Destaques Linha 18

Governo Temer vai rever financiamento negado à Linha 18 Bronze

Autorização para empréstimo que pagará desapropriações foi recusada pelo Cofiex durante o governo Dilma
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Projeto de estação da Linha 18 – Bronze

Como imaginado, o governo Temer se comprometeu a rever a negativa do Cofiex, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, que proibiu o governo do estado de São Paulo de contrair um financiamento de US$ 182,7 milhões com bancos no exterior. O valor será usado para pagar as desapropriações necessárias para início das obras da Linha 18 – Bronze, um monotrilho que ligará o ABC Paulista à Linha 2 do Metrô.

O pedido de empréstimo do governo paulista foi a saída encontrada para suprir a lacuna deixada pelo governo federal, que havia se comprometido a participar do projeto com investimento a fundo perdido. Mas o governo Dilma, depois de demorar mais do que o previsto para analisar o pedido, acabou por negá-lo, alegando incapacidade da gestão Alckmin de se endividar mais.

A Linha 18 é a segunda PPP plena de Metrô do país e foi vencida pelo consórcio ABC Maior em 2014. Desde então, a obra segue sem ordem de serviço – o consórcio diz adiantar os projetos executivos para ganhar tempo. Agora, com o pedido feito pelo deputado estadual Orlando Morando durante encontro com o presidente interino Michel Temer e o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o governo federal irá reavaliar a situação em breve.

A expectativa é que haja liberação para o financiamento já que a obra deve gerar empregos e investimentos de mais de R$ 4 bilhões, um dos compromissos do novo governo, de retomar o crescimento da economia.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

Click here to post a comment
  • As Linhas de Metrô Com Operação em Monotrilho, no Caso: 15 Prata Vai Ligar a Vila Prudente, os Patrimônios do Sapopemba, no Caso São Mateus e Guaianazes, no Caso a Cidade Tiradentes, o Lado de São Miguel Com Itaquera, o Tatuapé e a Vila Maria. 17 Ouro o Jaguaré, o Lado do Morumbi Com o Campo Limpo, Santo Amaro, o Jabaquara e o Ipiranga. & 18 Bronze a Capital Paulista, Mais Precisamente as Zonas: Sul & Leste, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Airway