R$ 5,20: Passagem para o metrô e trens terá aumento em 2025

Valor das passagens subirá a partir de 06 de janeiro no sistema de metrô e trens metropolitanos. Aumento, segundo o governo, é abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.
Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

O ano de 2025 promete se iniciar com tarifas mais salgadas para os passageiros que utilizam o sistema sobre trilhos na região metropolitana. A tarifa em vigor passará de R$ 5,00 para R$ 5,20.

A informação foi confirmada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos que determina o valor da tarifa pública do sistema de transporte sobre trilhos e também dos ônibus da EMTU.

O reajuste tarifário será de 4%, ou seja, de R$ 0,20. Este valor é menor ao da inflação acumulada no período, que foi de 5,09% nos últimos 12 meses.

Caso fosse aplicada a correção da tarifa por meio da inflação, o valor das passagens seria de aproximadamente R$ 5,30.

Série 7500 devolvido para a CPTM (Jean Carlos)
Trens urbanos terão tarifa aumentada (Jean Carlos)

Segundo a STM, o reajuste tem como principal finalidade a sustentabilidade financeira das empresas, bem como a manutenção da qualidade dos serviços.

“O novo valor reflete a necessidade de manter a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços prestados à população e foi decidido após análise das despesas operacionais crescentes, incluindo custos com manutenção, infraestrutura e pessoal. De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Governo de SP, o objetivo é garantir a eficiência e a segurança do sistema de transporte público, e o reajuste da tarifa é uma medida necessária para assegurar a continuidade desses padrões.”

O reajuste da tarifa deverá também ser realizado nos ônibus municipais de São Paulo cuja tarifa é definida pela SPTrans. No município o aumento será de R$ 0,60 chegando à R$ 5,00. Veja como ficam os valores em 2025:

  • Metrô: R$5,20
  • CPTM: R$5,20
  • ViaQuatro: R$5,20
  • ViaMobilidade: R$5,20
  • Onibus SP: R$5,00
Tarifa na capital aumentará para R$ 5,00 (Sidnei Santos/SPTrans)

Para ambos os serviços, o reajuste passa a valer a partir das 00h do dia 06 de janeiro de 2025.

11 comments
  1. Que boa notícia! Ficarão felizes o passageiro comum entusiasta da iniciativa privada, que pagará mais caro pela qualidade decrescente do serviço de transportes que utiliza todo dia, e o acionista privado das concessionárias capitalistas que abocanham a rede paulista de trens e metrô e que quiçá nem saiba localizar São Paulo no mapa-mundi. Sairão ganhando ambos, um no gozo de seu delírio obsessivo-compulsivo e o outro na engorda real de sua já farta conta bancária.

    1. Mas vão pagar o mesmo valor tanto em rede privada quanto estatal, ou seja, o que você disse foi de uma burrice incompreensível.

    1. E desde quando tarifa de transporte público precisa ser reajustada conforme a inflação? Trata-se de um serviço social essencial cuja dinâmica não tem nenhuma necessidade de se vincular às variações do mercado.

      Obviamente só quando o serviço vai se afastando do seu sentido estatal original e se aproxima perigosamente do privado, executado por empresas capitalistas que apenas funcionam para fazer seus acionistas lucrarem.

      1. “E desde quando tarifa de transporte público precisa ser reajustada conforme a inflação?”
        Desde sempre, porque assim como qualquer outro serviço ou bem, os valores de tudo tem que acompanhar o valor da inflação, ou você acha mesmo que salários vão continuar no mesmo valor, os custos de manutenção estarão no mesmo valor de sempre, todo o preço operacional vai ser o de sempre, problema é que tem muita gente ignorante e arrogante que acredita que somente criando um aumento artificial monetário resolve os problemas, quando na realidade é quem causa a inflação monetária.
        Outra, você critica empresas privadas, mas usa uma internet vinda de uma empresa privada, é o mesmo que reclamar do Mcdonalds, mas se entupir de Big Mac.

        1. É o que já conseguiram fazer com os transportes públicos no Brasil e agora desejam empurrar mais e mais para a educação, a saúde e até os enterros: cobrar mais pelos serviços básicos e fundamentais para a vida e a morte conforme os ditames e as necessidades do mercado.

          O entristecidor é a adesão irrefletida e ingênua de quem também se dá e sempre se dará mal a esse tipo de ideologia neoliberal. Ou seja, o próprio gado que segue alegre e de bom grado para o matadouro, diferente daquele gado real do mencionado BigMac, este sim que se desespera ao notar a aproximação da morte violenta.

  2. Concordo com você Lucas , esse povo esqueceu que o melhor prefeito de São Paulo era carioca FARIA LIMA , vamos pensar um pouco antes de falar besteira .

  3. que o governo em algum momento iria reajustar a tarifa para recompor as perdas, isso é obvio e entendível.

    mas também é óbvio que com as concessões, o custo com a prestação do transporte fica mais caro, e por consequência o governo fará mais reajustes e terá menos margem para segurar a tarifa.

    a câmara de compensação já estava no limite com a tarifa em 4,40. foi necessário um reajuste para não depender de repasse do GESP, onde tem que passar pela ALESP. por mais que a ALESP seja governista, é um rito que tem que ser feito. com a entrada cada vez maior de novos concessionários, a tendência é que esses aumentos sejam anuais, visto que todo ano há reajuste da tarifa contratual.

  4. As pessoas criticam sobre o valor da tarifa de transporte coletivo, mas se esquecem, ou muita das vezes ignoram (por desconhecimento, ou por ser mal caráter) que os valores são definidos com base na inflação anual, que acontece com base na expansão monetária descontrolada, e muitas das vezes populistas causadas por políticos, infelizmente ninguém debate esses assuntos, pois se houvesse um debate claro, talvez assim as pessoas entenderiam e cobrariam soluções serias e éticas, mas o que temos aqui são os “intelectuais” militantes pró partidários que só sabem criticar, mas que se responder com fatos, te chamam de ignorantes, quando são eles os próprios ignorantes, enfim, tentar explicar é muito complicado, e ninguém quer entrar nesse assunto.

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