ViaMobilidade instalou pisos podotáteis em Imperatriz Leopoldina de forma incorreta

Reforma na estação da Linha 8-Diamante ocorre desde novembro de 2023 e ainda não terminou

Piso de sinalização para deficientes visuais posicionado de maneira inadequada.
MetrôCPTM

A ViaMobilidade executa atualmente intervenções para a modernização da estação Imperatriz Leopoldina na Linha 8-Diamante, com uma plataforma reformada, novos itens de segurança e acessibilidade em implantação.

Entretanto, apesar da obra ser prevista no contrato de concessão das linhas 8 e 9, o MetrôCPTM registrou em julho erros notáveis na instalação da sinalização podotátil, ou seja, para deficientes visuais.

Na área das plataformas, onde os passageiros entram e saem dos trens em ambos os sentidos, a sinalização no piso estava inacabada, porém, começando e terminando em paredes.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Não havia pisos de alerta (formados por bolinhas com relevo) empregados em pontos de parada, risco ou para informar a mudança de direção. Apenas os implantados via de regra em trajeto linear (formado por faixas paralelas) estavam em conformidade.

Mudanças foram realizadas

Diante do problema identificado, o MetrôCPTM questionou a ViaMobilidade a respeito deste aparente erro, com a concessionária informando que as obras estão em andamento e correções seriam executadas.

Isso de fato aconteceu dias atrás, em que sinalizações que direcionam o passageiro para paredes e pilares, foram reorganizados, permitindo um trajeto seguro.

,E embora, em alguns pontos fique próximo da faixa amarela, eles estariam dentro das normas da NRB 16.537, que trata do assunto.

Piso de sinalização para deficientes visuais posicionado na estação Imperatriz Lepoldina
MetrôCPTM

Com o emprego das modificações, os passageiros com deficiência visual ganham nesta estação maior autonomia nas suas viagens e deslocamentos, tanto para entrar, como sair do trem.

Além de piso podotátil, a estação ao término das obras contará com três novos elevadores para acesso, bicicletário, um bloqueio maior para pessoas com deficiência, banheiros adaptados e nova iluminação de plataformas e demais áreas.

Veja a seguir mais imagens de como ficou a plataforma após as correções no piso: