Veja quais empresas podem disputar a concessão das linhas 11, 12 e 13

Concessão das Linhas 11, 12 e 13 deve atrair empresas do exterior (Jean Carlos)
Concessão das Linhas 11, 12 e 13 deve atrair empresas do exterior (Jean Carlos)

Com a aprovação da modelagem final da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, possíveis interessados já estão se mobilizando para o leilão que ocorrerá em março de 2025. Ao menos três grupos estariam de olho no certame.

Segundo o jornal Valor Econômico, os principais interessados na concessão são os grupos CCR, Comporte em parceria com os chineses da CRRC, e um novo player formado pela Transdev, Perfin e construtoras.

Concessão das Linha 11, 12 e 13 (CCR)

A concessão envolve uma série de investimentos em diversas áreas que vão desde a revitalização de vias, expansão da malha ferroviária e redução dos intervalos com consequente aumento de oferta aos passageiros.

O Grupo CCR é, até o momento, a empresa que possui maior experiência no setor com pelo menos três concessões sob sua administração nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O Grupo Comporte, aliado aos chineses da CRRC, está dando passos cada vez maiores no setor metroferroviário. A empresa já possui sob sua tutela o VLT da Baixada Santista, o Metrô BH e formou a TIC Trens, concessionará que implantará o serviço de trens rápidos entre São Paulo e Campinas.

TIC Trens ganha nova sede (Reprodução)
TIC Trens ganha nova sede (Reprodução)

A novidade está na possível entrada da empresa francesa Transdev. A companhia é responsável por atuar em vários continentes gerenciando 31 contratos diferentes. A Perfin, por sua vez, é uma empresa que atua no ramo de investimentos, atuando sobretudo em rodovias.

Sistema de trens de Hannover operado pela Transdev (Lothar Stöckmann)
Sistema de trens de Hannover operado pela Transdev (Lothar Stöckmann)

A concessão das linhas 11, 12 e 13 deverá ser realizada no final de março de 2025 e prevê R$ 13,3 bilhões em investimentos, dos quais R$ 9,2 bilhões serão de aportes públicos.

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