ViaMobilidade recebe metade da encomenda de 36 novos trens fabricados pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Foram entregues 18 das 36 composições da Série 8900 fabricadas pela Alstom em Taubaté. Atualmente 11 trens estão em circulação pela Linha 9-Esmeralda.
Metade das composições foram entregues para as linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)
Metade das composições foram entregues para as linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu o seu 18º novo trem da Série 8900 (Alpha) no pátio de Presidente Altino.

A entrega desta nova composição é um importante marco para a concessionária que, com ela atingiu 50% de todos os 36 trens encomendados da empresa francesa Alstom. Os trens são fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo.

A aquisição dos 36 novos trens faz parte das obrigações da concessionária dentro do contrato de concessão. Desta forma os ramais deverão ter a maioria da frota composta por trens zero quilômetro.

Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

Conforme os novos trens vão chegando ao pátio de Presidente Altino, as demais composições vão sendo testadas e comissionadas. Atualmente 11 trens já operam na Linha 9-Esmeralda.

A 12ª composição segue em testes de comissionamento sem passageiros e, após a liberação das equipes técnicas, deverá operar nas linhas administradas pela ViaMobilidade.

A expectativa é de que as composições que foram cedidas pela CPTM também possam retornar para a estatal. A concessionária já viabilizou o retorno de três dos oito trens da Série 8500. Outros 27 trens das séries 7000 e 7500 deverão retornar.

Revestimento interno da Série 8900/Série A (Jean Carlos)

As novas composições possuem oito carros interligados através de salão contínuo permitindo a distribuição de passageiros ao longo do trem. Deste carros, quatro deles são motorizados.

Os trens vieram com atualizações tecnológicas como mapas dinâmicos que indicam as estações, ar condicionado mais potente, e sistema de sinalização embarcado do tipo ATC (Automatic Train Control) e ATO (Automatic Train Operation) que permitirá o controle autônomo do trem nas partidas, frenagens e abertura de portas.

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12 comments
  1. ”Para as linhas 8 e 9” de outra dimensão, só se for, porque as belezinhas são colocadas todas na L9

    1. Agora outra metade dos 8900s que vão chegar na ViaMobildade tem mais chance de ir para linha 8 do que para a Linha 9.

      1. Realidade, L9 será padronizada com os 8900 tendo uns 26 trens dedicados a ela e os outros 10 pra L8 se o ATO n passar a operar e a L9 aumentar oferta de trens por ter demanda mais alta, oq sobrar vai pra L8

  2. O governo acerta ao conceder as linhas, apesar de ter caído a qualidade nesse primeiro momento. Com a iniciativa privada, a operação eh mais barata, há ganho de investimento, e até o custo da fiscalização eh bancado pelo empresa. Agora só precisa fiscalizar melhor, e exigir o cumprimento do contrato.

  3. Na linha 8 só as sucatas enquanto no tempo da CPTM a frota além de exclusiva era novinha a via calamidade só pensa na linha 9 estes trens nunca rodaram na linha 8

    1. Ou seja, os trens que a CPTM opera são sucatas?

      Sim, pois os trens atuais da Linha 8 foram mantidos pela CPTM.

      A frota anterior que operava na Linha 8 é alugada pelo estado junto ao fabricante dos trens a um custo alto.

      1. Os trens não eram mal cuidados pela cptm, ninguém falava que os mesmos trens que hj rodam na L8 eram velhos quando estavam na L9, para de ser mentiroso e desonesto Ivo, cria vergonha na cara, esses mesmo 7000 que eram bem cuidados na cptm hj estsvam encardidos, sujos por dentro e por fora, tendo incêndio nos truques do trem e pantógrafos explodindo frequentemente eram os mesmos q n tinham nenhum desses problemas até 3 anos atrás, a vida útil de um trem n é como de um cachorro não

        1. Renato, a CPTM terceiriza a manutenção dos seus trens desde 2001. Entre um e outro contrato, a CPTM assume a manutenção.

          A CPTM assumiu ao MP que entregou 24 trens da Série 7000 e 6 da Série 7500 com revisão vencida para a ViaMobilidade. A CPTM tinha contrato de manutenção e tempo para que a revisão fosse feita porém preferiu entregar 30 trens sem condições de uso para a concessionária. E foram esses trens que falharam com a concessionária. Entregar trens sucateados propositalmente para a concessionária não passou de uma tentativa débil de inviabilizar a concessão.

      2. O 7000 hoje é uma sucata, pois já andou em todas as linhas e retornou a linha 8 desgastado. Mais valia pra linha 8 ter “trens alugados” do que trens que hoje já estão em péssimo estado. Esse papo de “alto custo” não cola, só funciona pra quem acha que é acionista da empresa

  4. Considerando que faltam duas subestações de energia no trecho principal da Linha 9 (Socorro e Cidade Jardim), a decisão de concentrar inicialmente os trens entregues da Série 8900 na Linha 9 é acertada. Os novos trens são mais econômicos em relação aos atuais e permitem um uso menos intenso da rede elétrica (que trabalha no limite). As subestações Socorro e Cidade Jardim devem ser entregues até 2027.

    Quando toda a frota estiver entregue, a empresa poderá dividir a frota de forma mais equilibrada entre as duas linhas.

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