ViaMobilidade usa drone para limpeza de cúpula de vidro da estação Brooklin

Drone de mais de R$ 100 mil é utilizado para limpeza do teto transparente da Estação Brooklin

A redoma do acesso principal de Brooklin
A redoma do acesso principal de Brooklin

Entre o sábado, 16, e o domingo, 17, quem passava por fora da estação Brooklin, da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, pode notar que a cúpula de vidro estava sendo limpa. mas por um drone.

O equipamento, que custa mais de R$ 100 mil, possui um sistema completo, de oito filtros, que tiram todos os minerais da água, para que a limpeza tenha ainda mais eficiência.

Trata-se um projeto experimental onde o drone, de origem norueguesa, realiza o serviço em dois dias contra seia dias quando é feito por alpinistas. Caso seja bem sucedido, o procedimento poderá ser aplicado em outras estações.

O site esteve no local no sábado, 17, e acompanhou o início da operação.

“Temos recorrido às tecnologias mais modernas e eficientes disponíveis no mercado para otimizar a manutenção das nossas estações. Das 17 estações da Linha 5-Lilás, sete contam com estruturas complexas de vidro que requerem cuidados especiais e a Brooklin é uma delas”, explicou Fernando Nunes, gerente-executivo de Manutenção.

As estações com cúpulas de vidro em formato oval foram introduzidas pelo Metrô no projeto dos trechos novas da Linha 5. Além de Brooklin, Alto da Boa Vista, Borga Gato, Eucaliptos, Moema e AACD-Servidor têm essas coberturas.

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jose
Jose
7 meses atrás

será que uma estrutura dessa não aguenta uma pessoa com uma lavadora de alta pressão?? precisa mesmo de drone?? fazem de tudo pra tornar um serviço simples sair mais caro do que deveria

Ivo
Ivo
7 meses atrás
Responder para  Jose

Uma pessoa com uma lavadora sobre a cúpula? Sua proposta é tão simples que ignora os preceitos mais básicos de segurança no trabalho.

Pedro
Pedro
7 meses atrás
Responder para  Ivo

o trabalhador poderia ser içado por um cabo, ou então não colocasse esse tipo de cobertura

Rafael Henrique de Oliveira
Rafael Henrique de Oliveira
7 meses atrás

Isso mostra o quanto é importante que as áreas de manutenção participem do processo de projeto da infraestrutura. Esse é um exemplo clássico de descolamento do projeto com a realidade, não faz sentido ter que contratar um drone só para limpar os vidros…

Piloto de drone
Piloto de drone
7 meses atrás

É só uma mangueira amarrada num drone. 100 mil reais? kkkkkkk