Com a aprovação da modelagem final da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, possíveis interessados já estão se mobilizando para o leilão que ocorrerá em março de 2025. Ao menos três grupos estariam de olho no certame.
Segundo o jornal Valor Econômico, os principais interessados na concessão são os grupos CCR, Comporte em parceria com os chineses da CRRC, e um novo player formado pela Transdev, Perfin e construtoras.

A concessão envolve uma série de investimentos em diversas áreas que vão desde a revitalização de vias, expansão da malha ferroviária e redução dos intervalos com consequente aumento de oferta aos passageiros.
O Grupo CCR é, até o momento, a empresa que possui maior experiência no setor com pelo menos três concessões sob sua administração nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O Grupo Comporte, aliado aos chineses da CRRC, está dando passos cada vez maiores no setor metroferroviário. A empresa já possui sob sua tutela o VLT da Baixada Santista, o Metrô BH e formou a TIC Trens, concessionará que implantará o serviço de trens rápidos entre São Paulo e Campinas.

A novidade está na possível entrada da empresa francesa Transdev. A companhia é responsável por atuar em vários continentes gerenciando 31 contratos diferentes. A Perfin, por sua vez, é uma empresa que atua no ramo de investimentos, atuando sobretudo em rodovias.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 deverá ser realizada no final de março de 2025 e prevê R$ 13,3 bilhões em investimentos, dos quais R$ 9,2 bilhões serão de aportes públicos.