Confira imagens do descarrilamento de trem da Série 8500 na Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade

Incidente ocorreu no sábado (01) no Pátio Ceasa. Concessionária afirmou que incidente afetou o último vagão durante manobra sem passageiros
Composição da Série 8500 descarrilada no Pátio Ceasa (Jean Carlos)
Composição da Série 8500 descarrilada no Pátio Ceasa (Jean Carlos)

No último sábado (01) foi registrada um novo descarrilamento na Linha 9-Esmeralda operada pela ViaMobilidade. O fato ocorreu dentro do pátio Ceasa e portanto não gerou impacto já que o trem estava fora de serviço.

O trem em questão era da Série 8500, um dos modelos cedidos temporariamente da CPTM para a ViaMobilidade e que também é um dos mais novos em operação.

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O site esteve na estação e conseguiu registrar com exclusividade imagens do incidente.

A composição estava, aparentemente, sendo estacionada em uma das vias do pátio. O último carro da composição, porém, acabou descarrilando e, segundo as imagens, parece ter atingido a via ao lado.

O trem em questão não estava próximo das vias operacionais, ou seja, não havia risco para a segurança dos passageiros ou interferências como velocidade reduzida na região.

O site chegou também a registrar a chegada das equipes de manutenção da ViaMobilidade que constataram o descarrilamento no pátio. A concessionária possui equipamentos especiais para realizar o encarrilamento do trem.

Nas últimas semanas foram registrados descarrilamentos na CPTM, também em área de pátio, e na Linha 5-Lilás (também operada pela ViaMobilidade), em vias operacionais. Em ambos os casos não houve vítimas.

Buscamos o posicionamento da ViaMobilidade sobre o ocorrido e recebemos a seguinte nota:

“Neste sábado, durante manobra no Pátio Ceasa, o último carro de um trem descarrilou. A composição não estava em operação, portanto, sem passageiros e o incidente não impactou na operação dos trens, que segue normal. Equipes da ViaMobilidade já estão apurando a causa da ocorrência.”

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10 comments
  1. Quando esta linha estava sob a responsabilidade da CPTM não me lembro que houve um acidente como este.

    1. A linha já era problemática só que era financiado com dinheiro público porque CPTM é estatal.

      1. Podia ter seus problemas mas não eram tão graves quanto os que vem ocorrendo e não tão frequentes assim. Andei na Linha 9 por muitos anos e voltei a utilizá-la recentemente e é nítido que o serviço DECAIU.

        1. vamos refrescar a memória então, vou citar só o acidente de barueri , aonde o mesmo teve vítimas… lembra ? se não lembra da um Google

          1. Vou citar as 157 falhas e os 6 descarrilamentos q teve no ano de 2022, lembra? se não lembra da um google

      2. Continua sendo financiada com dinheiro público, só ver os subsídios q a VM recebe do governo

  2. E
    stes equipamentos especiais fazendo parte do investimento ou são aqueles que a CPTM ainda disponibiliza para a via calamidade continuar enganando a população ou os cegos que não querem enxergar o futuro que infelizmente será trágico para os passageiros de São Paulo que perderam seu patrimônio e continuaram pagando caríssimo para a CCR, pelo o amor de Deus… MP entre em ação para o bem dos paulistanos, retome as linhas 8e9 , antes da tragédia anunciada ocorra.

  3. a velha herança maldita das estatais
    o din din esta entrando e esta indo para outras vias tambem nao deixarem transparecer o espetaculo de atraso tecnico que é a cptm
    e que podia nao ser…ha corpo de pessoal e medidas simples que evitariam tudo isso

    mas so com a grana privada entrando e novos conhecimentos fica evidenciado a diferenca da operacao antiga para o que é hoje.

    era tudo um lixo !

    mas entrando grana a coisa vai melhorando a passos de tartaruga mas vai

  4. Notícia sobre a ViaCalamidade é só isso. Enquanto da CPTM a gente lê sobre os avanços como manutenções de trens e implementação de wifi em estações, nessa é só descarrilamento, sujeira, mato, trens falhando, porta de cabine aberta, etc.
    Mas privatiza que melhora.

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