ViaMobilidade vai indenizar estado em R$ 150 milhões por falhas nas linhas 8 e 9

Concessionária assinou acordo com o Ministério Público nesta segunda-feira em que promete investir em melhorias nos ramais e no entorno da operação
Composição da ViaMobilidade chegando em Grajaú (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que pertenciam à CPTM, anunciou um acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo para encerrar as discussões sobre os problemas que afetam os dois ramais desde o começo do ano passado.

Pelo acordo, que teve a anuência do governo, a empresa indenizará o estado com um valor de R$ 150 milhões, dos quais R$ 147 milhões serão revertidos ao patrimônio público e R$ 3 milhões serão depositados no Fundo de Interesses Difusos, explicou.

O documento foi assinado nesta segunda-feira (14) pela ViaMobilidade e as promotorias do Patrimônio Público e Social e do Consumidor.

Ainda segundo a ViaMobilidade, cerca de R$ 50 milhões serão destinados à edificação de escolas ou centros educacionais nos municípios que são atendidos pelas duas linhas como São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi e Jandira.

Já os R$ 97 milhões restantes para investimento serão direcionados à aprimorar a infraestrutura das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e se somam aos valores previstos em contrato.

Ginásio próximo à estação Grajaú

O plano proposto pela concessionária envolve cinco projetos principais:

1) Ampliação do mezanino e interligação das plataformas da Estação Barra Funda, da Linha 8-Diamante (incluindo a instalação de 3 novas escadas rolantes e o retrofit de outras 4 já instaladas), para proporcionar melhor fluxo de passageiros e mais conforto e agilidade nos embarques, desembarques e integrações, além de reduzir o risco de superlotação das plataformas;

2) Instalação de estrutura de interligação das plataformas da Estação Presidente Altino, para distribuir melhor a ocupação e o fluxo de passageiros, especialmente na integração entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, trazendo mais segurança e conforto;

3) Ampliação da quantidade de bloqueios de acesso à Estação Autódromo-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda, e da sua cobertura externa, a fim de reduzir filas e aumentar o conforto dos passageiros que ingressam no sistema;

4) Requalificação da Estação Antônio João, da Linha 8-Diamante, contemplando a instalação de 4 escadas rolantes, 4 elevadores, novo mezanino – o que trará maior segurança na travessia da via férrea para acesso às plataformas opostas –, cobertura em toda área útil das plataformas de embarque e desembarque, piso de granito, novos sanitários públicos, bicicletário e paraciclo;

5) Implantação de sistema que permitirá ao passageiro das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda acessar informações sobre o próximo trem, por meio da leitura com smartphones de QRCodes exibidos nas Estações.

Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Além disso, o saldo será usado paar desapropriações das áreas necessárias à requalificação da estação Antônio João (Linha 8) e também para a construção de um centro esportivo próximo da estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda.

Controlada pelo Grupo CCR, a ViaMobilidade assumiu a operação dos dois ramais de trens metropolitanos em janeiro de 2022 com prazo de 30 anos de duração.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. caraca hein, nem o Estado investe tanto assim hahahaha
    porque nunca tem essas cobranças quando a CPTM ou o Metrô falha?

    1. Não investe aonde?? ta viajando? da uma pesquisa todos os investimentos q o Metrô e a CPTM ja fizeram

    2. Porque CPTM e Metrô são estatais e não têm fins lucrativos, e não assinaram um contrato de concessão prevendo diversas ações que não estão sendo cumpridas, como acontece com a ViaMobilidade. E outra, CPTM e Metrô falham muito menos do que a ViaMobilidade 8/9, então a incompetência da concessionária está sempre em evidência.

    3. Não investe? Você anda de trem? Vá dar uma volta de trem para ver o quanto a CPTM já modernizou e vem modernizando o sistema nos últimos anos. Inclusive entregou de bandeja muita coisa novinha em folha para a Via Calamidade nas linhas 8 e 9.

  2. a CCR já solicitou reequilibrio economico financeiro ao estado. vai dar com uma mão e tirar com a outra.

  3. Historinha pra boi dormir. Enquanto isso a operação continua um desastre, comandada por uma empresa amadora que não sabe nem o que está fazendo ali. Os atrasos em pleno horário de pico são vergonhosos. Ela vai continuar nesse festival promessas até onde puder empurrar com a barriga

Comments are closed.

Previous Post
ViaMobilidade poderia operar trens de carga (Jean Carlos)

ViaMobilidade estuda operar trens de carga nas proximas décadas

Next Post
Trilhos e sucata de ferro são destaques no leilão (Jean Carlos)

CPTM abre segundo leilão de inservíveis de 2023

Related Posts