Veja onde e como será o Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa

Novo pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)
Novo pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)

Nesta terça-feira (12) foram divulgadas novas informações sobre o anteprojeto da Linha 20-Rosa que deverá ligar a região de Santa Marina até o ABC Paulista cruzando a parte norte de São Bernardo do Campo e chegando à Santo André.

Durante a apresentação realizada na 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária pelo arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, foram exibidos novos dados sobre o novo pátio da Linha 20-Rosa que deverá ser alocado na região de Santa Marina.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No novo pátio deverá estar localizado ao lado da faixa de domínio da Linha 7-Rubi e se estenderá até a altura da Avenida Ermano Marchetti. A área total do terreno será de 258 mil m², onde 183 mil m² serão dedicados para a nova área de estacionamento e manutenção de trens.

O Pátio Santa Marina deverá contar com 24 vagas para estacionamento de trens. O slide da apresentação também revela que serão disponibilizadas vagas para estacionamentos de trens no Terminal Santa Marina (2 vagas), no estacionamento de trens Fradique Coutinho (3 vagas), no estacionamento de trens Rubem Berta (2 vagas) e no túnel de via entre Abraão de Morais e Saúde (4 vagas).

Dados do pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)
Dados do pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)

Para além dos aspectos meramente logísticos, o Metrô, visando reforçar sua visão de longo prazo, tornará a área passível de exploração comercial, alavancada sobretudo pelo potencial imobiliário na região.

Serão construídas em anexo um conjunto de torres e edifícios que poderão alavancar o financiamento da Linha 20-Rosa, tornando o projeto mais sustentável.

Outro aspecto igualmente interessante abordado por Cortez em sua apresentação é a presença de edificações tombadas na área de entorno. Estas edificações deverão ser convertidas em salas administrativas/técnicas, permitindo a preservação do patrimônio histórico ao mesmo tempo que se atribui funções aos edifícios.

Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)
Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)

Projeto enviado para a CETESB

Durante a apresentação, Cortez ressaltou que o recente aditamento de contrato, que postergou os serviços por praticamente 11 meses, não impactam na elaboração do projeto funcional e do EIA/RIMA. Estes documentos já estão concluídos e foram entregues para a avaliação da CETESB.

A extensão do período de atividade da contratada se deve à necessidade da presença dos agentes responsáveis pelo projeto para a avaliação do EIA/RIMA nas audiências públicas que ainda deverão ser realizadas. Trata-se, portanto, de parte natural do processo do projeto que, apesar da burocracia, reforça o caráter sustentável da Linha 20-Rosa.

Previous Post

Metrô de SP vai terceirizar parte do atendimento aos passageiros nas estações

Next Post

Queda de pneu-guia joga dúvidas sobre correção dos problemas na Linha 15-Prata

Related Posts