ViaMobilidade é punida em R$ 160 mil por erros de manutenção e operação na Linha 5-Lilás

Comissão que monitora as concessões aplicou duas multas à concessionária por problemas em escada rolante e descumprimentos de procedimentos de operação
ViaMobilidade é punida por erro de manutenção e operação (Jean Carlos)
ViaMobilidade é punida por erro de manutenção e operação (Jean Carlos)

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da Linha 5-Lilás, sofreu duas penalizações por descumprimento de cláusulas contratuais relacionadas a operação e manutenção do ramal.

As informações constam das deliberações 04-130/2024 e 05-130/2024 da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) divulgadas nesta quinta-feira, 26.

Punições por falhas de operação e manutenção (SPI)
Punições por falhas de operação e manutenção (SPI)

A primeira punição ocorreu devido ao descumprimento do roteiro de manutenção preventiva da escada rolante 08 da Estação Alto da Boa Vista. O descumprimento resultará em punição de R$ 40 mil para a concessionária.

A segunda penalidade é relacionada a descumprimento de procedimentos operacionais, cuja concessionária já é reincidente. A deliberação aponta que operadores da ViaMobilidade realizaram a troca  indevida do modo de condução do trem.

Além disso, há a acusação de parada longa, quando o trem fica a frente avança além do limite da estação. Nestas incongruências a penalidade aplicada será de R$ 120 mil.

Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)
Trem da Frota P da Linha 5 (Jean Carlos)

Em ambos os comunicados, a CMCP ressalta que a concessionária poderá interpor recurso administrativo em até 15 dias, garantindo o direito de defesa da empresa.

A aprovação da deliberação ocorreu por unanimidade dos membros da comissão.

5 comments
  1. Bom Dia! Alguns questionamentos:

    “A primeira punição ocorreu devido ao descumprimento do roteiro de manutenção preventiva da escada rolante 08 da Estação Alto da Boa Vista.” (As escadas fixas e rolantes da estatal também tem cronograma?)

    “A deliberação aponta que operadores da ViaMobilidade realizaram a troca indevida do modo de condução do trem.” (O que seria isso?)

    “Além disso, há a acusação de parada longa, quando o trem fica a frente avança além do limite da estação.” (No METRÔ acontece direto, não alinham corretamente, ou avançam a próxima estação pela porta não abrir, e qual a punição?)

    OBS: Todo dia, percebo alguma porta com falha, isolada, e acontece algo ao metrô?

    1. Bom Dia! Alguns questionamentos:

      ->Desde quando a Via Mobilidade tem poderes para descumprir o contrato de concessão que ela mesmo assinou? As multas aplicadas ja estavam previstas em contrato…

      -> Quanto voce esta recebendo para defender a Via Mobilidade?

      OBS: Via Mobilidade sempre que possível pedem reequilíbrio de contrato e compensações a serem pagas pelo Estado toda vez que aparece alguma situação desfavorável a ela, prevista ou não em contrato. Dai quando o governo faz o mesmo aparece alguem pra defender a concessionária?

      O justo é justo.

      1. Reequilibrio é uma medida SUPERJUSTA para compensar empresas por prejuízos que não foram causados por incompetência da própria, mas sim pelos decretos de quarentena pra prevenir a Covid. Inclusive vários outros setores da economia e a própria população receberam compensações nesse período, como PERSE e Auxílio Brasil.

        A grande questão do transporte paulista é por que as operadoras estatais não possuem os mesmos direitos e deveres aplicáveis às operadoras privadas?? É muito fácil dizer que a CPTM tem custos menores que a CCR quando o governo tem a prerrogativa de, literalmente, dar um calote nas contas da “Vermelhona”.

    2. Olá Victor! Respondendo as questões:

      1 – Não existe um empreendimento a ser executado nas escadas rolantes. O problema neste caso foi a manutenção inadequada que gerou uma ocorrência. Os equipamentos na estação ABV são novos.
      2 – Quando o operador muda o modo de condução (automático-manual) sem permissão do CCO.
      3 – O governo não realiza uma penalidade na empresa Metrô por não haver um contrato de prestação de serviço formal. Entretanto, existem procedimentos que, se descumpridos, podem penalizar o funcionário.

      Qualquer duvida conte conosco.

      1. Boa Noite! Ah, agora entendi! Valeu pela explicação Jean..

        Andre, estou apenas perguntando algo pra entender, e não defendendo..calma

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