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ViaMobilidade assina aditivo de R$ 1,1 bilhão para implantar sistema ETCS nas linhas 8 e 9

Novo sistema de controle de trens substituirá a tecnologia atualmente usada e que é menos eficiente e capaz

Trecho das linhas 8 e 9 próximo à Marginal Pinheiros
Trecho das linhas 8 e 9 próximo à Marginal Pinheiros (Jean Carlos)

Já é esperado há meses, o primeiro aditivo da concessão das linhas 8 e 9, operada pela ViaMobilidade foi assinado pela empresa do grupo Motiva (ex-CCR).

A controladora da concessionária divulgou a informações em seu site de relacionamento com investidores nesta quinta-feira, 29.

O termo aditivo prevê a substituição do sistema de sinalização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda pela tecnologia European Train Control System, nível 2 (ETCS-N2).

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Trata-se de um sistema de controle de trens de código aberto e considerado bastante versátil e capaz quanto o CBTC, usado nas linhas do Metrô.

Acima, o esquema do viaduto divulgado pela ViaMobilidade e abaixo um infográfico produzido pelo MetrôCPTM anteriormente (VM e MetrôCPTM)

Para viabilizar o investimento adicional, calculado em quase R$ 1,1 bilhão, o governo e a concessionária acertaram um reequílibrio de contas em virtude da ViaMobilidade ter acumulado várias multas durante a operação dos dois ramais.

Segundo a Motiva, o poder concedente (governo) abaterá do valor a ser repassado um total de R$ 179 milhões referentes à multas aplicadas até 26 de janeiro de 2024 e R$ 364,2 milhões resultantes da supressão de várias obrigações do contrato original.

Veja também: ViaMobilidade vai interligar operação das linhas 8 e 9

O saldo de R$ 590 milhões será pago em dinheiro ao longo de sete anos pela gestão pública. A empresa não revelou qual é o prazo para implantar o sistema ETCS nos dois ramais.

Sistema ETCS (Siemens)

Viaduto ferroviário

O primeiro aditivo contratual também prevê que a ViaMobilidade realize estudos e projetos para implantar um novo viaduto ferroviário entre as estações Ceasa, da Linha 9-Esmeralda, e Imperatriz Leopoldina, da Linha 8-Diamante.

Essa estrutura permitirá que a Linha 9 possa realizar viagens até a estação Água Branca no futuro.

Os custos com os projetos serão ressarcidos pelo governo, mas a obra em si só será eventualmente aprovada em novo aditivo a ser assinado.

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Luis Siqueira
Luis Siqueira
15 horas atrás

Notícia maravilhosa!!!
A VM fazendo em 3 anos o que a cptm não fez em 30!

kiritsu
kiritsu
13 horas atrás
Responder para  Luis Siqueira

A cptm tinha como prioridade trocar trens e revitalizar estações, a viamobilidade sobretudo está sendo paga pra fazer cada uma dessas obras, não tá saindo 100% do bolso deles não, diferente da CPTM q por ser pública e proprietária só podia ela mesma fazer, além do mais a CPTM tinha 7 linhas sob sua gerência, enquanto viamobilidade tem apenas 2, as mais fáceis da malha ferroviária

José de Bragança
José de Bragança
11 horas atrás
Responder para  Luis Siqueira

Quem administra a CPTM é o governo do Estado e toda verba para infraestrutura também, a CPTM não fez porque quem admistra não investe no caso o governador, falta verba para um empresa pública, mas sobra para fazer benesse para uma que tem sua operação duvidosa.

O governo estadual está investindo em melhorias em várias linhas da CPTM que futuramente seram vendidas.

Ivo
Ivo
38 minutos atrás
Responder para  José de Bragança

O governo do estado investiu R$ 20 bilhões na CPTM em 30 anos. Faltou dinheiro aonde?
A CPTM administrou muito mal os recursos que recebeu, por isso seus projetos nunca foram concluídos.

Vitor Alvim
Vitor Alvim
5 horas atrás
Responder para  Luis Siqueira

Você leu a notícia? Essa obra sera financiada grande parte pelo estado, e não pela via mobilidade em si.

Guile
Guile
12 horas atrás

Mas é uma teta essas concessões….
Fazem um serviço péssimo, toma multa, e ao invés de pagar a multa, ainda ganha uma grana. É o poste mijando no cachorro.
É a farra com o dinheiro público
Pena que a oposição e o ministério público são omissos.

Ivo
Ivo
10 horas atrás
Responder para  Guile

Serviço bom era o da CPTM que gastou centenas de milhões de euros no CBTC e abandou o sistema inacabado na Linha 8 sem motivo algum?

Fábio Marcello
Fábio Marcello
11 horas atrás

Só de saber que o governo não irá abrir mão de R$ 543.2 milhões é uma grande notícia. Ainda terá o prazo de 7 anos para pagar e em teoria, não prejudicará financeiramente a empresa, que está atualmente no operando no vermelho.

Não que o governo tenha recuperar uma empresa privada mas é fundamental dar fôlego a ela para que preste um bom serviço a população, ainda mais uma empresa que tem muito a melhorar nesse quesito.

Guile
Guile
4 horas atrás
Responder para  Fábio Marcello

Deixa eu ver se entendi:
A empresa toma multa de mais 500 milhões, e o governo ao invés de cobrar dá 1,1 bilhões, desconta a multa e ainda dá um “troco” de meio bilhão prós caras e tá tudo lindo e maravilhoso?

Kkkk, brasileiro é um bicho que precisa ser estudado. Tem gente que se pegar a mulher na cama com o amante, põe a culpa na cama.

Ivo
Ivo
36 minutos atrás
Responder para  Guile

A CPTM recebeu recursos e não concluiu obras por pura incompetência.

A sua “solução” é esquecer o passado, investir mais na estatal e torcer para que ela não falhe desta vez?