Destaques Linha 4

ViaQuatro desenvolve simulador de condução dos trens da Linha Amarela

Equipamento permitirá que funcionários treinem a operação manual em qualquer horário do dia
Simulador de trem da ViaQuatro
Simulador de trem da ViaQuatro
Simulador de trem da ViaQuatro
Simulador de trem da ViaQuatro

A ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4 – Amarela, recebeu nas últimas semanas um simulador de treinamento para operação dos seus trens da Rotem. A novidade é que o equipamento é usado apenas para treinar as equipes em caso de necessidade de operação manual – a linha é automatizada e sem condutor, o chamado ‘driverless’.

Apesar disso, sempre é necessário que os funcionários conheçam o funcionamento dos trens em casos de panes e possam conduzi-los de forma manual. Para isso, é preciso abrir o painel de comando instalado na lateral esquerda do vagão dianteiro. É justamente essa a função do simulador, desenvolvido pela empresa Lander e que é o primeiro no mundo feito para um sistema desse tipo.

Para permitir que o projeto virasse realidade, as duas empresas gravaram as viagens nos túneis e renderizaram todos os detalhes da Linha 4-Amarela. Em seguida, foi necessário criar todas as possíveis ocorrências e as ações de resposta. O simulador reproduz o primeiro carro do trem, com o console de onde é feita a operação manual e de uma mesa de avaliação onde os instrutores acompanham o treinamento e criam situações de teste.

A ViaQuatro possui ainda uma versão online para autotreinamento além de uma unidade móvel portátil presente nas sete estações da Linha 4-Amarela.

Mesa de operação do simulador de trem da ViaQuatro
Mesa de operação do simulador de trem da ViaQuatro
Leia no Lulica
O que esperar ao mudar-se para a “terra da rainha” 26/8/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment

Airway