de 2022.

Indicador Geral de Satisfação do Passageiro (STM)
Indicador Geral de Satisfação do Passageiro (STM)

A meta da concessionária é obter valores acima de 85% para a Linha 8-Diamante e 72% para a Linha 9. Caso estes valores sejam inferiores a 70% e 57% para as linhas 8 e 9 respectivamente, a nota será zerada.

Índice de Qualidade do Serviço Prestado

O IQS é o retrato mais fiel da operação das Linhas 8 e 9 e leva em consideração todos os indicadores acima através de média ponderada. É possível observar algumas tendências através de gráficos.

Nos meses iniciais as linhas registram seus valores mais baixos. Em agosto a Linha 9-Esmeralda chegou a ter nota 0,28 na qualidade de sua operação. Os números tiveram aumento em setembro. Em outubro houve queda nos indicadores de ambas as linhas.

Índice de Qualidade do Serviço Prestado (STM)
Índice de Qualidade do Serviço Prestado (STM)

A situação piorou em novembro na Linha 9-Esmeralda e teve tímida melhora na Linha 8 que permaneceu com tendência crescente em dezembro. No final de ano a Linha 9 deu um salto de qualidade, mas ainda muito abaixo numa visão mais ampla.

No final de 2022 as linhas registram notas de 0,67 para a Linha 8-Diamante e 0,57 para a Linha 9-Esmeralda, mostrando que o caminho para a melhoria do serviço ainda é longo.

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9 comments
  1. A concessão dessas duas linhas foram feitas de forma açodada, atabalhoada e para promover o tal de Dória para a candidatura à presidência com ele querendo dar uma de gestor rápido e eficiente, tanto é que todos os treinamentos de TODOS os técnicos das linhas, principalmente os maquinistas que são tão importantes, foram curtos demais e com eles mais olhando o que o pessoal da CPTM fazia do que praticando as atividades, foi muito porca e desleixada essa concessão! A meta era sim conceder, mas deveriam ter deixado com a CPTM mesmo até encontrar alguém que fizesse essa concessão de uma forma melhor planejada, gradual, com mais tempo de treinamento dos técnicos e administradores e com mais detalhamentos sobre o estado geral das linhas, pois do jeito que aconteceu parece que o pessoal da ViaMobilidade foi jogado lá de qualquer forma na base do “se virem aí”, fora que a concessionária também é arrogante, chorona e mentirosa e diversas ocasiões alegando que não sabia de muita coisa por causa de suas trapalhadas jogando a maior culpa das coisas na CPTM, assim não dá pra continuar!

    1. Sim,imagina quando assumir a Linha Rubi, que compartilha as vias com cargueiros, por exemplo?

      Uma das piores concessões da história, graças ao pior governador da história.

  2. Falar dessa concessão é chover no molhado.

    É tudo esquema.

    O que precisa de fato é abrir uma CPI para investigar essas concessões, quem está ganhando para facilitar tudo isso.

  3. “Cabe salientar que são consideradas apenas as reclamações formalizadas por meios oficiais, ou seja, por meio da ouvidoria da concessionária.”

    Aí fica difícil. Eu já fiz reclamação sobre trem que estava com ar condicionado desligado, um calor infernal, porta entre os vagões abertas e batendo nos passageiros ao movimento. E a resposta foi que foi averiguado e não encontrado irregularidades.

    Os caras não dão a mínima para o serviço. São ruins demais. Só querem lucrar.

  4. Indicadores contraditórios.
    Metodologia totalmente esquizofrênica.
    Nota mínima em incidentes e satisfação do passageiro, ao mesmo tempo que é nota máxima em reclamações.

  5. Todos os problemas apresentados com risco graves aos usuários não são divulgados pela grande mídia que insiste em colocar a população contra serviço público. O estado que mais arrecada divide seus lucros entre cúpulas e amigos empresários e tentam de forma escravista retirar tudo da base que movimenta esses serviços.

    1. A tal grande mídia vem criticando essa concessão há meses, acontece que essa mesma grande mídia não notícia problemas pontuais e corriqueiros que só quem acompanha perfis de denúncias em redes sociais descobre já que não ocorrências graves, mas nas duas linhas como o estudo mostra é mais recorrente do que o normal aliado a acidentes gravíssimos, essa concessão é uma bomba relógio e infelizmente pelo andar da carruagem vai resultar em mortes.

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