O iTechdrones, canal parceiro do site, postou um novo vídeo que mostra as obras da Linha 17-Ouro, de monotrilho, em toda a sua extensão.
O trajeto foi feito com o sobrevoo do drone pelo pátio, extensões operacionais e sete das oito estações.
Apenas a estação Congonhas é mostrada à distância em virtude de restrições do espaço aéreo nas imediações do aeroporto.
Trata-se de um dos maiores vídeos em duração já realizados pelo canal, com aproximadamente 17 minutos e que mostra detalhes e ângulos inéditos.

O vídeo começa próximo à estação Aeroporto Congonhas e percorre as vias na Avenida Washington Luis, ainda sem sinais de retomada de trabalhos.
Após esse trecho, o drone mostra a futura ligação da extensão do aeroporto e a via principal, seguindo para o pátio Água Espraiada, onde já há muitas vigas-guia içadas e vários aparelhos de mudança de via em implantação.
Área de testes dinâmicos
No sentido da Marginal Pinheiros, o vídeo mostra estação Brooklin Paulista, que começa a receber sua cobertura finalmente.
Na estação Vereador José Diniz, o destaque são as portas de plataforma instaladas.
Nota-se que a via no sentido Aeroporto e pátio está com a parte superior mais limpa e já com boa parte da instalação do 3º e 4º trilhos até perto de Campo Belo.
É nesse trecho que serão feitos os testes dinâmicos com o trem da BYD SkyRail.
Guarda-corpos
Campo Belo é sobrevoada com sua nova passarela de dois andares e também mostra trabalhos de acabamento no acesso para a Linha 5-Lilás.
Em seguida vem a estação Vila Cordeiro que já exibe um painel amarelo na lateral, que deve quebrar um pouco da monotonia do cinza da linha.
A estação Chucri Zaidan também aparece bem adiantada e nessa região se notam os guarda-corpos instalados nas passarelas de emergência.
Após alinhar o drone com o Rio Pinheiros, o vídeo registra belas paisagens dos edifícios quer margeiam o local e a imponente estação Morumbi, além da área de manobras no sentido da Chácara Santo Antonio.
Prazo apertado para testes em janeiro
No final, uma surpresa: o canal foi até a Avenida Bandeirantes gravar imagens da subestação de energia da Linha 17, ao lado do mesmo equipamento da Linha 5.
O panorama da obra traz alívio por finalmente notar-se avanços semanais, porém, a quantidade de track-switches ainda por serem montados faz pensar que os testes dinâmicos talvez não ocorram em janeiro, como previsto.
A impressão é que o trem SkyRail não terá condições de chegar à região de testes tão cedo.
Construída pelo Metrô, a Linha 17-Ouro será operada pela ViaMobilidade e deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2026.
