O princípio de incêndio em um trem da Série 8900 na estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, não foi relacionado à uma falha de energia ou de trem, afirmou a ViaMobilidade.
De acordo com a concessionária, um cabo de aço foi encontrado próximo à rede aérea e teria sido a causa da pane, segundo uma avaliação inicial.
A empresa não cita um suposto caso de sabotagem, mas entende-se que o material não teria como entrar por acaso em contato com a infraestrutura de alimentação de energia.
A pane no sistema resultou em explosões e curtos-circuitos em um pantógrafo de um dos carros do trem que estava parado no sentido Mendes-Vila Natal. Apesar do susto, não houve feridos e o trem foi evacuado.
“De acordo com avaliação inicial após atuação da equipe técnica, a causa da falha se deu por fatores externos e não relacionados à energia ou ao trem. Um cabo de aço não pertencente ao sistema foi encontrado próximo à rede aérea onde ocorreu o problema. A empresa já iniciou apuração interna por meio do seu Comitê Permanente de Segurança (COPESE) e registrará um Boletim de Ocorrência após a conclusão do relatório”, disse a ViaMobilidade sobre o episódio de domingo.
Casos de vandalismo e falha semelhante
A falha elétrica ocorreu às 11h41 do domingo, 24, e exigiu o acionamento do serviço de ônibus PAESE entre as estações João Dias e Socorro. O serviço só foi restabelecido às 14h20, portanto, quase três horas depois.
Um incidente semelhante havia ocorrido em 14 de outubro na estação Granja Julieta, mas neste caso a ViaMobilidade não revelou sinais de vandalismo.
No ano passado, durante uma greve conjunta de metroviários e ferroviários, uma pane elétrica na Linha 9-Esmeralda parou o ramal por um longo tempo.
Na época, a concessionária abriu um boletim de ocorrência após recolher indícios de que os danos na infraestrutura haviam sido propositais – as linhas 8 e 9 não tiveram paralisações de funcionários em 3 de outubro.
Aaaaa palhaçada, td é culpa de objetos externos, se um objeto externo entrou na linha é culpa da CONCESSIONÁRIA q deixou ele entrar
sabotagem pura e simples
Mas como alguém entra na linha férrea, e supostamente coloca um cabo de aço na fiação aérea sem ser notado, e como a pessoa ou pessoas fez isso sem ter tomado no mínimo um choque, no mínimo essa situação é muito estranha.
é o famoso ” jogar pra torcida”. só ler alguns comentários aqui.
além de não ter provas, a empresa já diz q foi sabotagem e surgem até os “culpados” e a motivação.
hoje em dia, mesmo com tanta informação disponível, as pessoas acreditam mais na desinformação e nem tem mais raciocínio lógico. só ver nas eleições casa coisa que é solta e o povo acredita.
Sinceramente, se existe uma suspeita, não faz sentido algum fazer a investigação interna e só depois registrar o Boletim de Ocorrência. Isso seria direcionar a prova para a polícia e não deixá-la fazer a investigação. Depois que tudo for removido, retirado do local é que vão fazer algo? Sinceramente parece coisa para inglês ver e jogar para a torcida.
Falo isso até pegando como exemplo o que rolou quando na Marginal Pinheiros, ali na região da USP, estavam colocando aqueles vidros e o então prefeito João Dória disse que quem estava quebrando tudo eram vândalos. Tempos depois de feito o B.O. foi constatado que os vidros estavam quebrando pela vibração ocasionada pelos veículos que transitam na Marginal Pinheiros. Então é necessária una apuração interna mas uma apuração externa e isenta.
E a Polícia Civil conseguiria fazer essa apuração? Não, a Polícia Civil está sobrecarregada, sucateada pela gestão atual e foi incapaz de resolver outras ocorrências como:
– 29 de janeiro de 2004: Dormente inserido em AMV causa descarrilamento a oeste de Imperatriz Leopoldina
– 4 de janeiro de 2013: pedaço de madeira amarrado com cabo de aço é lançado da Ponte do Morumbi e destrói pantógrafo de trem na Linha 9.
-28 de abril de 2017: Lançamento de corrente e rolamentos na rede aérea entre Osasco e Presidente Altino.
– 3 de outubro de 2023 – Diversos pontos da sinalização da Linha 9 são danificados;
Em todos esses casos foi constatado o ato de vandalismo/sabotagem mas ninguém foi preso ou punido.
Na verdade esse é um procedimento comum até mesmo para as estatais, uma averiguação interna é feita para se certificar que a causa não foi devido a alguma falha interna, seja humana, seja mecânica, falta de pericia e etc, ai constatado que não houve mesmo um problema causado internamente, segue-se para a condução pericial policial, que ai identificará quando e quem foi o responsável por isso.
O único objeto externo danoso à ferrovia é a VIA MOBILIDADE.
Serio, estava tentando entender o do porque o trem novo acabou passando por isso, e claro que se for que que a ViaMobilidade informou, quem fez isso, tem que ser punido severamente, “Ain, mas isso não foi culpa de alguém foi culpa da ViaMobilidade e pipipipopopo”, sinceramente, não duvido da maldade das pessoas, principalmente aquelas que forma “afetadas” pela concessão das linhas 8-diamante e 9-esmeralda, seja ele um ex-funcionário da linha, seja ele um estadista concurseiro que estava acreditando que um dia seria funcionário da CPTM, seja também, algum militante anti-concessão, sendo sincero, sacanear os outros, prejudicando quem tem que utilizar a linha, só por causa de um pensamento totalmente distorcido e imoral, é muito baixo, é um ser sem escrúpulos, pior que a pior pessoa do mundo, um vândalo, um canalha cretino que deveria ser punido exemplarmente
Se for realmente causado de maneira proposital, que este seja punido de forma exemplar.
Mas distorcido e imoral também são essas concessões de pai para filho, negociatas entre canalhas de maior nível, um fato não anula o outro.
E que fique bem claro, repudio tais atos, caso realmente tenha sido sabotagem, mas até agora nada foi provado.
Mais uma desculpa, se uma barra de ferro faz um sistema redondo e feito com diversas normas de segurança botar um trem em chamas esse sistema tá errado, não tem como alguém ter jogado essa barra ali sem que ninguém tenha visto, e se fosse jogado de cima de alguma ponte próxima enquanto o trem passava as chances da própria rede área e o movimento do trem teria repelido a barra, essa barra ou é do pantógrafo q já estava danificado desde a saída do pátio ou da estrutura da estação que está colapsando, em ambas as ocasiões é incompetência da empresa, uma delas negligência da empresa e a outra uma fatalidade inesperada, depois de tantos assidentes n dá pra dizer q a viamobilidade é santa e vítima nessa situação toda
Por favor! nunca é culpa deles!!
Logo vão colocar a culpa em Deus!!!
chega!! São incompetentes e pronto, aceita, doe menos!!!
Quão mesquinhas podem ser as pessoas em detrimentos de uma grande quantidade de passageiros afetados só pq não gosta da empresa, já o segundo trem, ou é sabotagem ou deveriam se preocupar com a qualidade da Alston, a linha 6 terá trens fabricados por ela.
sempre o tal do cabo de aço sabotando a via mobilidade….
para quem não sabe cabo de aço faz parte do sistema da rede aérea
seria como dizer que um pneu é um objeto estranho ao carro.
se eles acham estranho um cabo de aço numa rede aérea, talvez pq não conheçam mesmo do assunto.
estranho hein.
Eu acho incrível como a maioria aqui é completamente cega pelo ódio contra empresas, onde só o estado é santo e parece q a redação do site segue real a mesma tendencia.
últimos 10 dias teve problemas em todas as linhas do estado, Metro e cptm, e com muito esforço, sai 1, 2 matérias sobre.
E quando sai, os defensores do estado não aparecem pra comentar 1 único á, e falam tudo que a posição política está destruindo o serviço.
Mas a cada problema mínimo da privada, o “povo” defensor dos trabalhadores vem atacar a empresa, falando que não houve nada e tudo problema dela, fechando os olhos para tudo que outros fazem de errado…
Meu… muito triste isso, real, a redação deveria parar de escolher lado sobre matérias e falar de todo mundo, gostando ou não