ViaMobilidade culpa ‘objeto externo’ por incêndio em trem neste domingo

Segundo concessionária, um cabo de aço que não faz parte da rede aérea teria entrado em contato com rede de eletricidade. Operação foi afetada por quase 3 horas
Imagens divulgadas pela ViaMobilidade mostram cabo de aço que teria provocado curto-circuito
Imagens divulgadas pela ViaMobilidade mostram cabo de aço que teria provocado curto-circuito

O princípio de incêndio em um trem da Série 8900 na estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, não foi relacionado à uma falha de energia ou de trem, afirmou a ViaMobilidade.

De acordo com a concessionária, um cabo de aço foi encontrado próximo à rede aérea e teria sido a causa da pane, segundo uma avaliação inicial.

A empresa não cita um suposto caso de sabotagem, mas entende-se que o material não teria como entrar por acaso em contato com a infraestrutura de alimentação de energia.

A pane no sistema resultou em explosões e curtos-circuitos em um pantógrafo de um dos carros do trem que estava parado no sentido Mendes-Vila Natal. Apesar do susto, não houve feridos e o trem foi evacuado.

Trem pega fogo na estação Santo Amaro
Trem pega fogo na estação Santo Amaro (Reprodução)

“De acordo com avaliação inicial após atuação da equipe técnica, a causa da falha se deu por fatores externos e não relacionados à energia ou ao  trem. Um cabo de aço não pertencente ao sistema foi encontrado próximo à rede aérea onde ocorreu o problema. A empresa já iniciou apuração interna por meio do seu Comitê Permanente de Segurança (COPESE) e registrará um Boletim de Ocorrência após a conclusão do relatório”, disse a ViaMobilidade sobre o episódio de domingo.

Casos de vandalismo e falha semelhante

A falha elétrica ocorreu às 11h41 do domingo, 24, e exigiu o acionamento do serviço de ônibus PAESE entre as estações João Dias e Socorro. O serviço só foi restabelecido às 14h20, portanto, quase três horas depois.

Um incidente semelhante havia ocorrido em 14 de outubro na estação Granja Julieta, mas neste caso a ViaMobilidade não revelou sinais de vandalismo.

Pane na Linha 9 em 3 de outubro de 2023
Pane na Linha 9 em 3 de outubro de 2023 (Reprodução)

No ano passado, durante uma greve conjunta de metroviários e ferroviários, uma pane elétrica na Linha 9-Esmeralda parou o ramal por um longo tempo.

Na época, a concessionária abriu um boletim de ocorrência após recolher indícios de que os danos na infraestrutura haviam sido propositais – as linhas 8 e 9 não tiveram paralisações de funcionários em 3 de outubro.

 

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16 comments
  1. Aaaaa palhaçada, td é culpa de objetos externos, se um objeto externo entrou na linha é culpa da CONCESSIONÁRIA q deixou ele entrar

  2. Mas como alguém entra na linha férrea, e supostamente coloca um cabo de aço na fiação aérea sem ser notado, e como a pessoa ou pessoas fez isso sem ter tomado no mínimo um choque, no mínimo essa situação é muito estranha.

    1. é o famoso ” jogar pra torcida”. só ler alguns comentários aqui.

      além de não ter provas, a empresa já diz q foi sabotagem e surgem até os “culpados” e a motivação.

      hoje em dia, mesmo com tanta informação disponível, as pessoas acreditam mais na desinformação e nem tem mais raciocínio lógico. só ver nas eleições casa coisa que é solta e o povo acredita.

  3. Sinceramente, se existe uma suspeita, não faz sentido algum fazer a investigação interna e só depois registrar o Boletim de Ocorrência. Isso seria direcionar a prova para a polícia e não deixá-la fazer a investigação. Depois que tudo for removido, retirado do local é que vão fazer algo? Sinceramente parece coisa para inglês ver e jogar para a torcida.

    Falo isso até pegando como exemplo o que rolou quando na Marginal Pinheiros, ali na região da USP, estavam colocando aqueles vidros e o então prefeito João Dória disse que quem estava quebrando tudo eram vândalos. Tempos depois de feito o B.O. foi constatado que os vidros estavam quebrando pela vibração ocasionada pelos veículos que transitam na Marginal Pinheiros. Então é necessária una apuração interna mas uma apuração externa e isenta.

    1. E a Polícia Civil conseguiria fazer essa apuração? Não, a Polícia Civil está sobrecarregada, sucateada pela gestão atual e foi incapaz de resolver outras ocorrências como:

      – 29 de janeiro de 2004: Dormente inserido em AMV causa descarrilamento a oeste de Imperatriz Leopoldina

      – 4 de janeiro de 2013: pedaço de madeira amarrado com cabo de aço é lançado da Ponte do Morumbi e destrói pantógrafo de trem na Linha 9.

      -28 de abril de 2017: Lançamento de corrente e rolamentos na rede aérea entre Osasco e Presidente Altino.

      – 3 de outubro de 2023 – Diversos pontos da sinalização da Linha 9 são danificados;

      Em todos esses casos foi constatado o ato de vandalismo/sabotagem mas ninguém foi preso ou punido.

    2. Na verdade esse é um procedimento comum até mesmo para as estatais, uma averiguação interna é feita para se certificar que a causa não foi devido a alguma falha interna, seja humana, seja mecânica, falta de pericia e etc, ai constatado que não houve mesmo um problema causado internamente, segue-se para a condução pericial policial, que ai identificará quando e quem foi o responsável por isso.

  4. Serio, estava tentando entender o do porque o trem novo acabou passando por isso, e claro que se for que que a ViaMobilidade informou, quem fez isso, tem que ser punido severamente, “Ain, mas isso não foi culpa de alguém foi culpa da ViaMobilidade e pipipipopopo”, sinceramente, não duvido da maldade das pessoas, principalmente aquelas que forma “afetadas” pela concessão das linhas 8-diamante e 9-esmeralda, seja ele um ex-funcionário da linha, seja ele um estadista concurseiro que estava acreditando que um dia seria funcionário da CPTM, seja também, algum militante anti-concessão, sendo sincero, sacanear os outros, prejudicando quem tem que utilizar a linha, só por causa de um pensamento totalmente distorcido e imoral, é muito baixo, é um ser sem escrúpulos, pior que a pior pessoa do mundo, um vândalo, um canalha cretino que deveria ser punido exemplarmente

    1. Se for realmente causado de maneira proposital, que este seja punido de forma exemplar.
      Mas distorcido e imoral também são essas concessões de pai para filho, negociatas entre canalhas de maior nível, um fato não anula o outro.

      E que fique bem claro, repudio tais atos, caso realmente tenha sido sabotagem, mas até agora nada foi provado.

  5. Mais uma desculpa, se uma barra de ferro faz um sistema redondo e feito com diversas normas de segurança botar um trem em chamas esse sistema tá errado, não tem como alguém ter jogado essa barra ali sem que ninguém tenha visto, e se fosse jogado de cima de alguma ponte próxima enquanto o trem passava as chances da própria rede área e o movimento do trem teria repelido a barra, essa barra ou é do pantógrafo q já estava danificado desde a saída do pátio ou da estrutura da estação que está colapsando, em ambas as ocasiões é incompetência da empresa, uma delas negligência da empresa e a outra uma fatalidade inesperada, depois de tantos assidentes n dá pra dizer q a viamobilidade é santa e vítima nessa situação toda

  6. Por favor! nunca é culpa deles!!
    Logo vão colocar a culpa em Deus!!!
    chega!! São incompetentes e pronto, aceita, doe menos!!!

  7. Quão mesquinhas podem ser as pessoas em detrimentos de uma grande quantidade de passageiros afetados só pq não gosta da empresa, já o segundo trem, ou é sabotagem ou deveriam se preocupar com a qualidade da Alston, a linha 6 terá trens fabricados por ela.

  8. sempre o tal do cabo de aço sabotando a via mobilidade….

    para quem não sabe cabo de aço faz parte do sistema da rede aérea

    seria como dizer que um pneu é um objeto estranho ao carro.

    se eles acham estranho um cabo de aço numa rede aérea, talvez pq não conheçam mesmo do assunto.

  9. Eu acho incrível como a maioria aqui é completamente cega pelo ódio contra empresas, onde só o estado é santo e parece q a redação do site segue real a mesma tendencia.
    últimos 10 dias teve problemas em todas as linhas do estado, Metro e cptm, e com muito esforço, sai 1, 2 matérias sobre.
    E quando sai, os defensores do estado não aparecem pra comentar 1 único á, e falam tudo que a posição política está destruindo o serviço.
    Mas a cada problema mínimo da privada, o “povo” defensor dos trabalhadores vem atacar a empresa, falando que não houve nada e tudo problema dela, fechando os olhos para tudo que outros fazem de errado…

    Meu… muito triste isso, real, a redação deveria parar de escolher lado sobre matérias e falar de todo mundo, gostando ou não

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