ViaMobilidade passa a exibir status do serviço em paineis da Linha 5-Lilás

Telas nas plataformas mostram como está a operação em todos os 13 ramais da malha metroferroviária. Concessionária ainda não implementou lotação e tempo de espera dos trens
Tela da estação Capão Redondo, da Linha 5
Tela da estação Capão Redondo, da Linha 5 (Jean Carlos)

Os passageiros da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, passaram a contar com uma novidade nas telas localizadas nas plataformas das estações, a informação de status do serviço.

Os paineis agora exibem como está a operação na malha sobre trilhos em um formato similar ao de outros linhas. A Linha 3-Vermelha, do Metrô, também passou a fazer algo semelhante.

A tecnologia usada, no entanto, ainda não se equipara a que irmã da ViaMobilidade, a ViaQuatro, oferece aos usuários da Linha 4-Amarela.

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Monitor da ViaQuatro: além de cronômetro, agora informa qual vagão é o mais vazio
Monitor da ViaQuatro: além de cronômetro, informa qual vagão é o mais vazio

No ramal considerado o mais moderno do país, os paineis informam sobre o tempo de espera para o próximo trem e também a lotação de cada carro.

É um dado útil e que facilita a vida do passageiro já que ele pode planejar sua viagem e buscar mais conforto em partes mais vazias do trem.

Até mesmo para a operação, esse tipo de informação é oportuna já que uma melhor disposição de pessoas facilita embarques e desembarques, evitando atrasos.

Sistemas e soluções diferentes

Embora também opere com o sistema CBTC como na Linha 4, a Linha 5-Lilás usa um software da Alstom e não da Siemens.

Por razões não esclarecidas, a empresa francesa até hoje só oferece o recurso nas linhas 1-Azul e 2-Verde.

Paineis multimídia da CPTM
Paineis multimídia da CPTM (Jean Carlos)

Um possível motivo é que o software da Linha 5 e também da Linha 15 foi originalmente desenvolvido pela Bombardier, hoje parte da Alstom.

O sistema sobre trilhos em São Paulo, com diversas operadoras, também carece de um padrão de tecnologia para a informação aos usuários.

A CPTM, por exemplo, está implantando uma solução bastante abrangente que visa oferecer paineis sensíveis ao toque e informações em tempo real do serviço. Mas sua iniciativa é isolada, não sendo replicada por outras companhias.

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2 comments
  1. Melhoria substancial, melhoria pra valer, nada ainda ?? Percebo que é muita conversa mole, e o que realmente precisa, nada !!!

    1. Qual melhoria “pra valer” ainda não foi feita na Linha 5? Se existisse alguma digna de menção, estaria no seu comentário, né?

      Por isso que as pesquisas qualitativas no trem e no metrô são inúteis, dado que a maioria das pessoas não sabe expressar o que deseja.

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